Home / Plantas / Bananas Tipo

Bananas Tipo

A banana. Talvez não haja no mundo um fruto com mais representatividade que ela. Referências e simbolismos com a banana são comuns no mundo todo. A banana já figurou em músicas e poemas. A música ‘Yes! We Have No Bananas’ feita na década de 20 ainda é cantada e regravada até hoje, e talvez seja a partitura mais vendida de toda a história americana. Há crenças populares ou mesmo religiões orientais como o hinduísmo em que a banana representa um papel proeminente. A banana figura frequentemente em histórias, em desenhos, caricaturas, animações e até em filmes. Uma pessoa que está escorregando em uma casca de banana tem sido uma cena de comédia física por gerações. Associar banana a gestos ou palavras chulas é recorrente em vários lugares  pelo mundo. Um banana na China refere-se a algum nativo chinês muito influenciado pela cultura ocidental. Um banana no Brasil refere-se a um indivíduo desprovido de coragem, determinação, atitude. Jogar bananas em pessoas da raça negra é um símbolo de repúdio, ódio ou preconceito fazendo alusão a macacos. Enfim, nem tudo o que se faz ou se fala usando a banana faz jus a uma fruta tão apreciável.

Conhecendo a Banana

A banana é o bago, ou fruta comestível de grandes plantas herbáceas com flores do gênero musa. Basicamente, dividi-se a banana hoje dois tipos: aquela que serve para cozimento e aquela tipicamente fruta de sobremesa. A banana varia em tamanho, cor e firmeza, mas no geral é uma fruta alongada e curva, com conteúdo macio e rico em amido coberto com uma casca que pode ter a coloração verde, amarela, vermelha, roxa ou marrom. As frutas crescem em cachos no topo do pseudocaule e em geral não tem sementes.

A banana é proveniente de duas espécies selvagens de bananeiras, a musa acuminata e a musa balbisiana. A espécie é nativa da Indomalaya tropical e da Austrália. Hoje são cultivadas em mais de 130 países principalmente devido aos seus frutos de sobremesa ou cozimento mas também em menor grau para a utilização de sua fibra, para a fabricação de vinho de banana, ou cerveja de banana e como plantas ornamentais. A China e a Índia juntos são os maiores produtores de banana moderna, responsáveis por um terço da produção mundial.

Identificando as Espécies

Cinco Tipos de Banana
Cinco Tipos de Banana

Banana vem do gênero musa, que pertence a família musaceae. Cerca de 70 espécies são reconhecidas atualmente, sendo a maior parte produtoras de frutos comestíveis e outras cultivadas apenas como plantas ornamentais. Ainda há controvérsias nessas classificações entre os cientistas. Por enquanto, musa acuminata e musa balbisiana são as classificações primárias que englobam todas as subespécies. Há também uma larga aceitação para a classificação da espécie musa paradisíaca que é um resultado híbrido da acuminata com a balbisiana.

Mas resumindo, todas as bananas modernas que conhecemos hoje descendem das duas bananas silvestres musa acuminata e musa balbisiana. Enquanto essas originais continham grandes sementes, as modernas diplóides ou poliplóides (algumas híbridas), com sementes minúsculas são as que consumimos cruas. A propagação dessas plantas são feitas a partir de ramificações. A planta produz brotos, geralmente um principal seguidos de um ou dois menores. O principal será o de frutificação rápida enquanto os menores sugadores ajudam na absorção de nutrientes para a planta e também produzirão frutos mais tarde. Como uma cultura não sazonal, as bananas estão disponíveis durante o ano inteiro.

A Banana no Brasil

No Brasil, a banana está entre os maiores produtos de consumo e cultivo do país. O Brasil está entre os dez maiores produtores da fruta no mundo. Com algumas exceções pontuais, mais resultado de gestão e política gananciosa do que por complicações produtivas, a banana tem pouco custo inflacionário para os brasileiros em geral; por isso que muitas vezes ainda é usado a expressão “a preço de banana” como referência a algo barato economicamente. O nordeste do país é o maior produtor, responsável por mais de um terço do volume total nacional, seguido em ordem decrescente pelas regiões norte, sudeste, sul e centro oeste. São mais de 500 mil hectares de terra utilizados no cultivo de banana em todo o território brasileiro. Apesar disso, e por razões obviamente escusas e deploráveis, nem sempre o povo brasileiro é abençoado com frutas de banana de alta qualidade nas feiras locais, resultado principalmente de lavouras trabalhadas com falível eficiência além de métodos sofríveis de colheita e transporte da produção.

Transporte de Banana
Transporte de Banana

As principais variedades da banana conhecidas por aqui são a banana prata, a banana caturra ( também conhecida como banana d’água ou banana cavendish), a banana maçã e a banana da terra. Outras variedades também apreciadas no território brasileiro incluem a banana ouro e a banana nanica. Fora do Brasil, podemos mencionar como bem conhecidas as variedades banana gros michel, banana valery, banana cambuta, banana latacan, banana das canárias, banana nanincan, banana da madeira e a banana grande anã.

A Fruta e Sua Utilização

As bananas são um amido básico pra muitas populações. Tanto a pele, ou casca, como a carne do bago podem ser comidas cruas ou cozidas. Bananas são comidas fritas, assadas com a pele ou cozidas no vapor. Podem ser transformadas em deliciosas geleias. Panquecas de banana são populares entre viajantes no sul e sudeste da Ásia. Há lanches produzidos a partir de bananas desidratadas ou bananas da terra. Também é comum moer banana seca para fazer farinha ou liquidificar a sua polpa para fazer vitaminas com leite. Bananas da terra são usadas em vários ensopados, ou cozidas, ou assadas, ou até como purês da mesma maneira que as batatas.

Na culinária filipina, a banana se destaca em refeições e sobremesas tradicionais. A banana geralmente utilizada nessa culinária são a banana saba ou a banana cardaba. Em outras culturas a banana também recebe um destaque especial na culinária como na Índia, na Malásia, em Cingapura e na Indonésia. Estados Unidos e Inglaterra são adeptos do bolinho de banana,  semelhante ao maruya filipino ou ao kerala indonésio.

Uma curiosidade sobre a planta da bananeira é a utilização de outras partes dela que não só a fruta na culinária mundial. Principalmente no sul e sudeste da Ásia, há muitos pratos típicos em que se usou a folha, o caule ou a flor da bananeira. Até fabricação de papel ou toalhas de mesa são feitos a partir da fibra da banana. A fibra é usada também no Japão para a confecção de kimonos e kamishimos.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *