Home / Natureza / Vulcão Sinabung Características

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua origem nos períodos geológicos do Pleistoceno ao Holoceno. Desde 1912, este vulcão registrava apenas emissão de gazes e fumaça pela cratera, sem haver registros de erupção vulcânica, a qual tinha ocorrido pela última vez no ano de 1600. No entanto, esse quadro se alterou no ano de 2010, e posteriormente neste ano de 2018, nos quais as erupções obrigaram moradores locais a se deslocarem para um local seguro e livre de riscos.

É importante lembrar que a Indonésia está situada em uma área de intensa atividade vulcânica e sísmica, chamado de círculo de fogo ou anel de fogo do Pacífico. Esta área possui uma extensão de 40 mil quilômetros, possui um formato que lembra uma ferradura ou semi-círculo e é formada por cadeias ou cordilheiras de montanhas, arcos de ilhas vulcânicas e vales de elevada profundidade. Ao longo da história, a movimentação das placas tectônicas para a formação do Anel de Fogo do Pacífico foi responsável por 90 % dos terremotos registrados no planeta.

Neste artigo você conhecerá algumas características importantes sobre esse vulcão, dentre elas a sua altitude, composição e histórico de erupções.

Então venha conosco e boa leitura.

Vulcão Sinabung Características Físicas Gerais

O vulcão Sinabung possui 2.460 metros de altitude, no entanto são 1143 metros de proeminência.

A exemplo do Vulcão Tavurvur , o Vulcão Sinabung é considerado um estratovulcão, ou seja, um vulcão com formato cônico que se formatou assim em virtude do material vulcânico extravasado de erupções anteriores. A constituição desse vulcão é formada basicamente por rochas de andesito e dacito. Nas áreas de encosta também há muitas partes cobertas por esse escoamento de lava.

Vulcões em formato de estratovulcão possuem grandes chances de gerar fluxos piroclásticos, ou seja, jatos de ar quente, cinza e pedras, os quais podem ser expelidos com a velocidade de até 160 Km/h, com uma temperatura que varia de 100 a 1.500 graus Celsius. Frequentemente há a formação de densas e elevadas cortinas de fumaça. O deslocamento de material vulcânico resultante desses fluxos acompanha a irregularidade e particularidades do relevo no qual está inserido.

Vulcão Sinabung Características das Rochas Vulcânicas Constituintes

O andesito é uma rocha ígnea vulcânica, com cor variando entre cinza e negro. A composição desta rocha é considerada intermediária e calcoalcalina. Possui como constituintes minerais o oligoclásio, a biotita, o hieprstênio, a hornblenda e a andesina com augita.

Em relação às rochas de dacito, elas frequentemente possuem tonalidade variando entre o vermelho e o vinho, com alguns fenocristais de coloração negra, cinza e branca. Seus constituintes minerais são o quartzo, a biotita, o piroxênio, o anfibólio, a ortoclase, o quartzo e o plagioclase (não considerado como um mineral propriamente dito, mas como uma série de soluções sólidas).

Vulcão Sinabung Localização Geográfica

O vulcão Sinanburg está localizado na Indonésia, na província de Sumatra do Norte, mais precisamente no planalto de Karo, sobre uma cordilheira chamada Arco de Sunda.

A Indonésia, ou República da Indonésia (como é denominada oficialmente), é um país que faz fronteira com a Malásia, Papua-Nova Guiné e Timor Leste . Recebe a classificação de maior arquipélago do mundo, pois o país comporta o incrível número de 17.508 ilhas.

Por ser localizada entre dois continentes (no caso entre a Ásia e a Oceania), a Indonésia é considerada uma nação transcontinental, além do quarto país mais populoso do mundo, com os seus 250 milhões de habitantes.

Ademais, a Indonésia é um país com grande foco do turismo internacional, possui muitas praias, lagos vulcânicos e áreas de belíssimas paisagens, compostas por vulcões e cadeias montanhas. Existem 400 vulcões no país, dos quais 129 estão ativos e 65 são classificados como perigosos.

