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Batata Inglesa, Carboidrato Simples ou Complexo?

A batata inglesa, apesar de ser bem desprezada por aqueles que fazem academia ou até mesmo seguem uma dieta rígida, pode apresentar os mesmos benefícios da Batata Doce, porém com algumas singularidades. Como por exemplo, a diferença da composição de seus carboidratos. Você sabe a diferença entre carboidratos simples e complexos? No artigo de hoje você vai descobrir a diferença entre essas duas classes, e ainda por cima descobrir o porquê que a batata inglesa não deve ser desprezada se você estiver seguindo uma dieta.

Composição dos Carboidratos

Os carboidratos, popularmente conhecido como açúcares, tem como a principal função em nosso corpo, dar energia. Quando o ingerimos, o fígado o quebra em duas artes, glicose e glicogênio, sendo esse mesmo armazenado no fígado e a glicose armazenada nas fibras musculares, onde nos da energia para usarmos os músculos, porém, muita glicose armazenada, pode ser transformada em gordura e guardada em nossas células adiposas. Esse é o principal motivo que gera dúvida entre as pessoas que querem cortar o carboidrato. Mas já adianto, que sem eles o nosso corpo não funcionaria, então é melhor comer carboidratos de qualidade, do que corta-los de vez. Se você não sabe quais são esses, continue lendo.

Fora a divisão entre glicose e glicogênio, a molécula dos carboidratos pode ser divida entre monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, você com certeza já deve ter ouvido esses nomes estranhos na sua escola, mas não vou sujeitar você a ler a diferença entre essas moléculas. Tudo o que você precisa saber que é que sucessivamente, as essas moléculas possuem mais moléculas de açúcar do que sua antecessora. Sendo monossacarídeos as mais simples e polissacarídeos as mais complexas.

Carboidratos Complexos

Batata Inglesa
Batata Inglesa

Os carboidratos complexos (polissacarídeos), devem ser os principais carboidratos presentes na dieta de diabéticos, atletas e daqueles que buscam seguir um regime, pois como o nosso organismo demora mais para digeridos, justamente por eles serem complexos, não sobrecarrega as suas fibras musculares com glicose, fazendo você ganhar energia conforme você a gasta.  Você já deve ter imaginado o que acontece se seu corpo fica carregado de glicose não é? Sim, você engorda, por isso a preferencia deve ser dada aos carboidratos de qualidade, assim como os complexos.

Exemplo de alimentos que podem ser considerados carboidratos complexos, estão a aveia, o pão integral, a batata doce ou qualquer outra massa integral.

Carboidratos Simples

Diferente dos carboidratos compostos, os carboidratos simples (monossacarídeos), não são indicados pelos nutricionistas na sua dieta, pois como são de fácil absorção pelo nosso corpo, é armazenada glicose além do limite nas nossas fibras musculares, onde engordamos de fato.

Porém, os carboidratos simples não são totalmente descartáveis, afinal, uma dieta depende da sua consistência. Muitas pessoas acabam desistindo da dieta em menos de uma semana, pois não tem variedade em suas refeições, variedade essa que poderia ser dada ao ingerir alimentos de carboidratos simples .

Exemplos de alimentos que podem ser considerados carboidratos simples, estão o mel, o açúcar, a batata inglesa, o pão francês ou qualquer outro tipo de massa que NÃO seja a integral.

Mas agora que você já entendeu a diferença entre os dois tipos de carboidratos e que você descobriu que a batata doce é um carboidrato simples, vou te explicar o porquê não devemos excluir ela de nossa dieta, e sim, incluir muitas vezes no lugar da batata doce, tão idolatrada pelo o público Fit.

Batata Doce x Batata Inglesa

Como citado a cima, a batata doce é um carboidrato complexo de preferência universal por aqueles que praticam atividades físicas, devido ao seu valor nutricional e a sua grande fonte de energia.

Já a batata inglesa é totalmente evitada e desprezada por esse público, justamente por se tratar de um carboidrato simples, e que pode os engordar, coisa que jamais deve passar pela cabeça dessas pessoas.

Quando perguntamos o porquê da preferencia pela batata doce, podem te explicar e falar que é pelo seu baixo indice glicêmico, onde em 150g, possui um índice de 44. O que eles não sabem é que a mesma quantidade de batata inglesa, possui um índice glicêmico de 54. Número esse que não fará diferença alguma nem a curto, nem a longo prazo.

Podemos destacar também, que a batata doce, se ingerida em qualquer outra ocasião se não antes do treino, pode engordar do mesmo jeito. Em contrapartida, a batata inglesa, se ingerida antes do treino, pode ser aproveitada de sua energia de mesmo patamar do que a batata doce, pois fará a digestão enquanto você estiver treinando, fazendo assim, efeitos semelhantes.

Benefícios da Batata Inglesa

Apesar de ser pouco popular no mundo das dietas, um regime aonde a batata inglesa se intercala com a doce, pode trazer benefícios como a diversidade em suas refeições, como motivar você a nunca abandonar aquela dieta.

Fora os benefícios citados a cima, a batata inglesa é rica em vitaminas do complexo B, e uma fonte de vitamina C. Vitamina essa responsável por eliminar os radicais livres de nossos corpos, retardar o envelhecimento e promover a manutenção do colágeno em nossa pele, onde evita o aparecimento de rugas e manchas escuras. A batata inglesa é incrível, mas só se você não a comer frita, afinal, toda a fritura não é muito legal para o nosso organismo, mesmo a batata sendo tão incrível assim.

Apesar de muito desprezada e pouco popular, os benefícios em incluir a batata inglesa na sua dieta são incalculáveis. Diga adeus para aquelas dietas monótonas aonde você come batata doce cozida todos os dias. Agora que você aprendeu que a batata inglesa e a doce são equivalente, você vai ter uma dieta muito mais feliz e duradoura. Tudo o que você precisa fazer é ir correndo no seu nutricionista e pedir para ele incluir esse alimento incrível na sua dieta. Você só tem a ganhar com isso.

 

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