Home / Plantas / Benefícios e Malefícios da Maçã: Pontos Fortes e Fracos

Benefícios e Malefícios da Maçã: Pontos Fortes e Fracos

Você, com toda certeza, conhece a maçã. Ela é uma das frutas mais populares, não só aqui no Brasil, mas no mundo! Além de ser saborosa, há a possibilidade de consumi-la de inúmeras formas: crua, assada, caramelizada ou levando mais doçura em uma sobremesa. Seja lá como você utilizar, ela sempre trará o seu sabor inconfundível.

Mas, você já parou para pensar se ela é realmente boa para a saúde? Encontramos diversas espécies dessa fruta nas feiras e supermercados, mas, será que vale a pena compra-la é comê-la regularmente? Existe algum prejuízo para o nosso corpo? E quais são suas propriedades benéficas?

Pode ser que você tenha dúvidas sobre isso, entretanto, estamos aqui para te ajudar. A maçã possui ótimos nutrientes e auxilia muito o corpo no combate a toxinas, porém, caso tenha um exagero em seu consumo, ela pode dar danos à saúde. Continue a leitura e veja todas as vantagens e desvantagens de consumir a maçã!

Quais são os Pontos Positivos?

Primeiramente, devemos apresentar o seu lado bom. Sem sombra de dúvida, ela é ótima para o nosso organismo. E, para quem é mais velho, provavelmente já ouviu o ditado popular: “comer uma maçã por dia mantém o médico afastado”. Será que esse dito que corre através das bocas é real?

É bem difícil dar uma certeza. Mas, o que podemos afirmar é que, sim, ela é ótima para o corpo!

Seus nutrientes são extensos, começando por uma grande quantidade de vitaminas B, C e E. Além disso, é uma ótima fonte de fibras. Você tem problemas com prisão de ventre? As fibras da fruta podem te auxiliar com esse problema. E, como se já não bastasse, ela é uma ajudadora na prevenção de doenças. Leia mais sobre isso!

Combate o Diabetes

Vinagre de Maçã Como Um Tratamento a Diabetes
Vinagre de Maçã Como Um Tratamento a Diabetes

A maçã possui uma fibra específica, chamada pectina. Ela é uma fonte natural de combate à glicemia. Por este motivo, é recomendado que um diabético consuma duas frutas pequenas, todos os dias. Assim, a dose necessária dessa fibra será suficiente para controlar a doença.

Diminui as Crises Respiratórias

Crises Respiratórias
Crises Respiratórias

Podemos ir mais além: Ela não só diminui, mas colabora com a melhora de problemas respiratórios! Com uma maçã por dia, os seus pulmões são fortalecidos de uma maneira muito grande. E, se você se acostumar com o hábito de consumir pelo menos 5 delas na semana, você notará que problemas como a asma será bem menos recorrente.

Ótima Para a Voz

Maçã - Boa Para a Voz
Maçã – Boa Para a Voz

Os cantores já conhecem esse truque há muito tempo: Comer maçã diariamente para que a voz fique mais firme. Já notou que, algumas vezes, nossas cordas vocais parecem “abafadas”? Então, essa fruta pode reduzir — ou até extinguir — esse problema. A maçã possui uma propriedade adstringente, que ajuda a garganta e todas as cordas vocais.

Evita Que as Cáries Apareçam

Mordendo Maçã
Mordendo Maçã

Essa dica vale principalmente para as crianças: A maçã pode matar mais de 80% dos germes bucais. Ela fortalece a gengiva e todos os dentes. Ótimo para aqueles que consomem doces demais! Que tal trocar as suas balas por uma bela fruta vermelha e suculenta?

Quais são os Pontos Negativos?

Pode ser que até aqui você tenha gostado das informações, porém, nem tudo são flores. A maçã também traz efeitos colaterais. Veja alguns deles abaixo:

Ganho de Peso

Ela é saudável, mas, o exagero em seu consumo pode levar a pessoa a engordar. Isso porque ela possui uma quantidade relativamente grande de carboidratos e açúcares. Cada uma possui, em média, 90 calorias. Quando consumida em excesso, pode fazer com que você ganhe até meio quilo na semana só por causa dela!

Reações Alérgicas

Outro fator que pode ser irritante é a alergia que ela pode produzir no organismo. Caso você já notou que o seu corpo não reage bem aos morangos, damascos, pêssegos, ameixas e amêndoas, pode ser que você também possua alergia desta fruta. Tome cuidado, pois esse efeito colateral pode ser fatal!

Crise Alérgica
Crise Alérgica

Outros efeitos colaterais ainda podem aparecer quando o vinagre de maçã é consumido em excesso. Ele é um ótimo agente para destruir os fungos e bactérias — ótimo para eliminar o mau cheiro dos pés e das axilas e destruir as caspas — porém, quando há uma abundância em seu uso, ele causa vários problemas, como:

Ressecamento da Pele

Vinagre da Maçã
Vinagre da Maçã

Sua pele pode ser altamente prejudicada quando o vinagre de maçã é utilizado com muita frequência. Caso você venha aplicá-lo diretamente na pele, faça por pouco tempo. Caso seja necessário utilizá-lo por um período maior, o ideal é misturar com água, para que seu corpo não sofra nenhum dano.

Enfraquecimento dos Ossos

Raio-X de Ossos Enfraquecidos
Raio-X de Ossos Enfraquecidos

Com o uso contínuo, o vinagre de maçã pode fazer com que o potássio não seja absorvido pelos ossos. Com isso, a doença que ataca principalmente os mais velhos, a osteoporose, aparece. Pessoas que sabem que possui esta doença ou ainda alguém que tome com regularidade suplementos de potássio devem evitar. Caso seja muito necessário, utilize moderadamente.

Corrói o Esmalte dos Dentes

Maçã nos Dentes
Maçã nos Dentes

Mas, como assim? A maçã não combate as cáries? Por qual motivo o vinagre deteriora o esmalte dos dentes?

Pode parecer contraditório, mas não é. A fruta, quando consumida crua, é excelente! Porém, o vinagre feito dela, é um pouco mais complicado. O vinagre de maçã causa a destruição do esmalte dental, quando tem contato frequente com o mesmo. Por este motivo, evite usá-lo por conta própria.

O uso em saladas não tem problema nenhum. Só há riscos quando ele é usado diretamente na boca, destruindo uma das camadas mais sensíveis do dente.

E aí? O que achou dessas dicas? Você esperava que as maçãs fossem tão importantes para a saúde? Imaginava que suas propriedades pudessem combater tantas enfermidades?

E seus malefícios? Você já conhecia algum? Imaginava que, tanto ela quanto o vinagre da própria, possuía desvantagens para o organismo?

Faça o possível para adaptar sua alimentação com todas as informações que você conquistou hoje!

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *