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Banana – Benefícios e Malefícios

Em todo o mundo, esta fruta doce, macia e cremosa é famosa pelo seu sabor delicioso e benefícios de saúde notáveis. As bananas são uma das frutas mais consumidas no mundo e estão repletas de nutrientes essenciais que ajudam a evitar muitos problemas psicológicos e fisiológicos. Mas enquanto somos incentivados a usufruir bananas, você já pensou sobre os possíveis efeitos colaterais que poderiam ter?

Até Verde ou Muito Madura faz Bem?

Uma ampla variedade de benefícios para a saúde está associada à fruta amarela curvilínea. As bananas são ricas em potássio e pectina, uma forma de fibra. Também podem ser uma boa maneira de obter magnésio e vitaminas C e B6. As bananas são conhecidas por reduzir o intumescimento, proteger contra o desenvolvimento do diabetes tipo 2, combater o excesso de peso, fortalecer o sistema nervoso e ajudar na produção de glóbulos brancos, tudo devido ao alto nível de vitamina B6 que as bananas contêm. São ricas em antioxidantes, que podem fornecer proteção contra os radicais livres, com os quais entramos em contato todos os dias, desde a luz solar até a loção que você coloca na pele.

Uma pesquisa científica realizada em 2017 sugeriu que as bananas verdes verdes oferecem alguns benefícios para a saúde. Eles podem ajudar no controle de problemas gastrointestinais, como diarreia e úlceras, e podem diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. Alguns estudos sugeriram que as lectinas em bananas verdes poderiam fornecer tratamento para pacientes com HIV.

No outro extremo da vida de uma banana, a pesquisa mostrou que os níveis de nutrientes aumentam nas bananas à medida que amadurecem. As bananas com manchas escuras foram oito vezes mais eficazes em aumentar o poder dos glóbulos brancos do que as bananas de casca verde. Os glóbulos brancos combatem infecções por bactérias, fungos, vírus e outros patógenos.

A Casca Faz Bem ou Mal?

Acontece que o maior risco de uma casca de banana pode estar realmente escorregando nela. Cascas de banana não são venenosas. Na verdade, eles são comestíveis e cheios de nutrientes. A casca de banana é consumida em muitas partes do mundo, embora não seja muito comum no Ocidente. Essas cascas possuem alto teor de vitamina B6 e B12, bem como magnésio e potássio. Sua proporção nutritiva de fibras e proteínas também é boa, além de vários compostos bioativos, como polifenóis, carotenóides e outros.

Obviamente não se pode ignorar o uso de agrotóxicos que ainda é comum em cultivos. Então não deixe de lavar bem as cascas antes de consumir.  Não se acanhe em comer crua se assim o desejar, ou pode adicionar junto com outras frutas em seu liquidificador. O mais comum é que se cozinhe a casca antes de comer. Lógico que elas não são tão doces como a carne da banana.

Benefícios Atribuídos ao Consumo de Banana

Bananas são ricas em potássio, um eletrólito mineral que mantém o fluxo elétrico por todo o corpo, o que é necessário para manter pulsando o nosso coração. O nível de potássio e sódio das bananas também estão no limite adequado para ajudar a proteger a atividade cardíaca e combater a hipertensão.

As bananas contribui contra tendencias depressivas devido aos níveis elevados de triptofano, que o corpo transforma em 5-hidroxitriptamina, o neurotransmissor cerebral que promove o bom humor. Além disso, a vitamina B6 fomenta o sono tranquilo, e o magnésio é relaxante para a musculatura. O triptofano em bananas é bem conhecido por suas propriedades indutoras do sono.

Bananas tem fibras em abundância, tanto que podem fornecer um quinto de nossa necessidade diária satisfatoriamente. As bananas são particularmente ricas em amido resistente, uma forma de fibra alimentar que pode apoiar a saúde intestinal e controlar o açúcar no sangue. Amido resistente aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, que são necessários para a saúde intestinal.

Para reabastecer energia e eletrólitos, as bananas podem ser mais eficazes que as bebidas esportivas. A serotonina e a dopamina da banana melhoram a capacidade antioxidante dos atletas e ajudam no estresse oxidativo, melhorando o desempenho geral.
As bananas tem uma quantidade pequena de cálcio, mas o suficiente para auxiliar no fortalecimento ósseo. Some a isso a quantidade significativa de frutooligossacarídeos, carboidratos não digestivos que funcionam como estimulantes priobotéticos, E verá uma absorção de cálcio expressiva para manter sua estrutura óssea saudável.
As bananas também podem ajudar a prevenir o diabetes gestacional. A falta de sono durante a gravidez pode contribuir para o diabetes gestacional. Mas o magnésio e o triptofano nas bananas podem ajudar a garantir uma boa noite de descanso.

Malefícios Atribuídos ao Consumo de Banana

Uma única banana contém cerca de 105 calorias. Não é muito mas se está desejando perder peso, evite o excesso de consumo de bananas diárias. O amido resistente é uma faca de dois gumes. Isto é, se você não mantiver uma guia no tamanho das suas porções, poderá engordar ao invés de emagrecer.

A tiramina, uma substância encontrada em muitos alimentos como queijo, peixe, carnes e bananas, é um fator desencadeante das dores de cabeça da enxaqueca. Como as cascas de banana contêm dez vezes mais tiramina do que a polpa de banana, seja extremamente cauteloso ao remover os pedaços de casca da fruta antes de comê-la.
A hipercalemia é uma condição causada pelo excesso de potássio no sangue e é identificada por meio de sintomas como ritmo de pulso irregular, náusea e batimentos cardíacos irregulares que podem levar ao ataque cardíaco. Uma dosagem de potássio maior que 18 g pode causar hipercalemia em adultos e uma ingestão excessiva de bananas portanto pode te causar sérios problemas com isso.

Banana Podre
Banana Podre

Sendo rica em amido, a banana pode causar cárie dentária séria se você não mantiver a higiene dental adequada. De acordo com alguns estudos, a banana pode ser ainda mais prejudicial à saúde bucal do que chocolates, alcaçuz e goma de mascar.

Se você programou um dia repleto de atividades e precisa estar 100% desperto, evite bananas. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido que pode reduzir seu desempenho mental e tempo de reação, além de fazer com que você se sinta sonolento.

Diz-se que indivíduos que são alérgicos ao látex exibem hipersensibilidade às bananas também. Sintomas como chiado, coriza, tosse, coceira na garganta e olhos lacrimejantes são comuns nessa alergia.
Bananas verdes ou pouco amadurecidas são ricas em amido resistente, o que pode aumentar o risco de constipação. Elas ainda contêm doses pesadas de ácido tânico que tem um efeito inibitório sobre o trato digestivo. O ácido tânico obstrui a secreção do líquido gastrointestinal e inibe a motilidade gastrointestinal.

Uma banana madura, por outro lado, pode ajudar a aliviar a constipação. Bananas têm sido relatadas como alimentos causadores de constipação.
Bananas contêm fibra solúvel e frutose, os quais podem causar gases. Se de repente você aumentar sua ingestão de fibras ou consumi-las em grandes quantidades, é preciso muito esforço para o intestino grosso romper a fibra, causando gases. Da mesma forma, no caso da frutose, quando ingerida em grandes quantidades, seu corpo pode achar difícil digeri-la.

As bananas se encaixam na categoria de alimentos glicêmicos de “nível médio”, o que significa que elas têm a capacidade de causar um ligeiro aumento nos níveis de açúcar no sangue. Como o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares, você deve regular sua ingestão de bananas. Quanto mais maduras as bananas estiverem, mais prejudicial, pois o índice glicêmico é ainda maior nesse estágio de amadurecimento. Cuidado com quantos você come em um dia!

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