Home / Natureza / Vulcão Licancabur Erupção

Vulcão Licancabur Erupção

Mais um artigo da série vulcões em nosso blog. Há muitos espalhados por aí. Aqui falaremos um pouco do impresionante vulcãolicancabur.

Conhecendo o Vulcão Licancabur

O extratovulcão Licancabur fica entre os países da Bolívia e  do Chile, ao lado da Laguna Verde. A última erupção documentada data do período Holoceno.

O vulcão Licancabur faz fronteira entre o departamento de Potosí, na Bolívia, e a região de Antofagasta, no Chile . Devido à sua altitude superior a 5.900 metros de altitude e seu cone quase perfeito, é um elemento de paisagem predominante na cordilheira andina da província de El Loa daquela região chilena. Mais de um terço da encosta nordestina pertence à Bolívia, do sopé da encosta, a 4360 msnm, a 5400 msnm.

Em território chileno, localiza-se no lado norte da passagem de Portezuelo del Cajón, a nordeste do vale da Lua e da cidade turística de San Pedro de Atacama.

No lado boliviano, há a reserva nacional da fauna andina Eduardo Avaroa, que é protegida porque no seu sopé fica a Laguna Verde, que concentra um grande número de flamingos andinos.

A lagoa que está em sua cratera, 90 × 70 metros, com uma superfície de 0,5 ha e uma profundidade entre 5 e 6 m, é o quinto lago mais alto do mundo. Apesar das temperaturas de -30°C à noite, contém uma biomassa variada que compartilha um biótopo exclusivo.

Conhecendo a Laguna Verde

A Laguna Verde é uma laguna de água elevadamente salgada na andina boliviana, localizada na Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa no alto planalto no departamento de Potosí, perto da fronteira com o Chile. Tem uma cor verde esmeralda devido ao alto teor de magnésio, carbonato de cálcio, chumbo e arsênico em suas águas. Há evidências que sustentam a presença de microrganismos extremófilos na região, adaptados à alta radiação solar e à presença de arsênio, alta salinidade e alcalinidade. É também um excelente destino turístico, já que está no sopé do vulcão Licancabur.

Conhecendo o Vale da Lua

O Vale da Lua é uma atração paisagística no caminho do vulcão, localizado no Deserto de Atacama, 13 km a oeste de San Pedro de Atacama e 110 km a sudeste de Calama, pertencente à Região de Antofagasta. Em 1982, foi declarado um santuário da natureza e faz parte da reserva nacional de Los Flamencos, sua receita é gerida pela Conaf e é acessível a partir de San Pedro de Atacama.

Junto com então o chamado Vale da Morte, este lugar é único dentro do ambiente circundante da Serra Orbate em 2500 metros acima do nível do mar, é um tamanho relativo de depressão com 440 quilômetros quadrados do chamado Cordillera de la Sal no Salar de Atacama cercado por cristas de 500 m de altitude. Sua extensão inclui do oeste pela cordilheira de Domeyko, pelo leste por Toconao e Peine pelo sul.

Estudos geológicos recentes indicam que não foi um grande lago ou o perímetro interior do mar, no El Tambo entre Toconao e Peine no final do terciária formada pela área de recepção do vulcão Licancabur cujas estopas e depósitos de detritos formada na base da serra além do sal que foram depositados de uma falha tectônica da Cordilheira de Domeyko, deram a base de uma paisagem tão peculiar. É constituída por uma série de vales e transversais elevadas de afloramentos em direcção a noroeste como casacos siltito, gesso, e sal (cloreto de sódio), argila e areia que formam rochas sedimentares paleozoicas.

Foi modelado ao longo de milênios pela erosão fluvial e eólica, que tem esculpido seu solo em formas tais como cumes com picos, ravinas, montes de cores cinza e ocre, que dão ao vale da lua uma aparência tão característica. O clima desértico de altitude elevada cria uma grande oscilação térmica entre dia e noite, de cerca de 18°C.

As Comunidades Vizinhas

A província de El Loa está localizada a leste da região de Antofagasta, no Chile. Possui uma área superior a 42.000 km² e tem uma população superior a 175.000 habitantes. Sua capital é a cidade de Calama. É a capital da extração do cobre, um dos minerais mais importantes do país. Também é característico por seu clima desértico e paisagem. San Pedro de Atacama é uma grande atração turística.

San Pedro de Atacama está localizado a 1.700 quilômetros de Santiago e a 160 quilômetros da passagem internacional de Jama, e a 200 km da passagem de Sico, que faz conexão com a província de Salta (Argentina). San Pedro de Atacama é a porta de entrada para um dos maiores e mais áridos desertos do mundo: o deserto de Atacama. Grande parte do território comunal corresponde ao Salar de Atacama.

Nas últimas décadas, San Pedro de Atacama tornou-se um dos principais polos turísticos do Chile, sendo o ponto de partida para os diversos passeios pelas terras altas do Atacameño. Em seu entorno há importantes atrações como os gêiseres do Tatio, o Vale da Lua e a Reserva Nacional Los Flamencos, além de ruínas arqueológicas e outros monumentos históricos, como o pucará de Quitor.

Nas suas origens foi o destino de mochileiros e viajantes, mas hoje os turistas vêm de todos os cantos do mundo, especialmente europeus, atraídos pela beleza natural da região e pelo charme particular da cidade.

Reserva Nacional Eduardo Avaroa

A Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa tem o nome de um herói boliviano. Está discretamente localizado entre as alturas da Cordilheira dos Andes, no canto mais a sudoeste da Bolívia, a área protegida mais visitada do país, com pelo menos 40 mil visitantes por ano.

As montanhas da reserva são as montanhas andinas mais altas na fronteira da Bolívia com o Chile e a Argentina. Eles são pontilhados com vulcões em erupção, fontes termais, gêiseres fumegantes e fumarolas.

A reserva está localizada em uma região com relevo irregular com planícies e planaltos ladeados a oeste por um cordão vulcânico, extensas cordilheiras ocidentais, cujo expoente maior é o vulcão Licancabur , e montanhas fortemente dobradas. A extensa reserva culmina na saia nordeste do imponente vulcão Licancabur.

Paso Portezuelo del Cajón

Paso Portezuelo del Cajón ou Hito Cajón é uma passagem de pessoas e veículos entre a República do Chile e a República da Bolívia, esta área chilena corresponde à II Região de Antofagasta. A atenção policial mais próxima está na subestação de San Pedro de Atacama, a 45 km de distância. A altura do passe é de 4.480 metros acima do nível do mar, o horário de funcionamento é das 08:00 às 23:00 e todos os tipos de procedimentos aduaneiros são permitidos.

Em agosto de 2017, entrou em operação um novo complexo fronteiriço de 750 metros quadrados, com um investimento de mais de 779 milhões de pesos, com capacidade de atendimento simultâneo para quatro ônibus médios e três veículos particulares, o que permitirá um controle rigoroso 250 a 300 pessoas diariamente circulando neste corredor internacional.

Histórico de Erupções

Fluxos de lava andesítica de blocos jovens com diques proeminentes estendem-se 6 km pelos flancos ocidentais do vulcão. Estes e fluxos de lava das aberturas de flanco são os produtos mais recentes, mas a idade precisa da última atividade não é conhecida.

Vulcão Licancabur em San Pedro de Atacama
Vulcão Licancabur em San Pedro de Atacama

Fluxos de lava mais antigos atingiram até 15 km de distância e são cobertos por depósitos de fluxo piroclástico, atingindo até 12 km de distância da cratera. Ruínas arqueológicas foram encontradas na borda da cratera do vulcão Licancabur.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *