Home / Plantas / Alface Neiva

Alface Neiva

Você conhece a Neiva? E a Luíza? Talvez a Giovana ou a Nataly? Afinal de contas, estou falando de alfaces ou de mulheres? Por incrível que pareça, estou mesmo falando de alfaces…

As Damas Hortaliças

E tem para todos os gostos. Se você quer a alface estilo americana, pode escolher a Andressa, a Mauren, a Yasmin ou a Rafaela. Se preferir uma alface crespa roxinha, tem a Gabriela. Se gosta da alface lisa, pode experimentar a Augusta, ou a Elisabeth, ou então a Regina ou a Stella. Ou que tal uma crocante como a Brunela? Talvez uma Mirella vermelhinha. A Giovana e a Nataly são mais mimosinhas. Já falei da romana Luiza? Mas se seu gosto tá mais para as crespas, então é a Ariana, a Mônica, a Soraia… ah, e claro, a Neiva.

Tem para todos os gostos, formas e variações de cor. Todas essas novas variedades de alface representam o resultado final de pesquisas feita com a planta. São alfaces geneticamente aperfeiçoadas. Apesar de ser tudo alface, cada uma é desenvolvida pensando emalguma característica peculiar. Seja na composição de nutrientes, na resistência a pragas, na adequação a condições climáticas de uma ou outra região, no sistema de cultivo adotado pelo produtor e, claro, no atrativo do produto ao consumidor final.

Consumidor Final Comprando Alface Neiva
Consumidor Final Comprando Alface Neiva

A alface neiva, por exemplo, são alfaces de folhas crespas de um atraente verde escuro, próprias pra o cultivo em todas as regiões do Brasil e em todos os sistemas de cultivo. Sua peculiaridade está na resistência ao pendoamento precoce e na queima de bordo das folhas durante o processo de cultivo. Sua lavoura tem a duração variável entre 35 a 50 dias, dependendo do sistema de cultivo escolhido. E, como acontece naturalmente com qualquer outro cultivo de alface,  existem regras a considerar para cada região onde a lavoura será feita, como questões de adubação, fertilização do solo e condições climáticas, entre outras. Procure se informar sobre as orientações correspondentes a sua região antes de optar pelo cultivo desta ou de outra alface.

Outra recomendação importante envolve o fornecedor de mudas ou sementes. Esteja atento ao perfil de seu fornecedor, sua idoneidade, qualidade de seus produtos e seu rigoroso controle de pragas. Invariavelmente os órgãos reguladores de sua região terão as devidas informações pertinentes a fornecedores e distribuidores de sua região para consulta. Isso é útil para garantir (aliado ao seu trabalho zeloso de semeadura, muda e manutenção de plantio) a qualidade de seu cultivo, para que possa ter uma colheita saudável, sem aborrecimentos.

As Vantagens de Alfaces Gmo

Alfaces gmo (geneticamente modificadas) está em crescente expansão mundial. Não se resume só a essas senhoritas no Brasil. Outros países no mundo também trabalham em busca da alface perfeita. E não ocorre somente com alfaces. A melhoria das colheitas acontece o tempo todo e a engenharia genética é apenas uma das formas. Usamos o termo “engenharia genética” para nos referir às práticas de modificação genética que utilizam a biotecnologia moderna. Neste processo, os cientistas fazem mudanças direcionadas na composição genética de uma planta para dar à planta uma nova característica desejável.

No caso de alfaces a proposta sempre é o de trabalhar a longevidade e a aparência pós-colheita das plantações, aperfeiçoando a morfologia das folhas (tamanho das células e das folhas) e à estrutura biofísica (força das folhas). Os seres humanos já têm modificado as culturas há milhares de anos através da criação seletiva e a engenharia genética é atualmente usada em conjunto com a criação tradicional para produzir as variedades de plantas. geneticamente modificadas no mercado hoje.

Será mesmo que alfaces gmo são seguros para consumo? Bom, existem diversos registros científico e médicos hoje em dia que demonstraram que os alimentos das variedades de plantas transgênicas comercializadas até o momento são tão seguros quanto os alimentos não transgênicos comparáveis. Além disso, desde que as pesquisas com genes ganhou projeção, diversos países criaram órgãos reguladores aplicando leis de segurança alimentar e proibindo alimentos possivelmente inseguros.

Plantação de Alface GMO na China
Plantação de Alface GMO na China

Teoricamente, esses órgãos identificam os atributos distintivos dos novos traços na planta e avalia se quaisquer novos materiais em alimentos são seguros quando ingerido por seres humanos ou animais. Como parte desta avaliação, o desenvolvedor compara os níveis de nutrientes e outros componentes nos alimentos aos alimentos em plantas tradicionalmente criadas ou outros alimentos comparáveis. Os cientistas vinculados a esses órgãos avaliam cuidadosamente os dados e informações, e o alimento só é liberado se essa equipe de cientistas estiver convencida de que a avaliação de segurança do desenvolvedor abordou adequadamente todas as questões de segurança e outras questões regulatórias.

Plantas Gmo e Saúde Humana

Apesar de não ser mais nenhuma novidade hoje, plantas geneticamente modificadas ainda atraem muita atenção. As duas maiores preocupações envolvendo este processo é: Plantas geneticamente modificadas oferecem risco ao meio ambiente? O consumo de plantas geneticamente modificadas podem trazer efeitos negativos a saúde humana? Embora ainda haja preocupações com o tema e a mídia sempre tenta criar campanhas negativas a respeito dos transgênicos, as informações que publicam geralmente não são confiáveis ​​e não são representativas das evidências científicas disponíveis.

Os alimentos derivados de culturas geneticamente modificadas tem sido consumidos por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo por mais de 15 anos, sem efeitos nocivos relatados ou legalmente (cientifica ou judicialmente) confirmados. Até que se prove o contrário, não há nenhuma evidência fidedignamente comprovada de malefícios consistentes pelo consumo de alimentos
geneticamente modificados.

Qual a Melhor Decisão a Tomar?

Nossa sugestão é que o leitor pense por si mesmo. Incentivamos a que faça uma árdua e completa pesquisa, buscando fontes médicas e científicas fundamentadas que expliquem com argumentos verossímeis como as plantas geneticamente modificadas podem impactar diretamente na saúde humana, por meio de aplicações direcionadas à nutrição e melhoria da produção de medicamentos recombinantes, e também como as plantas geneticamente modificadas podem impactar indiretamente, através de efeitos potenciais sobre o meio ambiente.

O mais importante ao fazer você mesmo este tipo de pesquisa e análise pessoal, é que estará combatendo o pior mal que esse assunto de fato pode causar, que é a opinião pública baseada no disse me disse.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *