Home / Natureza / Vulcão Tavurvur

Vulcão Tavurvur

Os vulcões são pontos de extravasamento de magma, ou seja, do material proveniente do manto terrestre (camada do planeta situada entre 5 e 70 quilômetros d profundidade). Esses pontos de extravasamento podem estar presentes na superfície terrestre ou no fundo o mar.

Os vulcões, geralmente, estão localizados acima ou no intervalo entre duas placas tectônicas. A dinâmica dessas placas interfere diretamente nas atividades vulcânicas em todo o mundo, bem como no surgimento de outras catástrofes naturais, tais como os terremotos e tsunamis. Em relação à origem das placas tectônicas, é importante considerar que nós vivemos em uma camada delgada e externa denominada crosta terrestre, e essa crosta possui vários compartimentos chamados de placas tectônicas. Essas placas tectônicas movem-se flutuando sobre as rochas aquecidas do manto terrestre. esses movimentos são denominados de correntes de convecção, as quais implicam no desenvolvimento de atividades vulcânicas.

No planeta Terra há centenas de vulcões, muitos deles ativos e com histórico de erupções frequentes, dentre eles o vulcão Tavurvur, estratovulcão pertencente à Papua-Nova Guiné.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o vulcão Tavurvur e suas principais características.

Então venha conosco, e boa leitura.

Conhecendo as Partes de um Vulcão

Genericamente falando, todos os vulcões possuem a estrutura do edifício vulcânico ou montanha. Nessa estrutura, há uma área chamada de cratera ou boca do vulcão, região através da qual o material magmático entra em contato com a superfície. Porém, também podem existir algumas fendas no vulcão, e delas serem expelidos poeira, gazes e rochas em estado sólido.

O caminho pelo qual o magma (líquido ou semilíquido) percorre até atingir a cratera é denominado de chaminé vulcânica.

Nos casos em que o ponto de erupção vulcânica está presente no fundo de mares e oceanos, após contínuas erupções e resfriamento do magma, este se consolida e, a possibilidade de atingir a superfície, pode formar uma ilha ou grupo de ilhas. Essas ilhas são chamadas de ilhas vulcânicas, a exemplo do arquipélago do Havaí, localizado no Oceano Pacífico, e das ilhas de Fernando de Noronha, localizadas aqui no Brasil.

Vulcões Mais Ativos do Mundo na Atualidade

Os vulcões podem ser classificados como extintos, os quais não há mais atividade vulcânica, apenas a formação rochosa; e ativos, nos quais há variados tipos de atividade, desde as erupções recorrentes de grande impacto ambiental, até a simples emissão de gases em pequena quantidade.

Dentre os vulcões atualmente considerados ativos, há aqueles que entram na classificam dos mais ativos do mundo, a exemplo do vulcão Kilauea, no Havaí; vulcão Tungurahua, no Equador, o qual também é capaz de gerar tremores de terra nos arredores; o vulcão SakuraJima, no Japão; o vulcão Etna, na Itália; o vulcão Anak Krakatoa, na Indonésia; o Monte Santa Helena, nos Estados Unidos; o vulcão Vesúvio, na Itália, localizado no golfo de Napóles; o vulcão Popocatepetl, localizado no México, considerado o segundo mais alto do país; e o vulcão Shiveluch, na Rússia.

O vulcão Tavurvur também está na lista dos mais ativos do mundo.

Vulcão Tavurvur: Características

O formato do vulcão Tavurvur é de um estratovulcão, ou seja, um vulcão em formato cônico, configurado assim em decorrência do magma extravasado durante milhares de anos.

Os estratovulcões são conhecidos por suas erupções de caráter explosivo, com emissão conjunta de gazes, poeiras e rochas incandescentes (fluxo piroclástico). Os estratovulcões se diferenciam dos vulcões em escudo, pois nesse segundo tipo o material magmático é expelido de forma um pouco mais lenta, e a localização está distante do ponto de encontro entre duas placas tectônicas.

O vulcão Tavurvur possui uma altitude baixa, pois está apenas a 223 metros de altura.

Vulcão Tavurvur: Localização Geográfica

O vulcão Tavurvur está localizado na Ilha de Nova Bretanha, dentro de Papua-Nova Guiné.

A ilha de Nova Bretanha pertence ao arquipélago de Bismarck, no qual corresponde à maior ilha do arquipélago, além da 38ª maior ilha do mundo. O que separa esta ilha de Nova Guiné são dois estreitos marítimos chamados de estreito de Vitiaz e estreito de Dampier. Além disso, esta ilha também está muito próxima da Nova Irlanda, estando separada deste país apenas pelo Canal de São Jorge.

Ilha de Nova Bretanha
Ilha de Nova Bretanha

Mesmo com a baixa altitude do vulcão Tavurvur (223 metros), a ilha de Nova Bretanha possui alguns pontos de elevada altitude, tais como o Monte Sinewit com 2438 metros.

A Papua-Nova Guiné, ou Estado Independente de Papua-Nova Guiné pertence à Oceania e ocupa a metade oriental da Ilha de Nova Guiné, além de algumas outras ilhas e arquipélagos a leste e à nordeste. Este país é considerado um dos países com maior diversidade cultural. Dados indicam que 840 línguas já foram registrados. A sociedade é estruturada em torno de comunidades tradicionais, predominantemente rurais.

O vulcão Tanvurvur também está próximo à cidade Rabaul, a qual geralmente precisa ser evacuada em episódios de erupções intensas.

Rabaul é cidade de grande foco turístico, em decorrência de possuir um dos melhores portos naturais do Oceano Pacífico, o qual atrai atividades de mergulho em apnéia ou em tanques de oxigênio. Esta cidade já foi a capital de uma das províncias de Papua-Nova Guiné (Nova Bretanha Oriental), no entanto, precisou ser reconstruída após uma erupção do vulcão Tanvurvur (ano 1994) que devastou a cidade. Dessa forma, a capital foi transferida para Kokopo.

Vulcão Tavurvur: Histórico de Erupções

A erupção ocorrida e registrada no ano de 1937 foi responsável por matar 507 pessoas. Anos após, em 1994, a cidade de Rabaul ficou completamente destruída como consequência da atividade vulcânica.

Em 2006, mais precisamente na data 7 de Outubro, ocorreu uma grande erupção responsável por lançar uma densa cortina de cinzas a uma altura de 18 Km, atingindo a estratosfera. Contudo, os fortes ventos do local afastaram essas cinzas de Rabaul. Esta mesma erupção, no momento da explosão, foi capaz de quebrar os vidros das casas que se encontravam a um raio de até mesmo 12 Km do local.

Em 2014, 29 de Agosto, ocorreu uma nova atividade, desta vez classificada como atividade estromboliana, ou seja, erupções medianas acompanhadas por períodos de “calmaria”. Neste episódio, magma incandescente e outros materiais vulcânicos foram lançados a alguns metros de distância, muitos atingindo a cidade de Rabaul.  O governo não emitiu ordem de evacuação para Rabaul, mas recomendou a permanência nas casas de modo a evitar a inalação de cinzas vulcânicas. No entanto, residentes de uma área próxima chamada South Pacific precisaram ser evacuados.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o vulcão Tavurvur, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos. Vulcão Tavurvur em erupção. Disponível em: <http://www.ivar.azores.gov.pt/noticias/Paginas/20140830-Vulcao-Tavurvur.aspx>;

PRANDI, J. Gigantes do Mundo. Os 10 vulcões mais ativos do mundo. Disponível em:< https://gigantesdomundo.blogspot.com/2013/08/os-10-vulcoes-mais-ativos-do-mundo.html>;

PRESSE, F. G1 Mundo. Monte Tavurvur entra em erupção em Papua-Nova Guiné. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/08/monte-tavurvur-entra-em-erupcao-em-papua-nova-guine.html>;

RIBEIRO, A. Infoescola. Vulcão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/geologia/vulcao/>;

Sergio. Ciências e Poemas. O que é um vulcão? Disponível em: <http://cienciasepoemas.blogspot.com/2011/05/o-que-e-um-vulcao.html>;

Wikipédia. Tavurvur. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tavurvur>.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *