Home / Plantas / Banana-da-Terra Emagrece?

Banana-da-Terra Emagrece?

Para muitas pessoas emagrecer tornou-se um grande desafio. Sabemos que vários são os motivos que levam as pessoas a buscarem meios para isso. Nessa busca pelo corpo perfeito surge uma dúvida: banana-da-terra emagrece?

Iremos analisar essa questão para você, trazendo curiosidades a respeito do valor nutricional da banana-da-terra, bem como da importância de se ter uma alimentação saudável.

Também falaremos a respeito de alternativas para quem quer emagrecer com saúde.

Sejam bem-vindos, mais uma vez, ao Mundo Ecologia.

Corpo Perfeito?

Atualmente, milhões de pessoas buscam ter o costuma ser chamado de “corpo perfeito”. Há várias alternativas para quem quer emagrecer, perder peso ou, como muitos gostam de dizer, eliminar peso.

Segundo o dicionário da nossa língua, emagrecer significa tornar-se mais magro, reduzir o peso do corpo. Mas, afinal, por que é tal importante perder peso?

É fundamental que cada um de nós perca peso? A resposta é depende. Antes de qualquer dieta para emagrecimento, é preciso buscar entender por que é necessário perder peso.

Essa indagação torna-se um norte na vida daquelas pessoas que querem eliminar gordura corporal.

Algumas pessoas querem emagrecer para que aquele desejo de ter um corpo perfeito não esteja tão distante da realidade.

Essas pessoas, no geral, buscam realizar atividades físicas aliadas a rigorosas dietas, reduzindo na alimentação o consumo de carboidratos, gorduras e açúcares.

Há pessoas que buscam emagrecer, mas não querem, ou não podem, se dedicar a atividades físicas. Querem apenas, digamos, que a roupa lhes caia bem.

Muitos, e a cada dia aumenta mais, buscam emagrecer por questões de saúde. Certamente, a saúde deve ser prioridade na vida daqueles que pensam em emagrecer. Em outras palavras, é fundamental emagrecer com saúde.

Justamente aí encontra-se o eixo de nossa abordagem neste artigo. Emagrecer com saúde.

Pois bem, o processo de emagrecimento tem por base a redução das calorias consumidas diariamente. Note-se que estamos falando de emagrecer de maneira saudável. Fala-se em perda de peso saudável.

Certamente, a perda de peso saudável está voltada para o emagrecimento em um período de tempo mais seguro, menos agressivo para o corpo. Todos temos uma necessidade energética diária.

Especialistas da área de Nutrição sugerem que, para emagrecer, a pessoa precisa descobrir qual é a sua taxa metabólica basal, a chamada TMB.

A taxa de metabolismo basal é encontrada por meio da seguinte equação: “Homens” 66 + (13,7 x peso) + (5,0 x altura em cm) – (6,8 x idade); “Mulheres” 665 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade).

A Banana-da-Terra

Existem no mundo mais de mil tipos de bananas. No Brasil, as mais populares são as bananas prata, nanica, maçã, ouro e da terra.

A banana-da-terra, um dos alimentos mais saborosos da culinário brasileira, também é chamada de “chifre de boi” ou “pacovã”.

Costuma-se usar a banana-da-terra no preparo de vários pratos, devido à sua fama de fazer bem para a saúde. Ela pode ser cozida, amassada com canela, frita, degustada como farofa.

Por ser rica em vitamina A, vitamina C e potássio, a banana-da-terra pode auxiliar na melhora da digestão, no fortalecimento dos ossos, na redução da pressão arterial e no combate à anemia.

Além disso, fornece energia para as atividades do cotidiano, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pode normalizar os batimentos cardíacos, ameniza câimbras, dores musculares e alivia a febre.

A vitamina A presente na banana-da-terra é um agente antioxidante, ajuda a combater os chamados radicais livres do nosso organismo. Os radicais livres são toxinas liberadas pelo nosso organismo e que podem desencadear um quadro de câncer.

A vitamina C presente no fruto auxilia na síntese das células de defesa do organismo, o que melhora o sistema imunológico. Também faz bem à pele por se tratar de uma das substâncias presentes na produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que confere elasticidade à pele.

O potássio faz com que a banana-da-terra ajude a prevenir cãibras, contrações musculares prolongadas que causam bastante dor. O mineral potássio participa, inclusive, no controle hídrico do organismo. É bom para o sistema circulatório. É bom para os rins.

Diversos especialistas sugerem que a ingestão de banana-da-terra é indicada para a redução do estresse e no combate à depressão, as chamadas doenças psiquiátricas.

Triptofano é um aminoácido que produz serotonina, na presença de magnésio ou vitamina B. A serotonina, também chamada de substância do bem-estar, é um neurotransmissor capaz de regular o sono, o humor e o apetite.

Se o consumo de banana-da-terra auxilia na regulação do apetite, então, ela ajuda a emagrecer? A banana-da-terra emagrece?

Emagrecendo com a Banana-da-Terra

Não faz muito tempo que a dieta da banana se alastrou pela internet. Essa dieta promete milagres. Todavia, vamos analisar a questão com bastante critério.

Não existe, ainda, nenhuma comprovação científica que sustente a teoria de que a fruta exerce qualquer influência na perda de peso.

No geral, a ingestão de frutas é excelente para a saúde. No caso da banana-da-terra, considerando aquilo que já mencionamos anteriormente, ela pode contribuir, sim, na redução de peso. Devemos destacar a palavra “pode”.

O que acontece é que a banana-da-terra apresenta um conjunto de benefícios que podem nos ajudar no processo de emagrecimento.

Chips de Banana-da-Terra Para Emagrecer
Chips de Banana-da-Terra Para Emagrecer

Vamos considerar algumas informações nutricionais relacionadas à banana-da-terra. Em uma quantidade de 100 gramas, a fruta possui 122 calorias, 0,1 gramas de gorduras saturadas, 0 mg de colesterol, 4 mg de sódio, 32 g de sódio e 2,3 g de fibra alimentar.

Esses números indicam o quanto a banana-da-terra faz bem para a saúde. De fato, ela é um alimento low carb, muito nutritiva e dá uma sensação de saciedade após a ingestão.

Além disso, considerando-se que a banana-da-terra é rica em fibras, podemos deduzir que ela auxilia bastante na digestão, evitando a prisão de ventre e melhorando o funcionamento do intestino.

Para que possamos ter uma boa saúde e bons hábitos de alimentação, faz-se necessário ter uma boa alimentação, hábitos saudáveis, buscar uma vida menos sedentária.

Quando consideramos esse conjunto de características, fica evidente que a ingestão de banana-da-terra emagrece.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *