Home / Plantas / Banana da Terra Propriedades

Banana da Terra Propriedades

A banana é nada mais nada menos do que uma das frutas mais populares e mais consumidas em todo o território brasileiro. De características únicas e um sabor inconfundível, além de ser um alimento extremamente nutritivo, a banana ainda pode servir como o ingrediente principal para as mais diversas receitas culinárias.

Embora estejam documentadas cerca de aproximadamente mil variedades desta fruta em todo mundo, no Brasil existem cerca de cinco tipos que são mais conhecidas. São elas: a banana nanica, a prata, a ouro, a maçã e a banana da terra.

Porém as diferenças entre estes tipos de banana vão muito além de suas características visuais ou até mesmo o sabor. As suas propriedades, como as vitaminas, minerais e outros componentes que possuem também podem variar de uma pra outra.

Saber qual a quantidade e até mesmo o tipo de nutriente que existe ou não naquela variedade de banana, pode ser algo muito importante quando se necessita ou até mesmo quando se deseja inserir alguns tipos de componentes em sua dieta.

Além disto, existem até mesmo algumas propriedades de determinadas frutas e suas variações que podem ajudar a prevenir os mais diversos tipos de doenças.

Embora não seja a mais conhecida e consumida pela população brasileira, a banana da terra possui propriedades super interessantes e que podem fazer com que você queira incluir esta fruta em sua rotina de alimentação.

Características da Banana da Terra

A banana da terra é considerada como sendo o maior tipo de banana aqui no Brasil quando comparada as outras. Esta espécie pode chegar a medir cerca de 25 cm e pesar incríveis 500 gramas.

Fora isto, as demais características desta fruta se assemelham as outras variedades, como por exemplo, a cor amarela da casca quando se encontra madura e o sabor um pouco adocicado e característico da banana. Normalmente esta variedade também é um pouco mais “firme” que as demais.

A Banana da Terra e as Suas Propriedades

A banana é um alimento muito conhecido por ser uma fonte importante de potássio para o nosso corpo, o que não seria muito diferente com a banana da terra.

Porém, o diferencial da banana da terra está no fato que além encontrarmos uma grande quantidade de potássio, entre as suas principais propriedades nós podemos encontrar uma grande fonte de vitaminas A e C.

Para se ter uma idéia, a cada 100 gramas de banana da terra que consumimos, existem cerca de 460 mg destes nutrientes em sua composição. Ou seja, o consumo de uma banana da terra por dia já é o suficiente para que tenhamos ingerido uma grande parte dos nutrientes que necessitamos para que haja o funcionamento adequado do nosso organismo.

Sendo assim, não é muito difícil conseguir compreender o quão importante o consumo regular desta fruta pode ser para manter-nos saudável e com uma boa qualidade de vida.

Benefícios do Consumo de Banana da Terra Para a Saúde

Como já foi dito anteriormente, devido ao grande teor de determinadas proteínas e minerais que existem na nela, a banana da terra possui propriedades que são extremamente importantes para que haja a manutenção de nossa saúde.

Esta fruta tão interessante é responsável por ajudar a prevenir os mais variados tipos de doenças, até mesmo as que são consideradas como sendo as mais graves, sendo colocada como uma grande aliada no combate a doenças que são um verdadeiro problema de saúde pública.

  • Hipertensão Arterial

Um dos problemas de saúde mais comuns no século 21 e que é responsável por grande parte dos índices de mortalidade é justamente a hipertensão arterial. Pelo fato de conter um grande teor de potássio e ser um alimento com baixíssimas quantidades de sódio, a banana da terra pode ajudar e muito no controle desta doença.

  • Melhora da Digestão

Outro benefício do consumo de banana da terra é a melhora da digestão. Isto ocorre devido a grande quantidade de fibras que esse alimento possui, interferindo assim positivamente no funcionamento do intestino e na digestão dos alimentos de uma forma geral.

  • Controlador Glicêmico

A banana da terra possui propriedades como as fibras, as vitaminas e alguns minerais que podem transformá-la em um poderoso controlador glicêmico. Embora seja uma importante fonte de carboidratos, as suas propriedades farão com que açucares contido nela sejam liberados mais lentamente em nosso organismo, além de haver uma nítida melhora no metabolismo que é responsável pela degradação de carboidratos.

  • Ajuda a Combater a Depressão

Embora muita gente não saiba, a banana da terra é um importante aliado no combate a depressão. Esta fruta tão comum, mas tão poderosa contém uma substância chamada triptofano, que é precursora de serotonina.

  • Ajuda a Prevenir Cãibras e Dores Musculares

Entre os benefícios mais conhecidos da banana de forma geral, independente do tipo é prevenção de cãibras e de dores musculares devido a existência de potássio em sua composição e com a banana da terra não poderia ser diferente. Devido a esta propriedade, esta fruta ajuda e muito a combater a fadiga muscular.

  • Auxilia Na Perda De Peso

Por seu uma fruta saborosa e de sabor doce, embora a banana da terra não possua propriedades que atuem diretamente no emagrecimento, o seu sabor pode auxiliar mesmo que indiretamente na perda de peso. Isto pode ocorrer pelo fato de algumas pessoas substituírem o consumo de doces por esta fruta ou até mesmo utilizando-a em diversas receitas como um tipo de substituto ao açúcar.

Formas de Consumo da Banana da Terra

Bom, que a banana da terra possui inúmeras propriedades e que possui um grande papel na rotina alimentar de quem deseja uma vida mais saudável já não é mais novidade. Porém ai pode surgir a dúvida: De quais formas eu posso consumi-la?

A boa notícia é que existem as mais diversas receitas deliciosas nas quais a banana da terra pode ser usada, como em bolos, vitaminas, shakes, empanadas, em forma de chips, como acompanhamento de algum prato, enfim, são realmente muitas formas de inseri-la em seu cardápio.

As vantagens de seu consumo são tantas, que hoje em dia até mesmo as suas cascas podem ser reaproveitadas. Sendo assim, o melhor a se fazer caso você ainda não possua o hábito de consumir banana da terra é começar inseri-la na sua rotina de alimentação o quanto antes e assim usufruir das suas incríveis propriedades.

Banana - Alimentação
Banana – Alimentação

Se você se interessou pelo conteúdo e quer saber mais sobre o assunto, leia também o artigo “Tudo Sobre A Banana Da Terra” e aprofunde ainda mais os seus conhecimentos sobre o tema.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *