Home / Plantas / Adubo Orgânico Para Bananeira

Adubo Orgânico Para Bananeira

As bananas costumavam ser a única província dos cultivadores comerciais, mas as diferentes variedades de hoje permitem que o jardineiro da casa as cultive também. As bananeiras são grandes produtoras de bananas em quantidades apreciáveis, então alimentar as bananeiras é de primordial importância se quiser também qualidade. Mas a questão é: o que alimentar as bananeiras? Quais são os requisitos de fertilizantes de banana e como você nutre uma planta de bananeira? Vamos aprender mais.

Como Alimentar as Bananeiras

As bananas podem ser muito produtivas se bem alimentadas e gerenciadas. Eles tendem a se dar bem com a aplicação freqüente de esterco de gado, porcos, cabras e galinhas.  As leguminosas também podem fornecer quase a totalidade do nitrogênio de que uma bananeira necessita, através da simbiose em que bactérias específicas transformam o nitrogênio em compostos nitrogenados. Como muitas outras plantas, os requisitos de fertilizantes de banana incluem nitrogênio, fósforo e potássio, seguidos pelo magnésio e cálcio. Em menor grau, contribui também a absorção de enxofre.

Os agricultores também podem usar estrume bem composto, que foi bem preservado para não perder nutrientes. No plantio, misture boa quantidade de esterco seco com o solo. O melhor é procurar plantar sua bananeira em um terreno plano a levemente ondulado, profundamente rico em material orgânico e com boa retenção de água, bem drenado. O fosfato de rocha pode ser adicionado ao solo para fornecer fósforo. Misture com o composto e o solo superficial para melhorar a fertilidade do solo e promover o desenvolvimento das raízes. Coloque o solo superior / estrume e mistura de fertilizantes no buraco de plantio. Se a mistura não preencher o buraco, o solo das áreas vizinhas pode ser acrescentado. O centro do buraco deve ser marcado com uma cavilha e deixado em repouso por no mínimo duas semanas.

Plantando Muda de Bananeira
Plantando Muda de Bananeira

O fosfato de rocha deve ser aplicado uma vez por ano para repor outros nutrientes essenciais às plantas de banana em crescimento. Após o plantio, é importante adicionar fertilizantes orgânicos, como lama (mistura aquosa composta de esterco de vaca e urina) uma ou duas vezes por mês ao redor das bases de bananeira (mas não muito perto das plantas).

Como Verificar se há Nutrientes nas Bananas

É importante monitorar continuamente as plantinhas de banana. Cada banquinho de bananeira deve ter apenas três plantas em diferentes estágios de crescimento. Uma planta mãe, principal, com um grupo, um broto que tenha metade do tamanho da planta principal e uma que é o menor ou mais recente sugador emergente. Quaisquer outros brotos são chamados de otários e são  indesejados. Devem ser removidos continuamente à medida que surgem.

Um ano após o plantio, o caule do broto deve ser maior do que a haste da principal. Isso mostra que as bananas estão crescendo bem. Mas se perceber que o caule desse broto é do mesmo tamanho ou mais fino que o caule da principal, isso significa que as bananas não têm nutrientes essenciais para o solo. Isso é uma indicação de que as plantas precisam de mais fertilizante  orgânico.

O Processo de Mulching

A adição contínua de cobertura morta é uma forma de manter a fertilidade do solo em uma plantação de banana. Esse tipo de cobertura conserva a umidade, controla as ervas daninhas e reduz a erosão do solo. Quando a cobertura se decompõe, libera nutrientes que são absorvidos pelas bananas, promovendo seu crescimento. O material para cobertura é de palha, pode ser grama, folhas de bananeira picada e os caules (também chamados de pseudo-hastes). A cobertura morta, ou mulching pode melhorar significativamente a adição de resíduos orgânicos que favorecerão o crescimento das raízes, estimulará a atividade biológica do solo, controla a erosão aumentando a infiltração das águas e melhorando a drenagem, auxilia na temperatura ideal de solo, elimina ou reduz o mato que causa abafamento do solo, aumenta o teor de nutrientes do solo reduzindo assim a necessidade de adubação e, enfim, contribui para a produção de cachos frutíferos pesados e ricos.

O resíduo da colheita de feijão, talos de milho, pode ser usado como cobertura morta. O mulch deve ser mantido longe da base das plantas para impedir o desenvolvimento de mais raizes nas bananas. Palha deve ser espalhada em pouca quantidade para reduzir as pragas na bananeira.

Trabalhando com Fertilizantes

É importante conferir nas embalagens de fertilizantes a quantidade de metais pesados contidos. Tem de ser o mínimo possível. As fontes nutricionais permissíveis são o bórax e os quelatos naturais. Você pode optar por usar regularmente um fertilizante equilibrado que contenha todos os nutrientes micro e secundários de que a planta precisa ou divida as refeições de acordo com as necessidades crescentes da planta. Por exemplo, aplique fertilizante rico em nitrogênio uma vez por mês durante a estação de crescimento e depois corte quando a planta florescer. Neste ponto, mude para um alimento com alto teor de fósforo ou alto teor de potássio. Fertilizar uma bananeira com nutrientes adicionais é bastante raro. Se você suspeitar de algum tipo de deficiência, pegue uma amostra de solo e faça a análise, e alimente-a conforme necessário, de acordo com os resultados.

Fertilizando as Bananeiras
Fertilizando as Bananeiras

Como mencionado, as bananeiras são grandes produtoras, então elas precisam ser fertilizadas regularmente para serem produtivas. Existem algumas maneiras de alimentar a planta. Respeite as orientações de seu fornecedor os as regras contidas na embalagem. Misture o fertilizante com a água e aplique quando você irrigar. Com que frequência você deve  regar / fertilizar? Quando o solo secar a cerca de um centímetro e meio, regar e fertilizar novamente. Se você optar por usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio e alto teor de potássio, o método é um pouco diferente. Adicione o alimento com alto teor de nitrogênio ao solo uma vez por mês durante a estação de crescimento na dose completa, de acordo com as instruções do fabricante. Quando a planta começar a florescer, corte o fertilizante com alto teor de nitrogênio e mude para um que seja rico em potássio. Pare de fertilizar se o solo tiver um pH de 6,0 ou menos ou quando a planta começar a frutificar.

Veja também

Flores de Cravo em Ritual Fúnebre

Flor de Cravo de Defunto Significado

Os Seres Humanos e Seus Rituais Desde que passamos a nos organizar como sociedades nós, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *