Home / Natureza / Vulcão Sinabung na Ilha de Sumatra

Vulcão Sinabung na Ilha de Sumatra

Sinabung é um estratovulcão típico no norte de Sumatra, ao lado da cidade de Berastagi.

Passado misterioso

Não há erupções históricas confirmadas antes do despertar em agosto de 2010, mas possivelmente ele teve atividade por volta de 1600 e 1881. É evidente que o vulcão Sinabung tem frequentemente irrompido em seus flancos produzindo fluxos de lava. Sinabung tem quatro crateras de sobreposição, onde as fumarolas têm estado ativas, particularmente em 1912, mas nenhuma erupção seguiu o aumento da atividade fumarólica. As 4 crateras do cume estão alinhadas ao longo de uma direção NS. A mais nova cratera deste vulcão andesítico-dacítico fica no extremo sul das quatro crateras de topo sobrepostas.

Geografia do Vulcão

O estrato vulcão Sinabung está localizado em uma área relativamente fria num planalto fértil com montanhas que limitam o norte. A cratera do topo do vulcão tem uma forma complexa e mais longa devido a aberturas migratórias na linha norte sul. A 2460 metros de altura andesítica dacítica, o vulcão vem do arco Sonda que é criada pelo subducção da placa Indo-australiana sob a placa da Eurásia. As Ilhas Andaman estão no limite norte-noroeste do arco, enquanto o arco Banda está no leste. Sinabung tem um total de quatro crateras vulcânicas, sendo uma delas ativa atualmente.

Vulcão Sinabung no Mapa
Vulcão Sinabung no Mapa

Formado no pleistoceno, o estrato vulcão Sinabung está localizado ao norte da ilha indonésia de Sumatra, em uma área predominantemente agrícola. É vizinho do vulcão Sibayak que fica a 27 km, na região de Brastaggi.

Os Registros Eruptivos Atuais

Um surto ocorreu em agosto e setembro de 2010, após uma aquiescência sem registros desde 1912 ou 1600. Mas quando iniciou atividade na madrugada de agosto e de novo no mês seguinte, mais de 25 mil pessoas correram em busca de abrigo e refúgio. Cinzas vulcânicas foram expelidas tão longe quanto a cidade de Medan, e terremotos foram sentidos por até oito quilômetros.

Entre setembro e dezembro de 2013, ocorreram diversas erupções preocupantes no Sinabung. Mais uma vez dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas de mais de dez aldeias vizinhas, enquanto cinzas vulcãnicas eram lançadas há quilômetros acima no céu e fluxos piroclásticos bem como derrame de lava puderam ser observados. O alerta vulcãnico foi elevado ao máximo nesse período.

Nada muda em 2014, com dezenas de surtos eruptivos ocorrendo durante vários momentos no ano. Destaque para fluxos piroclásticos que apresentaram inclusive flashs explosivos no interior da nuvem, característica típica de erupções expressivamente perigosas, alarmando mesmo os vulcanologistas que monitoram as atividades do Sinabung.

Diversos aldeões, pelo menos mais de 30.000 habitantes, por várias vezes precisaram buscar abrigos fora de suas casas, várias plantações danificadas e casas parcialmente destruídas principalmente pelo peso das cinzas em seus telhados. Houve registro de pelo menos 16 mortes em resultado da atividade vulcânica nesse ano e a aldeia de Sigarang Garang foi a principal afetada.

A partir de junho de 2015, novos surtos eruptivos recomeçaram, com novas medidas de evacuação ocorrendo. Em maio de 2016, outro surto eclodiu, resultando em seis pessoas mortas como resultado de teimosia e irresponsabilidade, ilegais na zona restrita. Eles foram atingidos por uma cinza quente e avalanche de detritos vulcânicos.

Como já se percebeu, as atividades foram esporádicas mais sequenciais desde 2010, com breves intervalos de quietude. Em 2017 até os dias atuais as ocorrências também continuaram, com o vulcão expleindo cinzas em média a cinco quilômetros de altura e autoridades mantendo sete quilômetros de área no entorno do vulcão em permanente alerta, sob restrição. Terremotos também tem sido recorrentes, mas não há relatos de feridos ou mortos nos últimos dois anos.

Ecologia no Monte Sinabung

Um ecossistema responde ao vulcanismo de muitas maneiras diferentes, dependendo da frequência, escala e gravidade das erupções. Além disso, pode-se supor que o fluxo piroclástico da erupção, cuja temperatura foi estimada em 700°C por oficiais indonésios, matou grande parte da matéria orgânica, incluindo plantas e animais. Como visto na erupção do Monte Santa Helena, muitos insetos provavelmente morreriam devido à queda de cinzas. Esta abrasão devido à cinza causa uma rápida dessecação. Embora muitos insetos possam ter sobrevivido em árvores que não foram derrubadas ou enterradas no solo, esses insetos podem não viver muito tempo após o evento devido à falta de recursos. Muitos animais maiores podem não ter conseguido escapar do fluxo no tempo. No entanto muitos desses animais poderiam se recuperar de grupos de sobreviventes e de migrações de outras espécies.

Turismo no Vulcão Sinabung

Apesar do perigo constante e imprevisível, há muito turismo obviamente e você pode escolher opções que mais lhe convier se desejar também conhecer o Sinabung de perto. Subidas geralmente começam de Kabanjahe e Pematang Siantar. Escolha sua melhor opção e divirta-se. De fato há muito o que ver no entorno do vulcão e nas regiões povoadas próximas, como a cidade de Medan.

Para chegar ao Monte Sinabung de Medan , você precisa ir em direção a Berastagi , um adorável subdistrito famoso por maracujá. É melhor alugar um carro particular, microônibus ou táxi para chegar lá, já que o ônibus público pode não ser tão confortável. Você também pode pedir a ajuda de agências de viagens para a melhor opção para chegar lá. Quanto ao ônibus público, você pode ir para Jalan Ginting Padang Bulan Medan e pegar o ônibus chamado “Sumatera Transport” ou “Sinabung” para chegar a Berastagi. É cerca de 66 km de viagem em cerca de 2 horas de carro. De Berastagi, você pode dirigir-se a um dos pontos de partida para caminhar pelo Monte Sinabung em Sigarang-garang Village, Lau Kawar-Mardinding.

Motocicleta, táxi e microônibus são alguns veículos que você pode alugar na área para se locomover e ver mais em torno da área de Berastagi. Ao lado do panorama épico de Sinabung, e da floresta verdejante que se desdobra ao longo de seus caminhos, você também pode desfrutar das águas cênicas do Lago Lau Kawar, bem no sopé da montanha. Depois de uma emocionante caminhada até Mount Sinabung, este é o lugar perfeito para relaxar. Cercado por colinas verdes e brisas frescas, você pode relaxar e remar barco alugado para lazer ao redor do lago. Há também um parque de campismo nas proximidades para observar estrelas à noite.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *