Home / Natureza / Vulcão Mauna Kea

Vulcão Mauna Kea

Há muita coisa que torna o vulcão Mauna Kea impressionante. Os cinco vulcões do Havaí desde suas primeiras colonizações nativas eram reverenciados como montanhas sagradas, e a cúpula de Mauna Kea, a mais alta, é a mais sagrada. Os havaianos associaram elementos de seu ambiente natural a divindades específicas. Na mitologia havaiana , o cume do Mauna Kea era visto como a “região dos deuses”, um lugar onde espíritos benevolentes residem.

O Poderoso Vulcão Mauna Kea

O vulcão Mauna Kea se ergue bem acima da paisagem no lado norte da Ilha Grande do Havaí, estendendo-se a 4205 metros de altitude acima das praias ao longo da costa de Kohala. Na verdade, Mauna Kea é a montanha mais alta do mundo, elevando-se a 10.204 metros acima de sua base no solo do Oceano Pacífico. Em comparação, a elevação do Monte Everest está a 8.848 metros acima do nível do mar, tornando então o Mauna Kea a montanha mais alta do planeta.

Mauna Kea tem mais de 1 milhão de anos. Mesmo que a última erupção tenha ocorrido há cerca de 4500 anos, ela não é considerada extinta. É um vulcão adormecido, o que significa que ainda existe a possibilidade de que um dia ele acorde e entre em erupção novamente. Terremotos recentes sob o vulcão Mauna Kea podem sinalizar uma erupção iminente, embora os terremotos nem sempre sejam indicativos disso. Os cientistas acreditam que outra erupção ocorrerá em algum momento no futuro.

O monitoramento contínuo da atividade do subsolo ocorre com sismômetros e um único receptor GPS (operado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa) no próprio Mauna Kea, bem como instrumentos em Mauna Loa ao sul e Kohala ao norte.

Montanha Branca ou Montanha Sagrada?

A tradução em inglês de Mauna Kea é “montanha branca” em referência à sua cúpula sazonalmente coberta de neve. Em havaiano, Mauna Kea é na verdade uma versão curta de Mauna a Wakea . Wakea é o pai do céu, então Mauna a Wakea é a montanha que pertence ao céu. Geralmente é interpretado como montanha branca por causa da neve que é frequentemente visível no cume do vulcão, mas Mauna Kea ainda é sagrada na cultura havaiana.

Vulcões de Escudo

Como todos os vulcões da ilha do Havaí, o Mauna Kea é um vulcão-escudo. Os vulcões de escudo são geralmente grandes e largos, com lados largos e suavemente inclinados. A forma é devido à lava que flui suavemente através de longas distâncias durante uma erupção, acumulando-se em largas folhas e camadas à medida que esfria. Como os vulcões de escudo são mais proeminentes na cadeia havaiana, esse tipo de erupção também é conhecido como erupção havaiana.

Se você está planejando uma viagem ao topo, prepare-se para o frio. Mesmo quando não há neve na montanha, a temperatura pode ser 40 ou mais graus mais fria do que na praia. Saiba antes de ir. A estrada para o topo está fechada muitas vezes devido à neve e ventos fortes. Para verificar as condições atuais, visite o Centro Meteorológico de Mauna Kea no período que pretende passear por lá.

Uma trilha curta de aproximadamente meio quilômetro leva do topo da estrada até o topo do vulcão Mauna Kea. As vistas ao vulcão são espetaculares. Esteja preparado para ventos fortes e temperaturas frias. Uma opção um pouco mais desafiadora é uma caminhada até o Lago Waiau, localizada a uma altitude de 3.970 metros. A rota mais fácil para caminhadas até o Lago Waiau começa aproximadamente três quilômetros abaixo do cume do Mauna Kea. Os caminhantes devem estar em boas condições físicas, ter sapatos adequados para caminhada e usar agasalhos leves.

Do cume acima do lago é possível ver alguns dos telescópios no Observatório Mauna Kea.

Observatório Mauna Kea

O cume do Mauna Kea é um dos melhores locais do mundo para observação astronômica devido a condições favoráveis ​​de observação. As condições áridas são importantes para  a  astronomia  submilimétrica e infravermelha para esta região do espectro eletromagnético.  A atmosfera da cúpula é excepcionalmente estável, sem turbulência para algumas das melhores vistas astronômicas  do mundo. Esses e alguns outros fatores fizeram do Mauna Kea um excelente local para observação de estrelas.

O Observatório Mauna Kea é incomparável, com mais de uma dúzia de telescópios gigantes concentrados no espaço profundo. Se a altitude não lhe tirar o fôlego, a vista certamente o fará! O ar a esta elevação é limpo e nítido, proporcionando vistas impressionantes em todas as direções. No caminho para o topo, você vai parar no Centro Onizuka para a Estação de Informações aos Visitantes da Astronomia Internacional. Esta é uma parada importante para começar a ajustar a altitude extrema.

Centro Onizuka
Centro Onizuka

O centro de visitantes tem uma riqueza de informações e vídeos destacando o vulcão, os telescópios Mauna Kea e uma bela loja de presentes. Lanches leves e bebidas fornecidas antes de continuar até o topo.

Condução ao topo do Mauna Kea

É possível dirigir até o cume Mauna Kea e o Observatório Mauna Kea, mas a estrada de 11 quilômetros passando pelo centro de visitantes pode ser traiçoeira! É extremamente arriscado sem um veículo de tração nas quatro rodas. A estrada é áspera, íngreme e não pavimentada em seções. Não arrisque perder os freios durante a descida íngreme sem o benefício adicional de tração nas 4 rodas.

Mesmo se você estiver dirigindo seu próprio carro, é uma boa ideia parar na Estação de Informações ao Visitante por tempo suficiente para começar a se acostumar com a alta altitude. Lembre-se, o ar é muito mais fino e é um choque para o corpo viajar subitamente do nível do mar até quase cinco quilômetros de altura! A doença da altitude é um problema muito comum entre os visitantes do encontro Mauna Kea. Beba muita água e fique no centro de visitantes por pelo menos 30 minutos antes de continuar até o topo.

No topo, há um caminho curto, mas íngreme, que vai além da área de estacionamento até a cúpula do Mauna Kea. Se você está pronto para isso, esta caminhada definitivamente vai tirar o fôlego. Caso contrário, passear e desfrutar da impressionante variedade de telescópios Mauna Kea, e ficar para apreciar um pôr do sol do outro mundo! Com quase cinco mil metros de altura, o pôr do sol no vulcão Mauna Kea pode ser bastante dramático!

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *