Home / Plantas / Banana Nanica Faz Mal Para Bebê?

Banana Nanica Faz Mal Para Bebê?

A primeira escolha de uma mãe ao introduzir sólidos ao bebê é, sem dúvida, uma banana. É a melhor comida para os bebês que começaram a desmamar.

Qual o Momento Certo?

O mais popular entre as frutas inicialmente dadas a bebês é a banana. É carregado com nutrientes e está facilmente disponível durante todo o ano. Além disso, tem a textura perfeita como alimento para um bebê. Listados abaixo estão alguns dos indicadores específicos de idade para servir uma banana ao seu bebê.

Dando bananas a criança de 6 meses: Descasque a Banana e corte em pedaços. Então, com um garfo, amasse. Ao fazer isso, a Banana fica extremamente macia e pura. Isso torna mais fácil para o bebê engoli-lo.

Dando banana a criança de 9 meses de idade: Aos 9 meses, um bebê se gradua de purê de alimentos para pequenas mordidas sólidas. Portanto, você pode dar o purê de banana ou em pequenos pedaços.

Dando banana a bebês de um ano de idade: Você poderia apenas descascar uma banana até o meio da fruta e dar ao seu bebê. Dessa forma, o bebê será capaz de segurá-lo sem que ele escorregue da mão. No entanto, certifique-se de cortar a casca extra com uma tesoura para que ela não entre na boca.

Você também pode descascar a banana, cortá-la em pequenos pedaços redondos e incentivar o seu pequeno a comê-lo usando um garfo.

Precauções Sempre Importantes

A banana verde não deve ser dada a bebês, pois é difícil de digerir. Certifique-se de que a banana que você está servindo seu bebê está madura e amarela.

As bananas devem ser esmagadas adequadamente para bebês que acabaram de começar a usar semi-sólidos para não engasgarem.

As bananas são embaladas com vitamina B6, que ajuda no relaxamento do tecido muscular brônquico. Diz-se também que as bananas melhoram o sistema imunológico e previnem a tosse e o frio mas, no entanto, é um alimento formador de muco. Assim, pode agravar uma tosse e constipação.

As bananas têm sido associadas a alergias e sensibilidades ao látex; por isso, pergunte ao seu pediatra sobre como introduzir bananas no seu bebê se houver um histórico de problemas com o látex.

As bananas também são conhecidas por causar constipação quando ingeridas em grandes quantidades.

Banana Nanica Faz Mal Para Bebê?

Não, não há nenhum risco específico que a banana nanica ou qualquer outra variedade possa oferecer a um bebê, em condições normais. Os riscos atribuídos a bananas são referente a qualquer variedade delas e geralmente se consumidas em excessos ou em casos e situações específicas de pessoas com algum quadro de saúde que o impeça de consumir itens que façam parte da composição de bananas.

A banana nanica tem composições nutritivas iguais a outras variações, em maior ou menor proporção, mas iguais. A mãe pode consultar pediatras ou nutricionistas para indicar uma ou outra variedade que atenda a situação individual de seu bebê, o que não quer dizer que outra variedade faça algum mal exatamente. Por exemplo, talvez o médico pediatra ou nutricionista possa sugerir banana maçã pra um bebê e banana nanica pra outro considerando pequenas variações de caloria ou composição de carboidrato. Mas isso não torna uma ou outra variedade perigosa ou maléfica.

Banana e Bebês – Benefícios

Não se trata só de benefícios pra bebês mas sim pra todos que consumirem bananas com moderação. Citando apenas alguns:

Bananas são frequentemente chamadas de alimentos perfeitos da natureza porque dizem que contêm muitos dos nutrientes que uma pessoa precisa para sobreviver. Um dos componentes nutricionais mais importantes das bananas é que elas contêm potássio e fibras. As bananas também são ricas em vitamina B6, vitamina C e vitamina B2.

O potássio nas bananas, muitas vezes obtém uma má reputação devido à confusão com o sódio (sal). O potássio contribui para uma pressão sanguínea saudável, bem como para funções cardíacas saudáveis. Alguns estudos sugeriram que as pessoas que consomem bananas e outros alimentos ricos em potássio têm menor probabilidade de desenvolver aterosclerose e pressão alta.

As bananas também são conhecidas como um dos antiácidos da própria natureza. Eles são conhecidos por ajudar na proteção contra úlceras do estômago e danos na úlcera. A razão para este fato raramente conhecido e quase estranho é que as bananas contêm “substâncias de volume mucilaginosas”. Ajudam os intestinos a produzir um revestimento mucoso e são muito fáceis de digerir.

Efeitos Ruins de Bananas

De novo não se trata só de malefícios pra bebês mas sim pra todos que consumirem bananas demais. Citando apenas alguns:

Comer bananas em excesso ou ainda verdes pode levar à constipação. Isto é devido ao teor de amido nesta fruta. O amido desta fruta dificulta a digestão completa, resultando em sofrimento digestivo. As bananas também contêm altos níveis de pectina de fibra. Isso retira a água do intestino e deixa você desidratado. A desidratação também é uma causa importante de constipação.

Mulher Descascando Banana Nanica
Mulher Descascando Banana Nanica

Nosso corpo precisa de uma grande variedade de nutrientes para funcionar normalmente, principalmente bebês pelo estágio de crescimento e desenvolvimento acelerado. Para isso, é recomendável que você usufrua todas as cores do seu prato, quer dizer, todas as cores em termos de frutas e legumes. Se mantivermos apenas um tipo rotineiramente, por exemplo bananas, aumentamos o risco de desequilíbrio nutricional. Excesso ou deficiência de um determinado nutriente pode aumentar o risco de certas doenças.

Enquanto seu corpo precisa de fibras para manter o sistema digestivo funcionando normalmente, o excesso de fibras ao comer bananas em demasia pode ser prejudicial para sua saúde de qualquer um, inclusive a de bebês. Demasiada fibra pode resultar em cólicas abdominais, inchaço e gases. Pode também dificultar a absorção de ferro e cálcio e levar a outros sérios problemas de saúde.

Qual o Maior Problema da Banana?

Não só da banana, mas de tudo mais é principalmente o excesso. O excesso de tudo é ruim. Portanto, mesmo que seja um alimento saudável, não podemos exagerar. As bananas são muito saudáveis, mas muito altas em termos de carboidratos. O potássio e as fibras e vitaminas nesta fruta, promova a perda de peso, mas sim, se você comer muitas bananas em um dia, ela não irá bem para sua saúde.

Comer muitas bananas criam um desequilíbrio nas suas refeições, porque dessa forma estão consumindo carboidratos demais, o que induz ganho de peso a longo prazo. Desta forma, você corta os outros nutrientes importantes que seu corpo precisa diariamente. Comer uma banana em um dia é útil para os observadores de peso; duas bananas também estariam bem. Mas tenha limites, e lembre-se que os efeitos colaterais podem variar.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *