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Alimentos de Origem Vegetal

Você Conhece os Alimentos de Origem Vegetal?

Podemos enquadrar como alimento vegetal tudo o que tem sua origem por meio de algum vegetal. São os alimentos que a natureza proporciona para nós; nestes alimentos estão presentes as vitaminas, os mais diversos minerais, gorduras, carboidratos e proteínas.

É possível consumir diferentes partes do vegetal, cada um possui uma parte comestível específica; em alguns a parte comestível são os frutos, em outros o caule, já em outros as folhas que são e ainda existem os vegetais em que as raízes são comestíveis. Vamos dar alguns exemplos:

Raízes: cenoura, beterraba, nado, rabanete; nesta categoria também se enquadram os tubérculos, que são: mandioca, inhame, batata, bata doce. Nesta categoria os alimentos são mais calóricas, com alto índice de açúcar, ricos em carboidratos, além de possuírem vitaminas e minerais.

Caules: Neste grupo encaixam-se as cebolas, os palmitos, podem ser comestíveis também os caules de brócolis, broto de bambu, alho, cana-de-açúcar, entre outros. Estes alimentos são caracterizados por um cheiro e gosto muito forte.

Folhas: São conhecidas também como verduras, que denomina do verde; elas possuem índices calóricos e de carboidratos baixíssimos, sendo recomendável o consuma para quem deseja emagrecer. Mas atente-se, pois elas são perecíveis, ou seja, se anão forem conservadas corretamente, podem estragar com facilidade. São exemplos de folhas comestíveis: Alface, couve, espinafre, acelga, chicória, rúcula, almeirão, entre outros. 

Frutos: Estes são conhecidos por protegerem as sementes, são todos alimentos que possuem semente no centro, podem tanto receber o nome de legume(os salgados) quanto de fruta(os doces). São exemplos: Abóbora, abobrinha, pepino, mamão, pera, maracujá, tomate, entre muitos outros.

Por que Comer Vegetais?

Mulher Comendo Vegetais
Mulher Comendo Vegetais

Os vegetais têm tantos benefícios que nem imaginamos, o ideal é equilibrar um pouco de cada para obtermos uma dieta balanceada, sendo assim, devemos nos alimentar de grãos, cereais, verduras, legumes, frutas, diferentes fontes de proteínas e de carboidratos. Entre tantos outros benefícios, conheça alguns deles.

Combatem o Câncer

Vegetais São Ótimos Alimentos Contra o Câncer
Vegetais São Ótimos Alimentos Contra o Câncer

Estes alimentos possuem antioxidante, que são fortes combatentes contra os radicais livres, estes que são os principais agentes causadores de câncer e do envelhecimento precoce, ou seja, ajudam a diminuir as taxas e os riscos de câncer. Os alimentos que mais ajudam a combater o câncer são: as folhas verdes no geral, couve, espinafre, brócolis, além do tomate, da berinjela, da goiaba, etc. O recomendado é consumo diário em 3 porções para que seus efeitos possam atuar de maneira eficaz no organismo.

Ajudam a Emagrecer

São alimentos riquíssimos em nutrientes, em minerais, fibras e muitos são muito abundantes em água, sim, em água. O que significa que eles têm um poder de saciedade muito grande, mas está saciedade não está ligada a gorduras, a alimentos pesados, estamos falando de alimentos que possuem muito água, então possuem baixíssimo índice de calorias, pra ter uma ideia, em 100 gramas de brócolis estão presentes apenas 36 calorias, existem outros diversos exemplos, como o pepino que é composto por 95% de água e é um alimento com índice de até 30 calorias em 100 gramas.

Existem ainda vegetais que são considerados termogênicos, ou seja, que deixam nossa aceleração cardíaca elevada, acelerando nosso metabolismo, de maneira que ele produza mais energia, o que acaba a facilitando a perda de peso. São alimentos termogênicos: a pimenta, o gengibre, o pimentão, o chá verde, a canela, etc. Saiba que se deseja emagrecer deve incluir imediatamente os vegetais na sua alimentação.

São Alimentos Ricos em Ômega-3 e Ômega-6

O ômega-3 e o ômega-6 são conhecidos também como ácidos gordos, estes que são fundamentais para o funcionamento correto do organismo; nosso corpo não produz estas substancias por isso é necessário recorrermos aos vegetais para obtê-los. São substancias que possuem ação anti-inflamatória, mas que também são capazes de promover certas inflamações, então o recomendado é que consuma moderadamente. Vamos conhecer alguns alimentos de origem vegetal ricos em ômega-3 e ômega-6.

Espinafre: Em 100 gramas, possui 138 mg de ômega 3 e 25 mg de ômega 6.

Espinafre
Espinafre

Brócolis: Em 100 gramas, possui cerca de 20 mg de ômega 3 e 17 mg de ômega 6.

Brócolis
Brócolis

Couve-flor: Em 100 gramas, possui 37 mg de ômega 3 e 11 mg de ômega 6.

Couve-Flor
Couve-Flor

Agrião: Em 100 gramas, possui 23 mg de ômega 3 e 12 mg de ômega 6.

Agrião
Agrião

Feijão de Mungo: Em 100 gramas, 999 mg de ômega 3 e 72 mg de ômega 6.

Feijão de Mungo
Feijão de Mungo

Semente de linhaça: Em 100 gramas, possui cerca de 22.813 mg de ômega 3 e 5900 mg de ômega 6.

Semente de Linhaça
Semente de Linhaça

Sementes de chia: Em 100 gramas, 17.550 mg de ômega 3 e 5.700 mg de ômega 6.

Sementes de Chia
Sementes de Chia

Sementes de mostarda: Em 100 gramas, possui 2690 mg de ômega 3 e 2590 de ômega 6.

Como podemos ver as sementes são mais ricas em ômega 3 do que os outros vegetais, mas lembre-se, seja moderado no consumo, pois o consumo em excesso pode causar danos e desregulamento em determinadas funções do organismo.

Sementes de Mostarda
Sementes de Mostarda

Fonte de proteínas

Muitos acham que os vegetais não possuem proteínas, estão completamente enganados, os vegetais são fontes riquíssimas de proteínas vegetais, que ajudam em algumas funções no nosso organismo que a proteína animal não consegue suprir. Conheça alguns vegetais ricos em proteínas.

Pistache: Em 100 gramas, 21 gramas correspondem às proteínas; estes vegetais geralmente são usados em saladas ou doces. Apesar de possuir rica fonte de proteínas, não deve ser consumido em excesso, pois também é uma fonte de gordura.

Pistache
Pistache

Castanha de Caju: Em 100 gramas, estão presentes cerca de 15 gramas de proteínas; a castanha de caju é importantíssima pois além da proteína ainda é uma fonte de redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico, esta também deve ser consumido com moderação pois também é fonte de gordura.

Castanha de Caju
Castanha de Caju

Quinua: Em 100 gramas do vegetal estão presentes cerca de 14 gramas de proteinas; forte alimento usado na dieta dos povos andinos, Chile, Bolívia e Colômbia.

Quinua
Quinua

Aveia: Em 100 gramas estão presentes 13 gramas de proteínas, é uma fonte importantíssima de nutrientes, a aveia é capaz de regular o intestino, melhorando a digestão, ajudando também a reduzir o colesterol. A aveia e um alimento extremamente maleável, podendo ser consumido em vitamina, em saladas, e até em receitas no fogo.

Aveia
Aveia

Não se Esqueça das Frutas

Muitos se esquecem delas, mas elas não são menos importante que nenhum outro alimento, inclusive são importantíssimas.

As frutas são importantíssimas para nossa saúde, elas são fontes ricas de fibras, de minerais e nutrientes.  Elas garantem o bom funcionamento do intestino, da digestão devido as suas fibras, e no gral, garantem também o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, elas são capazes de melhorar e acelerar nosso metabolismo, nos deixando mais ativos e ajudando nosso corpo a liberar mais energia.

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