A Indonésia é composta atualmente por 33 províncias, dentre elas a província de Sumatra do Norte, a qual, em sua porção oeste, é banhada pelo Oceano Índico; e, na sua porção leste, é banhada pelo estreito de Malaca.

Vulcão Sinaburg Histórico de Erupções

Antes das erupções mais recentes registradas nessa década, o vulcão Sinanburg estava inativo por muito tempo, na verdade, ele já esteva inativo a alguns séculos para ser mais preciso, pois apenas havia registros de uma erupção no ano de 1600.

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung
Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

No entanto, este cenário se alterou agora no século XXI, mais precisamente no ano de 2010, no qual uma erupção vulcânica provocou o lançamento de cinzas na atmosfera a uma altura aproximada de 1,5 Km. As autoridades indonésias precisaram evacuar 18 mil pessoas da região agrícola na qual o vulcão estava sitiado (ou seja, dos povoados de Kabanjahe e Berastagi). Este acontecimento pegou todos de surpresa, e reforçou a necessidade de vigilância sobre este vulcão, a fim de conhecer os seus padrões eruptivos. Essa vigilância ficou a cargo dos cientistas do departamento de vulcanologia da Indonésia.

O episódio de 2010 resultou em uma morte decorrente de problemas respiratórios, e não resultou em prejuízos ao trafego áereo.

No ano de 2013, por volta de meia-noite do dia 29 de Agosto, uma nova erupção obrigou o remanejamento de milhares de pessoas em uma raio de até 3 quilômetros em torno do vulcão. No ano seguinte (2014), esta erupção teve a sua continuação e matou dezesseis pessoas no mês de Fevereiro.

As erupções contínuas entre 2013 e 2014 trouxeram a necessidade de retirar 25 mil pessoas do local, destas 2.000 permaneceram em abrigos temporários até o ano de 2015.

Neste ano de 2018, em 14 de Fevereiro, o vulcão Sinabung entrou em erupção. Alguns dias após a erupção foi liberado uma espessa nuvem de cinzas, a qual atingiu a altura de 5 mil metros de altitude e obrigou que 30 mil pessoas fossem retiradas de suas casas.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o vulcão Sinabung, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

G1 Mundo. Erupção de vulcão provoca retirada de pessoas da Indonésia. Disponível em: < http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/erupcao-de-vulcao-provoca-retirada-de-pessoas-na-indonesia.html>;

Vulcão obriga à retirada de 30 mil pessoas do monte Sinabung. Disponível em: < https://www.jn.pt/mundo/videos/interior/vulcao-obriga-a-retirada-de-30-mil-pessoas-do-monte-sinabung-9128790.html>;

OLIVEIRA E SILVA. M. P. In Routes. Norte de Sumatra e suas belezas naturais. Disponível em: <http://inroutes.com/norte-de-sumatra-e-suas-belezas-naturais/>;

PACIEVITCH, T. Infoescola. Geografia da Indonésia. Disponível em: <https://www.infoescola.com/indonesia/geografia-da-indonesia/>;

PENA, R. A. Brasil Escola. Anel de Fogo do Pacífico. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/geografia/anel-fogo-pacifico.htm>;

PRESSE, F. G1 Mundo. Vulcão desloca milhares na ilha de Sumatra, na Indonésia. Disponível em: < http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/09/vulcao-desloca-milhares-na-ilha-de-sumatra-na-indonesia.html>;

Reuters. Thousand flee as long -sleepy  Sumatra volcano erupts. Disponível em: < https://www.reuters.com/article/us-indonesia-volcano/thousands-flee-as-long-sleepy-sumatra-volcano-erupts-idUSTRE67S06 O20100829>;

WINGE, M. Glossário Geológico. Dacito. Disponível em: <http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/dacito.htm>;

Wikipédia. Monte Sinabung. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Sinabung>.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *