Home / Plantas / Alface de Cabeça

Alface de Cabeça

Embora a maioria dos tipos de alface acabe por formar uma cabeça, existem alguns, como o iceberg e a alface romana, que são tipicamente cultivados especificamente para uma cabeça firme e central. Se é isso que você procura (em vez de um mix de corte), veja como fazer isso.

Alface de Cabeça

Alface de cabeça nítida e doce é um dos pilares para os primeiros hambúrgueres grelhados e saladas de primavera. As alfaces principais, como o iceberg e a romaine, exigem temperaturas baixas e crescem bem na primavera ou no outono na maioria das zonas. Jardineiros em climas mais quentes, com períodos de frio mais curtos, podem achar que não têm acesso a plantações de alface. Se você perguntar por que minha alface não está formando cabeças, você precisa saber as razões para não ter cabeças de alface. Os problemas de cabeça de alface podem ser evitados com o uso de transplantes ou o plantio em queda na maioria das regiões.

Uma boa cabeça de alface só precisa de solo fértil, muita luz solar, um bom suprimento de umidade e nutrientes e, mais importante, clima frio. As plantas precisam de temperaturas de cerca de 12 a 18ºC durante a estação de crescimento, por isso, para a maioria dos jardineiros, isso significa iniciar as plantas dentro de casa ou plantar no verão ou outono para uma colheita de outono ou inverno, dependendo do seu clima.

Como Começar

Comece as mudas dentro de casa no final do inverno, seis a oito semanas antes da data média da última geada em sua região. Plante as sementes em caixas de sementes rasas. Coloque as pequenas mudas em um local ensolarado e mantenha-as regadas. Cerca de seis semanas depois, as plantas são grandes o suficiente para serem colocadas no jardim. Mas antes de fazer isso, endureça as plantas para prepará-las para a vida ao ar livre. Colocá-los em um local protegido fora por algumas horas por dia, aumentando o tempo que eles gastam fora até que eles sejam fixados definitivamente lá fora durante todo o dia.

Você pode começar a cabeça em molduras frias, se você mora onde as noites não são muito frias no início da primavera. Jardineiros em áreas de inverno amenas ou onde as nascentes são longas e frescas podem semear sementes de alface diretamente no jardim.

Algumas variedades são indicadas como “resistentes ao calor” nos catálogos de sementes. Estes valem a pena tentar se o tempo quente chegar muito rapidamente em sua área. A alta temperatura durante um período de tempo não é nada além de problemas para a alface de cabeça. As cabeças perdem a firmeza, as folhas ficam amargas e as doenças podem irromper. Então, mantenha a calma, usando cobertura morta, iniciando sementes dentro de casa e planejando uma colheita de alface caída.

Transplantando Mudas

Transplante as mudas de alface jovens para o jardim quando o perigo real de geadas fortes passar. As cabeças de alface vão congelar se forem endurecidos corretamente. Coloque as plantas 10 centímetros de distância umas das outras em linhas de 20 polegadas de largura. Comece a colher cabeças quando elas tiverem o tamanho de uma bola de futebol. Se você esperar o tempo adequado, todos eles serão tão grandes no mesmo dia.

Ao definir as plantas, cavar todos os buracos para eles ao mesmo tempo, usando um pedaço de madeira de 10 polegadas para medir rapidamente a distância entre os furos. Cavar cada buraco de quatro a cinco centímetros de profundidade. No fundo de cada buraco coloque uma colher de sopa de 5-10-10 de fertilizante ou um pequeno punhado de composto ou estrume seco e cubra-o com dois a três centímetros de terra.

Regue bem os apartamentos com uma mistura de emulsão de peixe e algas marinhas antes de transferir as mudas para o jardim. Isso ajuda a manter o solo ao redor das raízes e adiciona um rápido aumento de fertilizantes. Antes de colocá-los no chão, retire as folhas externas da planta. Não toque no centro do broto da planta, porque esse broto crescerá para formar a cabeça.

Cortar a folhagem ajuda porque algumas das raízes são mortas no transplante, e o sistema radicular menor não suporta todo o crescimento superior. As raízes, que precisam de tempo para se recuperarem, tomam conta e começam a crescer novamente, e acham mais fácil, no início, atender às exigências de menos folhas. Defina as plantas na mesma profundidade que eles cresceram nos apartamentos e procure fornecer uma rega suave. Mantenha-os bem aguados por alguns dias.

Problemas na Formação de Cabeças

A alface é uma safra de estação fria que trinca ou não conserta cabeças quando as temperaturas diurnas são superiores a 21ºC. Embora relativamente fáceis de cultivar, os problemas de alface da cabeça podem variar de lesmas a cabeças soltas. Problemas de pragas são fáceis de lidar, mas apenas condições climáticas podem garantir a formação da cabeça. Adequar uma formação de cabeça de qualidade em sua cultura de alface envolve principalmente fornecer temperaturas e condições do local que incentivem a formação.

A alface cresce bem em solo organicamente rico com drenagem superior. Semear as sementes no início da primavera depois de trabalhar em uma camada de matéria orgânica e lavrar a uma profundidade de pelo menos 6 polegadas. Sementes germinadas diretamente em solo preparado, onde as plantas receberão luz indireta e estarão protegidas dos raios mais quentes do sol. Espalhe uma camada fina de 1/8 de polegada de terra fina sobre as sementes e mantenha-a levemente úmida. Plantas finas que são semeadas ao ar livre a pelo menos 10 polegadas de distância. Não diluir as plantas impedirá que elas tenham espaço para formar cabeças adequadas.

Plantas que crescem até tarde na estação enfrentarão temperaturas mais altas, o que impedirá a formação de cabeças apertadas. Se você não formar cabeça na alface como um problema consistente, tente semear no final do verão. As temperaturas mais baixas do outono fornecem as condições ideais para amadurecer mudas para produzir cabeças frescas.

Outras Considerações

A alface é muito sensível ao calor e à exposição às temperaturas do verão, e isso pode impedi-los de se formar corretamente. Alface de cabeça é mais adequada para climas frios, mas jardineiros em zonas mais quentes podem produzir com sucesso a hortaliça. Inicie as sementes dentro de casa em apartamentos e transplante pelo menos um mês antes de se esperar altas temperaturas. Problemas de alface cabeça que impedem folhas formadas apertadas também incluem espaçamento. Transplante as mudas 10 a 12 centímetros de distância em fileiras de 12 a 18 centímetros de distância.

A alface cabeça precisa de temperaturas frescas e dias curtos para uma melhor formação da cabeça. Quando plantada tarde demais na estação, a planta será aparafusada (forma cabeças de sementes). Os verdes também ficam amargos quando as temperaturas são superiores a 21ºC.

Para obter grandes cabeças de alface, não plante mais do que uma ou duas plantas por metro quadrado. Para produção máxima, comece com quatro plantas e colha duas delas como adolescentes, deixando as outras duas crescerem até a maturidade. Você também pode colher algumas das folhas externas à medida que elas se desenvolvem, deixando a cabeça interna intacta.

Veja também

Lindo Cravo Vermelho Gigante

Mudas de Cravos Gigantes

Essas variedades de cravos são consideradas as flores símbolos de vários países como Eslovênia, Mônaco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *