Home / Natureza / Vulcões no Mundo

Vulcões no Mundo

Os vulcões são definidos como falhas na crosta terrestre que servem como uma ligação entre o núcleo da terra e o meio externo em que vivemos. É por meio dos vulcões que o magma (rochas derretidas do interior terrestre), alguns gases e água em forma de vapor são expelidos para o nosso ambiente.

Como são Formados os Vulcões?

Os vulcões são formados principalmente quando duas bordas de placas tectônicas se encontram, a pressão e atrito das duas irá causar essa elevação e o vulcão se formará com o passar do tempo. Por conta disso, as áreas com mais vulcões em atividade e maior abalo sísmico são próximas às placas tectônicas e serão melhor explicadas mais para frente.

Vulcões no Brasil

O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica (a Placa Sul-Americana) e por esse motivo não existem vulcões, já que estamos longe de ambas as bordas da placa. 

Porém é interessante notar que antes da Pangeia o Brasil possuía grande atividade vulcânica e foi essa atividade intensa que gerou ilhas como Fernando de Noronha, já houveram grandes inundações causadas por vulcões até mesmo no estado de São Paulo, mas tudo isso ocorreu há mais de 250 milhões de anos, então não há motivo para se preocupar atualmente.

Vulcões no Mundo

Nem todos os países possuem a mesma sorte do Brasil e alguns fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área com mais de 40.000km de extensão onde ocorre 80% da atividade sísmica do planeta e abrange o oeste das Américas e o leste da Ásia e Oceania; ou seja, são muitos países e pessoas que estão sob constante ameaça de atividade vulcânica e o mais afetado é o Japão. 

Toda essa atividade ocorre porque a área se encontra entre 6 placas tectônicas, são elas: Placa do Pacífico (a maior do mundo), da Eurásia, das Filipinas, da Índia, da América do Norte e de Nazca; por isso não ocorrem apenas vulcões, mas também outros fenômenos como maremotos e terremotos. 

Como dito anteriormente, o Brasil apenas não foi atingido porque se encontra no meio da placa tectônica, porém todos os vizinhos nas extremidades como Colômbia, Peru e Chile estão sob a ameaça vulcânica. 

Além do Círculo de Fogo, existe também o Círculo de Fogo do Atlântico que é onde ocorre os outros 20% de atividade sísmica do planeta. Ele abrange a América Central, Antilhas, Cabo Verde, Açores, região do Cáucaso e Mediterrâneo; de todos esses os mais afetados são os países da América Central. Esse círculo de fogo está entre as placas tectônicas do Caribe e da África.

Círculo de Fogo do Pacífico

Vamos conferir alguns dos vulcões em atividade que estão dentro do Círculo de Fogo:

  • Kilauea
Vulcão Kilauea
Vulcão Kilauea

Localizado nos Estados Unidos, mais especificamente no Hawaii, ele é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do planeta. Tem entre 300.000 e 600.000 anos porém sua primeira erupção ocorreu apenas no ano de 1983 e a última em 2011. Além de ser muito ativo, ele é considerado grande, suas paredes podem chegar a 120m e suas 2 zonas ativas possuem 125km e 45km de extensão.

Apesar de toda essa atividade perigosa, o vulcão recebe quase 3 milhões de turistas por ano e muitos hotéis foram construídos em áreas próximas -porém seguras, para que os turistas possam aproveitar a paisagem completamente.

  • Tungurahua
Vulcão Tungurahua
Vulcão Tungurahua

Localizado no Equador, o vulcão tem erupções tão fortes que causa até mesmo terremotos nas áreas ao redor. Ele é ainda maior do que o Kilauea e suas paredes chegam a 5000m. Sua primeira erupção ocorreu em 1873 e a última em 2016.

  • SakuraJima 
Furacão SakuraJima
Furacão SakuraJima

O Japão não poderia ficar fora dessa lista, já que o país está localizado em 3 das 6 placas do Círculo de Fogo e é de longe o mais afetado com desastres naturais constantemente. Localizado na ilha de Kyushu, o SakuraJima teve sua última erupção em 2012.

Devemos dar destaque à sua erupção de 1914 que foi considerada a maior de todo o século XX no país; dias antes os residentes foram obrigados a deixar a ilha mas mesmo assim muitas pessoas que ficaram morreram; o vulcão atingiu ilhas ao redor e a atividade sísmica durou por meses, destruindo por completo toda a área.

  • Etna
Furacão Etna
Furacão Etna

Localizado na Itália na parte oriental da região da Sicília, é o vulcão com maior atividade sísmica do continente europeu. É considerado um dos 16 vulcões da década pelas Nações Unidas e patrimônio da UNESCO por conta da intensa atividade vulcânica e da área densamente povoada em que se localiza.

Sua primeira erupção ocorreu no ano de 1669 e sua última erupção foi recente e ocorreu em fevereiro de 2017; ele possui 3.350m de altura.

Círculo de Fogo do Atlântico

Vamos conferir agora alguns dos vulcões que fazem parte desse Círculo de Fogo.

  • Acatenango
Vulcão Acatenango
Vulcão Acatenango

Localizado na Guatemala, possui quase 4.000m de altura e se tornou uma atração turística no país já que está perto do Vulcão do Fogo que também atrai muitos turistas todos os anos.

  • Santa María
Vulcão Santa María
Vulcão Santa María

Também localizado na Guatemala, merece destaque pois a sua erupção do ano de 1902 foi uma das 3 maiores do século XX. Sua última erupção, porém, foi no ano de 2013 e ele possui 3.3772m de altura. Apesar de considerado um dos mais perigosos da América Central, como sua última erupção foi há quase 6 anos, atualmente existe muita atividade turística no local.

  • Tacaná
Vulcão Tacaná
Vulcão Tacaná

Localizado (também) na Guatemala e em parte do México, é o segundo pico de maior altitude da América Central, possuindo mais de 4.000m de altura. Atualmente não é considerado perigoso já que sua última erupção foi em 1986.

Impressionante como existem tantos vulcões e áreas consideradas extremamente perigosas para a presença humana no mundo, e os citados nesse texto foram apenas alguns dos ativos; existem muitos outros pelo mundo todo!

Com tantos vulcões no mundo, alguns países -como o Japão e as ilhas do Caribe, acabaram se acostumando ao longo do tempo e já constroem suas estruturas pensando nas possíveis tragédias que podem ocorrer. No fim os brasileiros são realmente sortudos pela localização, são muitos os países afetados por esses vulcões, inclusive nossos vizinhos.

Se interessou pelos vulcões e quer entender um pouco mais sobre esse tema? Leia mais sobre os Tipos de Vulcão

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *