Home / Natureza / Vulcões Atacama – Quais São?

Vulcões Atacama – Quais São?

Um oásis sem deserto é apenas uma área residencial com piscina. Um oásis é tão importante para o deserto quanto a água é para a sede. Atacama, o lugar mais seco da terra, é bem conhecido por seus vulcões e gêiseres. Pode não ser tão elegante quanto o Versalhes, mas passear pelos jardins franceses não é a mesma coisa que caminhar pelas dunas chilenas.

Se você decidir ir, tenha em mente que o Atacama é apenas uma continuação do sol na terra. Aqui, chove a cada 15 anos, então você pode não precisar do seu poncho ou botas de chuva. No entanto, você precisará de agasalhos, pois à noite as temperaturas caem para até -25 graus Celsius.

O Que Há no Atacama

Já com relação a temperatura máxima, não se preocupe. As temperaturas não devem exceder 50 graus Celsius. Não é grande coisa para você, certo? Afinal, altas temperaturas são um incentivo. é por isso que você escolheu o Atacama em vez de ir pra Sibéria. Bom, se você decidir mesmo por este deserto, você não está procurando por mau tempo. Você o escolheu por causa de seus muitos vulcões e dezenas de gêiseres, que expelem água com mais de 10 metros de altura. e claro, por causa de San Pedro de Atacama, onde como conseqüência da simbiose do rio com o deserto, existe a vegetação local única como um primeiro presente de entrada a que somos agraciados logo na chegada.

Sabia que a Bolívia está logo ali, ao virar da esquina de San Pedro de Atacama? Reserve uma excursão de 3 dias em um veículo 4×4 e não irá se decepcionar.Você será capaz de visitar o Salar de Uyuni e a ilha Incahuasi. Você também pode ver a laguna colorada e outros lugares interessantes, no alto planalto andino, como a laguna Blanca e o deserto Daly, além dos banhos termais e gêiseres do Sol de Mañana.

Se você começar sua excursão a partir de São Pedro, você pode escolher entre voltar para seu ponto de partida em São Pedro ou terminar sua viagem em Uyuni. Esta última opção pode ser melhor para você, caso decida continuar sua aventura na Bolívia. Mas se a intenção for a de continuar explorando a região próxima a São Pedro, então vamos por partes. Vamos nos concentrar aqui apenas nos principais vulcões turísticos da região, o que já é suficiente pra lhe proporcionar uma das viagens mais empolgantes que poderá fazer na vida.

Escalar Vulcões são o Máximo

Não te assuste com a altura! Eles são grandes, mas não são assassinos! Escalar vulcões perto de São Pedro é uma atividade que pode ser feita por quase todos. Você não precisa ser um especialista em alpinismo, você só precisa de um pouco de preparação, aclimatação e coragem para entrar e se aventurar.

Se você é um alpinista experiente, eu recomendo dois vulcões, quase 7.000 metros acima do nível do mar: Llullaillaco (6.760 m) e Ojos del salado, que é o vulcão mais alto do mundo, localizado a 6.891 m. Escalar estas montanhas requer mais preparação e também mais tempo: ambas as jornadas levam cerca de uma semana. Ainda há os vulcões Ollague e Aucanquilcha (5.870 m), Pastillito (4,710 m), Cordón del Azufre (5,481 m), Laguna Verde (5.464 m), Miñiques (5,910 m), Jotabeche (5.432 m), Falso Azufre (5,906 m), Pular (6,233 m), Leon Muerto (4,799 m) e o Copiapó (6,052 m).

Entre a grande variedade de vulcões de escalada nesta área, eu pessoalmente descreverei a você minhas experiências de montanhismo, para que você possa se aquecer e tentar escalar ao menos alguns destes vulcões espetaculares.

Cerro Toco

O vulcão Cerro Toco é um dos mais acessíveis e fáceis de escalar nas proximidades de São Pedro. No entanto, antes de você pular para a direita, eu recomendo que você faça algumas caminhadas em grandes alturas (mais de 4.000 m), para que seu corpo possa se ajustar a ambientes de baixo oxigênio. Essa subida é para iniciantes. Não há dificuldades em todo o percurso. nem mesmo há neve. A inclinação máxima é de 15 graus e a rota é sempre protegida. Não há risco de cair. Existe, no entanto, o risco de ficar muito excitado quando a cúpula é alcançada, porque a visão dos vulcões próximos Licancabur e Juriques são simplesmente persuasivas.

Vulcão Lascar

O vulcão Lascar é um vulcão muito ativo, com erupções anuais de cinzas vulcânicas. Escalar esta montanha é particularmente perigoso no verão, durante a estação da tempestade (a partir de dezembro a fevereiro), pois uma mudança de direção do vento poderia te pegar no meio de cinzas ou até mesmo chuva ácida. Há 6 crateras no cume. a cratera central é a que tem mais atividade nos últimos séculos. constantemente expele gases com altas concentrações de dióxido de enxofre.

Tecnicamente, é uma montanha fácil de escalar, com inclinação máxima de 25 graus. Se você estiver em forma, pode fazê-lo em apenas um dia. É como estar subindo as estrelas ao escalar até o lago Legia. Os objetivos é chegar à cratera, que tem cerca de 3 km de diâmetro. De lá, a cúpula é apenas uma hora de distância.

Vulcão Licancabur

O vulcão Licancabur é o rei de todos os vulcões da região de São Pedro. É um marco devido à sua forma piramidal perfeita e por seus quase 6.000 metros de altura. Escalar este vulcão é um desafio, mas você ama desafios. É um vulcão não ativo que você deve acessar através da fronteira com a Bolívia. Há material solto de erupções antigas e uma inclinação máxima de 35 graus. É uma subida exigente, o que exigirá alguns dias, mas sem dificuldades técnicas.

Vulcão Sairecabur

A base do vulcão Sairecabur fica a apenas duas horas de distância, em um 4×4, de São Pedro de Atacama, É um vulcão não-ativo, com dois apelidos: o teta e o vulcão do mau tempo. Você pode chegar ao ponto de partida, tomando a estrada mais alta no Chile. no entanto, é provável que a neve torne impossível subir de carro, uma vez que estamos falando de  uma altitude acima de 5.000 metros. Se esse não for o caso, a subida até o topo é rochosa e macia. A enorme cratera de 5,5 km de diâmetro está situada a essa altura.

Você pode atravessar a cratera diagonalmente para continuar subindo. A partir desse ponto, você subirá por um declive suave até chegar a uma antiga mina de enxofre. depois, um declive de 45 graus o levará ao cume. A encosta íngreme, junto com grandes pedras que você deve escalar, pode tornar isso um pouco difícil. É uma subida exigente e requer certa técnica, embora você não precise subir a qualquer momento ou usar cordas fixas.

Como vimos, São Pedro de Atacama é um local de sonho para os amantes da natureza, localizado em um local único e com um enorme catálogo de atividades. O deserto de Atacama é como um homem sem se barbear. Ele não precisa aparar nada apenas pra fingir que se parece com uma boa pessoa. Ele apenas é. A face menos gentil da terra é também a mais honesta. Atacama está esperando por você para descobrir que os vulcões e os viajantes são feitos um para o outro. Garanto-lhe que esta será uma experiência inesquecível.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *