Home / Plantas / Alface Autogama: Você Conhece?

Alface Autogama: Você Conhece?

Que é uma espécie Autogama?

A espécie autogama é aquela que possui tanto o sexo masculino quanto o sexo feminino, não possuem um sexo definido, ou seja, são hermafroditas. Elas se reproduzem, principalmente pela autopolinização; que funciona da seguinte forma: ela transfere o pólen de sua antera, para o seu estigma, fato que só ocorre nas espécies hermafroditas. Elas liberam o pólen antes mesmo de abrir a flor, facilitando a fecundação. Os indivíduos são capazes de transmitir seu genótipo para seus descendentes.

Existem diversas espécies autogamas; ocorre principalmente em vegetais, de modo que pode ser autogamas o feijão, o milho, tomate, alface, arroz, entre diversos outros. Mas aqui vamos tratar especialmente de uma só espécie, da alface autogama.

Plantas Autogamas
Plantas Autogamas

A Alface

Ela está presente nas saladas mais deliciosas; sendo muito saborosa e dependendo da variedade, até crocante. A alface é uma das hortaliças mais cultivada em todo o Brasil. Existem diversas variedades, espécies adaptadas para clima frio, espécies adaptadas para clima quente e outras podem ser cultivadas em ambas as temperaturas.

A produção de alface no Brasil é um mercado bem amplo, ocorrem principalmente nas regiões de clima mais ameno, como Sul e Sudeste. Existem diversos produtores menores, familiares, que cultivam a alface em sua horta e depois o comercializam em feiras e mercado, é uma forma de subsistência para quem vive da terra, uma importante fonte de renda.

Os valores nutricionais da alface são inquestionáveis, e os beneficio que ela pode nos proporcionar também, são enormes. Seu poder de saciedade é ótimo para quem está de dieta, pois você comerá pouco e irá se sentir satisfeito.

Os benefícios da alface são muitos, vamos falar de alguns deles e o porquê é importante comer alface e também incentivar as crianças a comê-lo.

Por Que Comer Alface?

É riquíssima em fibras, vitaminas e minerais, e possui poucas calorias, ou seja, é uma hortaliça muito benéfica para a saúde e principalmente para quem busca perder peso. Possui vitaminas do complexo A e B, como por exemplo, a niacina; e ainda estão presentes ferro, zinco, cálcio, fósforo, entre outros minerais. Além de conter o acido fólico e a clorofila.

O que muitos não sabem, mas que é um fato comprovado, é de que a alface possui propriedades calmantes, é uma espécie de calmante natural. Isso ocorre devido à presença de lactucina, que é uma substância que fica no talo da alface que possui propriedades calmantes.

A alface é um ótimo antioxidante, mais precisamente a alface roxa. Devido à presença de antocianina, que é uma substancia que auxilia os humanos e os mamíferos na degeneração de suas células.

Além destes benefícios, a alface ainda possui vitamina K e auxilia na constituição da pele e combate a osteoporose, inibindo a fragilização dos ossos. Estes benefícios estão presentes nas mais variedades de alface, vamos conhecer algumas delas.

Espécies de Alface

Alface Crespa

É muito utilizada para a decoração de pratos, pois suas ondulações dão um aspecto visual de bonita aparência. Em sua composição estão presentes cálcio e fósforo. Ela é levemente crocante. Possui coloração verde vibrante e escuro.

Alface Lisa

Esta não é crocante, e é levemente amarga. É a variedade mais utilizada em sanduiches e lanches, pois não é volumosa e tem um sabor agradável. A variedade de alface lisa é rica em cálcio e potássio, é um pouco mais clara que a de tipo crespa.

Alface Americana

A variedade de alface americana destaca-se principalmente pela sua crocância e é a mais comum de encontrar em feiras e mercados. Possui tons de verde-claro em suas folhas e é rica em vitamina C, é uma ótima opção para compor uma salada.

Alface Roxa

Essa como o próprio nome já diz, possui a coloração roxa, é extremamente saborosa e muito bonita, é utilizada também para decoração de pratos. Essa variedade é um ótimo oxidante, como dissemos a cima, devido à presença de antocianina previne a osteoporose e auxilia na composição da pele.

A Alface Autogama e o Plantio

Espécies autogamas são importantes, pois ela que realiza a sua própria fecundação. É muito comum encontrarmos vegetais hermafroditas, é uma característica própria deles, possuir tanto o sexo masculino como também o sexo feminino. E claro com a alface não é diferente, a alface também é uma espécie hermafrodita, todas estas variedades citadas à cima são autogamas.

Você pode cultiva-las em sua casa. Basta seguir estas dicas.

Primeiramente, escolha as sementes da variedade que você deseja cultivar, podem ser encontradas em lojas agrícolas, já em forma de mudas, pronta para o plantio e também em lojas on-line, onde são encontradas apenas as sementes.

É importante destacar que a escolha da semente deve levar em consideração a temperatura da região em que você vive, para regiões quentes, adquira sementes próprias para o calor, e para regiões mais frias, opte pelas que se adaptam a climas amenos e ao pendoamento.

Após a escolha das sementes, o segundo passo será escolher o local em que irá planta-la, pode ser em vasos, compoteiras, jardineiras, hortas, etc. depende do espaço que você tem disponível, se mora em apartamento opte por uma horta vertical (aqui no site ensinamos a fazer uma). Lembre-se que a terra deve conter um pH de 5 a 7 e deve ser bem drenada, de modo que quando você regue a água possa infiltrar com facilidade e não acumule poças, que afogam a planta.

Se você optou por comprar as sementes, é necessário germina-las antes de planta-las. Para a germinação você precisará de um pote com tampa, coloque as sementes sob um papel toalha úmido e tampe, deixe por alguns dias e quando ver que cresceram pequenos ramos, é hora de coloca-la em uma sementeira, aprofundando somente 2 a 4 centímetros da terra. Após elas crescerem, replante para o local definitivo e regue-as diariamente.

O ciclo vegetativo da alface demora em média de 40 a 90 dias, dependendo da espécie que você escolheu cultivar pode demorar mais, outras menos. Para colhê-los, você pode tanto arrancar folha por folha, de algumas espécies, como arrancar a cabeça inteira, deixando o talo cerca de 2 centímetros do solo para ser reutilizada e gerar outra cabeça.

Veja também

Como Plantar Cravos por Estaca

A Grande Mudança da Nossa Espécie Os seres humanos, conhecidos cientificamente como Homo sapiens, é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *