Home / Plantas / Alface Dá Sono em Bebê?

Alface Dá Sono em Bebê?

As mulheres que passam pela maternidade sabem o quanto é importante que os seus bebês tenham boas noites de sono, pois isso impacta diretamente no bem-estar e descanso das mamães e papais. Cuidar de um bebê não é tarefa fácil, especialmente quando ele passa as noites em claro, e que, para completar, os pais precisam trabalhar no dia seguinte.

Em virtude da necessidade de resolver esse problema, muitos estão recorrendo a relaxantes caseiros e naturais que possam auxiliar o pequenino. Uma dessas alternativas é o chá de alface. Para explicar essa correlação e descobrir se, de fato, alface dá sono em bebê, convidamos você a navegar na leitura deste artigo e desfrutar das informações aqui apresentadas.

Uma boa leitura.

Propriedades Medicinais do Alface

O alface é um incrível calmante natural e todos nós já sabemos disso. No entanto, há uma gama de outras propriedades até mesmo negligenciadas. Por exemplo, a alface contém Ferro, e com isso, pode ser uma aliada para quem quer prevenir ou tratar a anemia. Convém lembrar que o Ferro vegetal não é absorvido em logo prazo pelo organismo, por isso é importante que seja consumido com uma dose adicional de vitamina C. Pingar algumas gotas de limão sobre as folhas de alface são uma ótima dica. No entanto, algumas variedades de alface já contém certa concentração de Vitamina C.

Além do Ferro, também podem ser encontrados outros minerais como o Cálcio, Fósforo e Potássio. Contém vitamina A e E, além das vitaminas do Complexo B. Contém propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

Além de antioxidante, a presença da substância chamada clorofila é altamente benéfica ao fígado.

Curiosamente, chá de folhas de alface é altamente benéfico para aliviar quadros de gota, diabetes, bronquite, artrite, nefrite e até hemorroidas. Inflamações e edemas externos podem ser aliviados com a aplicação tópica, na forma de compressa morna, sobre o local.

As propriedades calmantes estão concentradas na porção do talo, e incluem alívio da insônia, ansiedade e irritação.

Mas Afinal, Alface Dá Sono em Bebê?

Sim, muitas mamães têm testado e comprovado os resultados, o chá de alface acalma o bebê e permite que ele tenha períodos de sono mais duradouros, em virtude do melhor relaxamento. Nos bebês, o chá de alface atua como um sedativo natural, ao agir no sistema nervoso central.

Convém lembrar os pediatras aconselham que haja consumo apenas do leite materno até os 6 meses de idade, em virtude da ‘imaturidade’ intestinal da criança. Logo, a maioria dos chás calmantes podem ser oferecidos apenas após os 6 meses de idade. No entanto, aos 3 meses, o bebê já pode consumir chá de talo de alface.

Bebê com Sono
Bebê com Sono

Para o preparo, o ideal é separar 5 talos de alface para um copo de água filtrada (ou fervida previamente) e deixar ferver por 3 minutos. Quando a temperatura estiver adequada, esse chá pode ser colocado na mamadeira do bebê.

Outras receitas disponíveis na internet sugerem o uso de duas folhas inteiras. Neste caso, como a área é maior, é necessário um maior cuidado com a higienização da hortaliça.

Outras Estratégias Para o Bebê Dormir Mais Facilmente

Acima de tudo é importante ser paciente com o seu bebê, sobretudo se ele for recém-nascido, pois talvez posteriormente ele reorganize o seu cronograma e consiga inclusive dormir sozinho.

Estabelecer a rotina de sempre amamentar o pequenino, ou dar mamadeira antes de dormir, também ajuda significativamente. No entanto, a grande dificuldade está nos bebês que revertem o seu padrão de sono, dormindo quase o dia todo, e passando boa parte da noite em claro. Quando ocorrerem circunstâncias como essa, é importante conversar com o pediatra, de modo a desenvolver métodos para a mudança gradual de padrão.

Naturalmente, quando o bebê tem dificuldade em adormecer, é comum recorrer a estratégias tradicionais e extremamente válidas como o embalo suave no colo, massagem, carinho, ou música de ninar. No entanto, em relação ao embalo, é importante ter um particular cuidado, visto que muitas mães agitam a criança, e isso não é recomendável em virtude da fontanela (moleira) do pequenino que ainda não está fechada. O ideal é realizar um embalo suave e com movimentos horizontais e amplos.

Também é imprescindível manter condições de luminosidade moderada ou baixa, evitando igualmente excesso de ruídos e estímulos visuais.

Na rotina de amamentação é ideal que o bebê mamãe até se sentir totalmente relaxado, ao mesmo tempo em que a mãe já aproveita para acalentá-lo e niná-lo. É importante posicionar o dedo polegar gentilmente sobre o queixo do bebê para mantê-lo fechado, se julgar necessário. Nesse caso, também é indicado evitar que o bebê durma no peito ou com o bico de mamadeira na boca, realizando uma (ou varias) remoção gentil ao perceber que as mamadas estão finalizando. Conforme, esta técnica for sendo realizada ao longo dos dias, o ato de acordar durante a noite ficará menos frequente.

Crianças maiores podem ingerir alguns chás 2 horas antes de dormir, de preferência após o aconselhamento do pediatra. Alguns exemplos incluem o chá de camomila, chá de folha de laranja, e chá de erva-cidreira. Se o problema persistir, o médico poderá prescrever algum fitoterápico líquido para o menor, a exemplo da passiflora, maracujá-doce e salgueiro-branco.

Quantas Horas Diárias de Sono um Bebê Precisa?

Ao contabilizar todas as sonecas e períodos de sono, o bebê dorme longas horas durante o dia e a noite. Recém-nascidos podem dormir de 16 a 20 horas, em um dia completo (manhã e noite) de 24 horas. Na verdade, esse é o número de horas necessárias para garantir um bom crescimento e desenvolvimento. Essa quantidade vai diminuindo conforme a progressão dos meses. Com 1 ano de idade, o sono necessário já é significativamente inferior, alcançando a média de 10 a 11 horas por noite, com uma sesta diária de 2 horas de duração.

Horas de Sono do Bebê
Horas de Sono do Bebê

Alguns bebês podem dormir durante longas horas seguidas, no entanto outros podem acordar a cada uma ou duas horas para comer ou para localizar a chupeta, associando a sucção com o ato de dormir.

*

Agora que você já conhece esse incrível benefício que o alface pode oferecer, continue conosco e conheça também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Babycenter. Chá de alface. Disponível em: <https://brasil.babycenter.com/thread/49373/ch%C3%A1-de-alface>;

BELTRAME, B. Tua saúde. Quantas horas o bebê precisa dormir – de 0 a 3 anos. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/quantas-horas-os-bebes-precisam-dormir/>;

Cura pela natureza. Faça seu bebê dormir como um anjinho à noite com esta simples técnica. Disponível em: <https://www.curapelanatureza.com.br/post/03/2016/faca-seu-bebe-dormir-como-um-anjinho-noite-toda-com-esta-simples-tecnica>;

Portal São Francisco. Alface. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/alface>.

Veja também

Gênero Bellis

Mini Margaridas Coloridas

“Ele me ama, ele não me ama.” A margarida clássica é na verdade mais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *