Home / Natureza / Vulcão Mais Próximo ao Brasil na América do Sul

Vulcão Mais Próximo ao Brasil na América do Sul

Vulcões em atividade tem o grande potencial de alterar as condições fisiológicas da sua área ao redor, causar desastres naturais e interferir, até mesmo, nas condições climáticas do planeta Terra.

Isto acontece, pois, em atividade, eles ejetam, além da lava, uma grande concentração de gazes, poeira, cinza e até mesmo rochas. Quanto maior a velocidade de ejeção, mais intensos serão os impactos na área ao redor.

No Brasil, não há vulcões em atividade. Aqui há apenas vestígios que indicam atividade vulcânica intensa a milhares de anos atrás. No entanto, na América latina,  há vários vulcões em atividade e, inclusive, muitos com intenso potencial destrutivo.

Neste artigo, você conhecerá quais os vulcões existentes no continente latino e qual deles está mais próximo ao Brasil.

Então, venha conosco e boa leitura.

 Panorama Geral dos Vulcões ao Redor do Mundo

Estruturalmente, os vulcões são formados pelo edifício principal (ou cone vulcânico), cratera, chaminé (percurso pelo qual a lava sobe), e a câmara magmática (é o reservatório de rocha líquida, localizada abaixo do vulcão).

Quando a pressão exercida pelo magma é muito grande, ele é expelido da câmara magmática (vencendo a resistência natural desta área), e conduzido em direção à chaminé, para o meio exterior.

Durante erupções vulcânicas, pequenas partículas de rocha pulverizadas também podem ser lançadas, e transportadas com o vento a milhares de quilômetros, resultando em muitos transtornos. Se o vulcão for do tipo estratovulcão, a chances de ocorrer fluxos piroclástico são ainda maiores.

Os vulcões em atividade se localizam em áreas de grande instabilidade, o equivale ao posicionamento na borda das placas tectônicas.

A maioria dos vulcões está presente em áreas montanhosas, há ainda alguns vulcões que se encontram submersos.

A maior atividade vulcânica, e consequentemente sísmica, do mundo é exercida por uma área denominada Círculo (ou anel) de Fogo do Pacífico. Geograficamente, nesta área há um alinhamento de quase todos os vulcões da Cordilheira dos Andes, em direção às Filipinas. Neste trajeto, eles aproximam-se da Costa Oeste da América do Norte e do Japão.

Vulcões da América Latina

Argentina

Na Argentina, estão distribuídos os vulcões Antofalla, Batea Mahuida, Caldeira de Vilama, Cerro Bonete, Copahue, Cordón del Azufre, Lanin, Lastarria, Llullaillaco, Monte Parofes, Ojos del Salado, Monte Pissis, Sierra Nevada de Lagunas Bravas, Socompa, Tupungato, Domuyo e o Vulcão Walther Penck.

O vulcão Domuyo é considerado a montanha mais alta da Patagônia, e uma importante atração turística. O vulcão Ojos del Salado é considerado o vulcão mais alto do mundo, com altitude de 6.893 metros.

Bolívia

A Bolívia abriga os vulcões Cabaray, Cerro Columa, Cerro Lípez, Licancabur, Nevado Sajama, Olca, Ollague, Parinacota, Patilla Pata, Pomerape, Tata Sabaya, Tunupa e Uturuncu.

O vulcão Licancabur está localizado no Deserto do Atacama, Cordilheira dos Andes e fronteira entre o Chile e Bolívia.

Chile

No chile, é possível encontrar os vulcões Anillanca, El Rojo Norte, Casablanca, Cerro Chela, Cerro Colorado, Curiquinca, Escalante, Putana, Sairecabur, Tacora, Poike, , Cerro Miscanti, Osorno, Villarica, Callbuco e Puntiagudo.

O vulcão Villarica é considerado o mais ativo do mundo.

A 3.700 Km da costa oeste do Chile, está localizada a Ilha de Páscoa, a qual abriga o vulcão de Rano Kau.

Colômbia

A Colômbia apresenta um número de vulcões um pouco reduzido, em comparação aos países vizinhos. Neste país estão presentes os vulcões El Totumo, Galeras, Nevado del Huila, Nevado del Ruiz.

Equador

Os vulcões existentes no Equador são o vulcão Antisana, Cayambe, Chimborazo, Cotopaxi, El Altar, vulcão da Ilha Fernandina, Illiniza, Reventador, Sangay, Tungurahuae vulcão Wolf.

O vulcão Cotopaxi é considerado um dos mais ativos do mundo e o vulcão mais alto do Equador.

A 1000 Km da costa do Equador, existe o arquipélago de Galápagos, no qual está presente o vulcão de Sierra Negra.

Peru

No Peru, é possível encontrar os vulcões Ampato, Chachani, Huaynaputina, Misti, Nevado Coropuna e Pichu Pichu.

Vulcanismo no Brasil

À parte ao cenário da América Latina, no Brasil não há vulcões ativos. Alguns indícios de atividade vulcânica pré-histórica foram encontrados na Cidade de Iguaçu (RJ); no estado do Mato Grosso (fronteira com o Paraguai); nas cidades mineiras de poço de Caldas e Araxá; em São Paulo (Guarulhos e Pirapora de Bom Jesus).

Um grande curiosidade é que na Amazônia, foram encontrados indícios do que seria o vulcão mais antigo do mundo. Com idade estimada em 1,9 bilhões de anos, este extinto vulcão está localizado entre os Rios Tapajós e Jamanxim. Faz parte de uma área chamada Uatumã, que é formada por rochas vulcânicas.

Outras estruturas geológicas no complexo de Uatumã também estão em análise. Acredita-se que é possível encontrar indícios de outros vulcões nesta área, principalmente, em decorrência da teoria que, em períodos ancestrais, a Amazônia era um cenário desértico e com intensa atividade vulcânica.

Vulcão Mais Próximo ao Brasil

O Brasil é famoso por sua extensa dimensão territorial, e por fazer fronteira com quase todos os países da América Latina (com exceção apenas do Chile e do Equador).

Dentre o grande número de vulcões presentes na América Latina, o vulcão mais próximo ao Brasil é o vulcão Misti, no Peru.

A altitude deste vulcão é de 5.822 metros de altitude. Tem formato cônico e fica a 18 Km da Província de Arequipa.

Arequipa é considerada a segunda maior cidade do Peru. As cinzas ácidas provenientes do vulcão contribuem para que o solo da cidade seja extremamente fértil e favorável às práticas agrícolas.

O vulcão Misti é considerado um estratovulcão, e já foi conhecido por ser quase que completamente revestido com neve. Atualmente, graças ao aquecimento global, há apenas uma pequena camada de neve no pico. Este vulcão é cartão-postal e marca registrada de Arequipa. Ele é visível em todos os pontos da cidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o vulcão Misti, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

LNEG. Dossiers Temáticos. Vulcanismo. Disponível em: < http://www.lneg.pt/CienciaParaTodos/dossiers/planeta_terra/vulcanismo>;

Mundo Educação. Vulcões. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/vulcoes.htm>;

PETRUCCELLI, L. Conheça o famoso vulcão Misti no Peru. Disponível em: <http://foradazonadeconforto.com/conheca-o-famoso-vulcao-misti-no-peru/>

Viagem em Pauta. Conheça vulcões da América do Sul. Disponível em: < http://viagemempauta.com.br/2014/05/30/vulcoes-da-america-do-sul/>;

WIKIPÉDIA. Categoria: Vulcões da América do Sul. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Vulc%C3%B5es_da_Am%C3%A9rica_do_Sul>.

Veja também

Principais Características do Agroecossistema

Como bem sabemos, todo o setor agropecuário é a base da nossa alimentação desde muitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *