Home / Plantas / Benefícios da Mandioca para os Cabelos

Benefícios da Mandioca para os Cabelos

Já foi comprovado cientificamente que todas as partes da mandioca, a saber, tubo, raiz e folhas são benéficos à saúde. No entanto, vamos hoje nos ater aos benefícios da mandioca para os cabelos.

Um famoso antropólogo inglês pontuou uma vez que: “cabelos trazem emoções fortes ao serem cortados, alterados, trabalhados”. Portando, é correto afirmar que cabelos possuem força e provocam sentimentos nas pessoas, pois é uma parte do corpo que mobiliza emoções.

Não conheço mulher que não ligue para os seus cabelos e não existe nada de irracional nisso, afinal, trata-se da moldura do rosto.

É incrível ver tantos produtos à disposição dos consumidores quando se trata de cosmetologia, principalmente quando relacionada aos cabelos.

Afinal, Quais são os Benefícios da Mandioca para os Cabelos?

Vamos voltar á origem do artigo e da sua proposta, o que a mandioca pode fazer pelos cabelos.

Todas as partes da mandioca são ricas em gorduras, carboidratos, calorias, ferro, vitaminas C e D e proteínas, além de amido. Todos esses componentes são essenciais à saúde do corpo, mente, pele, pelos e cabelos.

A mandioca, no que diz respeito aos cabelos, além de ajudá-los no crescimento, auxilia na hidratação, repara os danos e controla a sua queda também.

Para cada caso deixaremos receitas caseiras e baratas para você cuidar dos seus cabelos em casa sem gastar muito.

Hidratação

Kit Hidratação Para Cabelos de Mandioca
Kit Hidratação Para Cabelos de Mandioca

Preparo da mandioca para hidratar os cabelos

A mandioca contém os minerais, vitaminas e extratos nutritivos que repõem a massa capilar.

No liquidificador coloque para bater:

1 pedaço de mandioca cozida

1 tampa de bepantol líquido

1 colher de sopa de máscara capilar  (pode usar uma com a qual você esteja acostumada)

1/3 de copo de água.

Aplique a mistura nos cabelos úmidos e separados mecha por mecha e deixe agir por 30 minutos.

Reparação de Danos

Preparo da mandioca para a reparação de danos

Para reparar os danos usa-se o extrato da raiz. As empresas de cosméticos têm investido muito em pesquisas para descobrir o que mais a mandioca pode proporcionar em termos de beleza.

Para reparar danos e até mesmo curar alguma lesão leve ou uma dermatite no couro cabeludo, existe uma receita caseira bem fácil, prática e barata. Vamos a ela e seu preparo. No liquidificador bata

1 colher de sopa de farinha de mandioca

2 copos de água

Você pode estranhar a aparência espumante da mistura, mas não se assuste, a mandioca possui uma substância chamada saponina que ao ser misturada com água fica parecendo espuma ou mesmo detergente. O xampu caseiro não fica muito espesso, a aparência é de xampu diluído em água.

O seu tempo de validade é de 1 semana, por isso é bom prepará-lo uns dois dias antes de levar os cabelos.

Para finalizar, use o condicionador de sua preferência ou um que seja preparado com mandioca. Existem inúmeras marcas que fabricam a linha toda de mandioca para todos os tipos de cabelos.

Auxílio no Crescimento dos Cabelos

A mandioca é uma fonte natural para o crescimento dos fios. 

Prepare uma massa com as raízes e as folhas da mandioca e aplique diretamente nos fios, se separá-los em mechas o resultado fica ainda melhor, pois nenhuma parte ficará sem receber o tratamento.

Essa pasta deve ser usada duas vezes por semana, portanto prepare a mistura para o dia em que pretende usá-la, ou seja, não guarde a sobra.

Redução da Queda

A queda de fios ou de mechas de cabelos sinaliza problema no mínimo, de que a saúde capilar não está bem. É claro que quando isso acontece, é necessário buscar ajuda com um especialista, no caso um dermatologista. Enquanto você aguarda o dia da consulta, pode aproveitar e tentar uma receita caseira a partir da mandioca para ajudar no combate a queda. Afinal, a mandioca é ótima para nutrir os cabelos.

Vamos ao modo de preparo do xampu para fortalecimento dos fios:

1 colher de sopa bem cheia de farinha de mandioca

2 copos de água e algumas gotas de óleo essencial. (o óleo essencial pode ser qualquer um que você goste do cheiro, mas particularmente, o óleo de coco faz maravilhas pelos cabelos, mas use apenas algumas gotas)

No liquidificador bata todos os ingredientes e coloque o conteúdo num frasco de plástico que contenha tampa.

Considerações finais

Hoje, aprendemos um pouco sobre os cuidados que os cabelos requerem de uma maneira in natura. Assim como a mandioca trata os cabelos, ela possui nutrientes para uma porção de problemas. Se por um lado ela pode trazer resultados para um determinado problema, ela pode ser usada também como uma forma preventiva.

O mesmo acontece com qualquer coisa existente na natureza.

 

Observação importante: Todos os problemas de saúde devem ser tratados por um profissional da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas, psiquiatras). Por menor que seja o problema procure sempre por orientação profissional.

 

O nosso compromisso é com a informação correta para a sociedade.

 

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *