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Banana é um Vegetal?

Você sabia que a banana não é um fruto, mas sim um pseudofruto? Na verdade, um vegetal. E vamos falar sobre sua condição de vegetal mais à frente.

A banana é um dos vegetais mais conhecidos e consumidos em todo o mundo, com grandes quantidades de açúcares e rica em fibras e vitaminas. Entre todos os alimentos, ao lado do arroz, trigo e milho, ela é um dos produtos mais produzidos.

Por ser um vegetal da classe dos pseudofrutos, ela tem o tubo floral que se desenvolve junto com o ovário, durante sua frutificação; portanto,  comercialmente é chamada de fruta.

A banana por ser um vegetal é um ser orgânico que cresce e tem vida, porém carece de aparelho locomotor. O termo também é usado para fazer referência a todos os produtos que pertencem ou que é relativo às plantas.

As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce. Por ser um fruto partenocárpico – partenocarpia é a produção natural ou induzida artificialmente de frutos que se formam sem fecundação, a banana não possui sementes – com exceção de uma espécie vendida no mercado indonésio, a Musa balbisiana.

Vitaminas e Outros Nutrientes Existentes na Banana

A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro.

Fonte de Energia da Banana
Fonte de Energia da Banana

Devido a grande concentração de carboidratos, atletas recorrem ao seu consumo após a prática de algum exercício físico, pois dessa forma é possível aproveitar também uma grande fonte de energia muscular.

A banana e possui propriedades tranquilizantes, sendo recomendada nos casos de problemas gástricos e também com o fim de promover o bom funcionamento dos rins.
A banana pode ser consumida in natura, além de ser empregada na fabricação de pratos, tortas, doces e sorvetes.

Banana é Um Vegetal. Mas, afinal o Que é um Vegetal?

Os vegetais podem sintetizar o seu próprio alimento através da fotossíntese. São compostos por organismos multicelulares (com células eucariotas) e podem medir poucos centímetros (como o musgo) ou, inclusive, vários metros de altura (como certas árvores).

O conceito é pouco utilizado no âmbito científico, onde se prefere falar de plantas (um taxón estudado pela botânica, que é um ramo da biologia). O uso da noção de vegetal fica limitado à comida e ao que se refere à nutrição ou à gastronomia.

Os alimentos vegetais incluem as hortaliças (como as verduras e os tubérculos) e as leguminosas e até mesmo os pseudofrutos. A alface, o tomate, o aipo e a cebola são vegetais. Todos estes tipos de alimentos têm diversas vitaminas que ajudam o organismo de diversas formas.

Banana, Suas Características e Produção

A banana é um fruto da bananeira, uma plana herbácea, não é uma arvore, apesar do seu tamanho. Existem variedades de bananas cultivadas em todo o planeta terra. Mais de 130 países, sendo originárias do sudeste da Ásia, atualmente cultivada praticamente em todas as regiões tropicais.

Hoje o Equador, Costa Rica, Colômbia, Brasil e as Filipinas, são os principais produtores de banana. A banana tem um grande valor para a exportação, sendo a União Europeia e os Estados Unidos as principais potencias importadoras.

 As Qualidades Alimentares e Terapêuticas da Banana

A importância nutritiva da banana é muitas vezes subestimado. Uma mistura muito complexa com cerca de 350 compostos voláteis está na origem do aroma da banana.
A banana é um fruto rico em carbono que se transforma à medida que amadurece. Primeiro é um amido (29%) pouco digerível, que se convertem progressivamente em frutose, glucose ou glicose e sacarose sendo rapidamente assimiláveis. É um alimento energético à base de glucídios (substâncias hidrocarbonadas) com um índice glucídico médio (62) complementado por diversos minerais e oligoelementos.

A banana contém flúor (F) e é rica em potássio (K): uma banana por dia assegura as necessidades de potássio e de magnésio (Mg). É Indicada principalmente para quem pratica esporte e/ou academia.
O consumo de uma banana permite cobrir em 40% as necessidades diárias de manganês (Mn). Devido a esta riqueza de manganês, ela previne o envelhecimento precoce, além das doenças cardiovasculares.
É uma excelente fonte de vitaminas B2 (riboflavina) B6 (piridoxina) B9 (ácido fólico)Ainda contém pectinas (anticancerígenas do cólon).O seu teor em vitamina C confere a ela o poder dos antirradicais livres.
Quando madura pode ser usada como laxativa.

Seus sais minerais são um bom fortificante dos ossos e também do sistema nervoso. É também nutritiva, tônica e até mesmo afrodisíaca.
É indicada ao quem sofre de artrose, além de amiga do estômago muito sensível, pois possui um efeito antiácido e uma ação protetora da mucosa gástrica.
É benéfica para o metabolismo e a boa assimilação proteica.
A banana representa uma fonte alimentar importante para mais 400 milhões dos habitantes nos países tropicais.

Os Benefícios da Banana à Saúde Global

Artritismo,

Colite,
Raquitismo,
Hipertensão,

Fragilidade da mucosa estomacal (acidez),
Úlceras do estômago,

Gota,

Para o sistema nervoso (principalmente para as mulheres e das crianças),
Reumatismo,

Valores Nutricricionais da Banana
Valores Nutricricionais da Banana

Trombose coronária,
Diarreia,
Arteriosclerose (muito bom para a prevenção),
Insuficiência renal,
Hemorragia das hemorroidas,
Coagulação anormal do sangue,

Ureia.

Atenção: a banana pode aumentar o muco. Nessas condições, a pessoa deve evitar comer a banana, e também quem sofre de hepatite, dispepsia (dor ou um mal-estar na parte alta do abdómen) e icterícia (doenças do fígado, doenças das vias biliares). A banana, sendo rica em carboidratos não é recomendada para aos diabéticos.

Considerações Finais:

Como vimos, a banana, seja ela vegetal, pseudofruto ou fruta – sabemos que isso gera certa confusão – é muito rica em nutrientes e até servem como paliativos e para ajudar enfermos como complemento no restabelecimento da saúde.

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