Home / Plantas / Banana Orgânica Brasil

Banana Orgânica Brasil

As bananas orgânicas e especializadas continuam a despertar a curiosidade dos compradores. As bananas convencionais ainda são responsáveis pela maior parte da produção, mas relata-se um investimento contínuo em produtos orgânicos.

Qual a Diferença Principal?

Decidir se compra bananas orgânicas ou convencionais é algo difícil. As orgânicas são mais caras, e aparentemente também elas amadurecem mais avançada e facilmente. Porém, a principal diferença entre elas é que as bananas convencionais são cultivadas com fertilizantes sintéticos, inseticidas e herbicidas para proteger as culturas de bolor, insetos e doenças. Por outro lado, os agricultores orgânicos usam fertilizantes naturais, como estrume e algas marinhas, predadores de insetos e barreiras para prevenir pragas, e eles usam cobertura morta ou até maconha para evitar ervas daninhas.

Você pode estar pensando que todos esses produtos químicos usados ??para cultivar bananas convencionais não são grandes coisas porque você descasca a fruta. Mas as substâncias químicas não estão apenas do lado de fora da banana. Elas penetram no solo que é usado para cultivar o produto. Portanto, mesmo se você descascar sua banana, isso não impede você de ingerir pequenas quantidades desses produtos químicos. Embora você possa se sentir melhor sabendo que a maioria dos especialistas concorda que a quantidade que você ingere representa pouca ameaça à sua saúde.

Se você está preocupado com o valor nutricional de seus alimentos, existem estudos em andamento que exploram a conexão entre pesticidas e nutrientes nos alimentos. Até agora o orgânico é aparentemente mais saudável. Os produtos orgânicos também são melhores para o planeta, uma vez que os pesticidas químicos penetram no solo e escoam para as fontes de água. Infelizmente, com o aumento dos preços dos alimentos, a compra de produtos orgânicos pode não ser viável o tempo todo.

Uma Produção Adequada de Banana Orgânica

Analisamos um passo a passo do que torna uma plantação de banana orgânica adequada.Os campos devem estar localizados perto de uma rota de acesso e fonte de água. Um plano topográfico é desenvolvido, a fim de localizar corretamente a infra-estrutura de irrigação e drenagem. Antes da preparação do solo, a análise e a escavação de poços devem ser feitas para estudar os perfis do solo.

Se houver compactação, deve-se usar uma guilhotina profunda rebocada por um trator com formões de até 40 cm. Um subsolador pode ser usado em casos extremos de compactação. Os arados cinzeladores facilitam a penetração vertical das raízes, aumentando a resistência à seca, quebrando as camadas duras do solo e facilitando a troca de gases no solo.

O solo deve ser umedecido e, em seguida, deve ser escavado um poço. É importante notar que o solo da camada superficial tem maior teor de matéria orgânica e nutrientes que as camadas inferiores. É importante cavar vários dias antes do plantio para incentivar a aeração e adicionar uma camada de composto. A mistura é colocada no fundo do poço, para depois nutrir as raízes.

O tamanho da semente deve ser considerado. A sementeira superficial afeta a produção da planta, como resultado do efeito de períodos curtos ou prolongados de seca. A semente deve vir de centros de produção certificados organicamente. As plantas devem ser isentas de patógenos, vigorosas e com produção sustentada.

A semente deve ser colocada na cava vertical, movendo o que estava preso ao caule da planta para um dos lados, para garantir que os cachos apareçam ordenadamente. A compactação do solo evita a podridão das sementes removendo os espaços livres onde a água pode se acumular.

A extração de otários é realizada quando o solo está úmido. O objetivo é extrair ventosas com três ou mais folhas funcionais em forma de espada, com altura mínima de um metro. Para ser plantado como rebentos, os grandes sugadores ou aqueles transportados a grandes distâncias são cortados entre 5 e 10 cm acima do pescoço e num ângulo, de modo que as substâncias líquidas possam drenar, evitando o apodrecimento. Os otários são classificados por tamanho e no momento do plantio são plantados em ordem de tamanho e espessura. Sementes maiores têm um período de colheita mais curto.

Em novas plantações, cultive plantas com um curto período vegetativo, preferencialmente leguminosas, de modo que elas inibam o desenvolvimento de ervas daninhas e limitem a evaporação causada pelo sol.

Uma análise da fertilidade do solo deve ser realizada antes da semeadura, e após a semeadura, realizar um a cada dois anos.

Uma análise foliar deve ser realizada para saber se a planta está adequadamente assimilando os nutrientes aplicados ao solo na forma de fertilizantes. Atualmente três aplicações (a cada quatro meses) são feitas.

Os Principais Desafios da Cultura

Desafios da Cultura da Banana Orgânica
Desafios da Cultura da Banana Orgânica

Os produtores de banana orgânica enfrentam vários desafios. Fornecer um nível adequado de nutrientes, em particular nitrogênio suficiente para as bananeiras. É difícil obter um fertilizante orgânico com altos níveis de nitrogênio. Garantir um suprimento adequado de material de plantio de qualidade. Muitos produtores protegem o material de plantio do seu entorno sem verificar a qualidade das hastes.

Garantir suprimentos de água suficientes para a irrigação. Acesso a tecnologia de produção aprimorada para aumentar os rendimentos.

Implementar o manejo integrado de pragas. Aplicação de repelente orgânico, como compostos à base de capsaicina. Implante de controladores biológicos como o Orius insidiosus, que ataca os tripes. Implantação de fungos entomopatogênicos. Controle do vírus de faixas de bananeira, controle de podridão aquosa e controle da podridão da coroa.

Produção lenta no Brasil

As bananas orgânicas continuam a representar uma grande fatia das vendas da categoria de banana.Costumava ser que 1 em cada 20 recipientes de bananas eram orgânicos. Agora esse número é de até 1 em 10. As vendas orgânicas de banana continuam aumentando a cada ano, provando que o orgânico não é mais apenas uma tendência de consumo e é uma opção dominante na maioria dos departamentos de produção.

No Brasil, no entanto, menos de 1% da produção de banana é dedicada ao cultivo orgânico, utilizando menos de 5.000 hectares de terra pra esse tipo de plantação. Já que são necessários cumprir regras bem reguladas por órgãos certificadores que, diferente da produção convencional, exigem cuidados bem maiores, ainda há alguma resistência dos produtores brasileiros em aderir a esse tipo de cultivo. Quem será que está perdendo com isso?

Segundo dados e estatísticas de produtores mundiais, o segmento orgânico do negócio continua a ver um crescimento de dois dígitos ano após ano. E a razão pela qual os clientes compram bananas orgânicas vai além de seu desejo de consumir o que consideram ser alimentos mais saudáveis.

Os clientes consumidores demonstram-se preocupados com os trabalhadores que cultivam, colhem e embalam o produto e sobre o solo e os campos onde a banana é cultivada. Mais pessoas que estão tomando essa decisão consciente, entendendo e ampliando a visão de tudo sobre o que comem antes de chegar necessariamente para o seu desfrute pessoal.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *