Home / Natureza / Vulcão Kilauea Última Erupção

Vulcão Kilauea Última Erupção

O vulcão Kilauea está localizado na Ilha do Havaí, pertencente ao estado norte-americano arquipélago do Havaí. Ele é um dos cinco vulcões em conformação de escudo que fazem parte da ilha.

O vulcão Kilauea é grande foco de estudo por parte dos vulcanólogos. Acredita-se que ele tenha aproximadamente 1000 anos de idade. Estudos comprovam que 90 % do material que compõe a parte estrutural deste vulcão é formado por lava arrefecida. Durante episódios de erupção vulcânica, estima-se que este vulcão seja capaz de produzir material que preencha até mesmo 3 rodovias, capazes de contornar o globo terrestre.

No ano de 1998, este vulcão foi classificado como um dos vulcões mais ativos do mundo, e, até mesmo contraditoriamente, como um dos mais visitados.

Neste ano de 2018, o vulcão Kilauea registrou uma das maiores erupções da sua história. Esta erupção mais recente será o tema deste artigo.

Então, venha conosco e boa leitura.

Vulcão Kilauea: Etimologia

A palavra “Kilauea” é de origem havaiana e significa “cuspindo” ou ainda “espalhando”. Este significado faz alusão à atividade vulcânica intensa e quase constante, na qual há constantes descargas de lava.

Vulcão Kilauea: Localização

O vulcão Kilauea pode ser encontrado no Parque Nacional dos Vulcões, situada na ilha do Havaí. Este parque também abriga uma parte do vulcão Mauna Loa, No local, há formações geológicas incríveis, assim como uma fauna impressionante composta por muitos pássaros exóticos. Outra característica do local, que desperta muita curiosidade, são as florestas com samambaias gigantes.

É importante não confundir a ilha com o estado do Havaí. O estado, na verdade é um arquipélago anexado aos Estados Unidos no ano de 1898. Dentro deste arquipélago estão presentes várias ilhas (na verdade mais de 100), das quais se destacam as ilhas de Big Island, Maui, Oahu, Kauai, Lanai e Niihau. A ilha do Havaí também esta inclusa neste arquipélago, na verdade é considerada a maior ilha do estado havaiano.

A ilha do Havaí foi originada por 5 vulcões, os quais, em decorrência da liberação de lava, gradativamente deram origem à conformação atual da ilha. Ela também é chamada de Big Lol (que significa “ilha grande”), de modo a evitar confusões entre a ilha e o estado do Havaí por parte dos turistas, principalmente provenientes da Europa.

Esses 5 vulcões são o vulcão Kohala, Mauna Kea, Hualalai, Mauna Loa e o Kilauea. O vulcão Kohala já é considerado como um vulcão extinto. Mauna Kea e Hualalai estão em estado de repouso com a última erupção datada a milhares de anos atrás.

Vulcão Kilauea: Origem

Dos 5 vulcões que contribuíram para a conformação territorial da ilha do Havaí, o vulcão Kilauea é considerado o mais recente. Ele teria sido originado pela movimentação da placa tectônica do Pacífico em direção a um vulcão submerso chamado de Lo’ihi.

Vulcão Loihi
Vulcão Loihi

Vulcão Kilauea: Lenda Local

Entre o povo havaiano circula uma conhecida lenda, na qual este vulcão é habitado pela deusa dos vulcões, chamada de Deusa Pele. Segundo esta mesma lenda, quando o vulcão entra em erupção isto é um sinal de que a deusa está irritada.

Vulcão Kilauea: Um Vulcão em Escudo

Em comparação com os outros super-vulcões conhecidos no mundo, o vulcão Kilauea é considerado de baixa altitude, estando a apenas 1247 metros a nível do mar.

A caldeira principal deste vulcão mede 4×3,2 Km, com paredes de até mesmo 120 metros de altura. Ele apresenta duas zonas ativas: uma a leste, e outra a oeste. A zona leste com 125 Km de extensão e zona oeste com 35 Km de extensão.

Em relação ao formato, ele pode ser classificado como um vulcão em escudo. Essa terminologia se deve à configuração espacial do monte vulcânico ser semelhante a de um escudo deitado. Vulcões desse tipo tem o monte vulcânico quase que inteiramente formado por lava arrefecida. A lava tem baixíssima viscosidade (ao contrário do que ocorre com estratovulcões), podendo percorrer longas distâncias. Em relação à composição química, a lava é considerada máfica, ou seja, rica em Magnésio e Ferro e pobre em Sílica.

Vulcões em escudo frequentemente apresentam a largura da base maior do que a sua altura.

Além dos 5 vulcões em escudo presentes na ilha do Havaí, vulcões desse tipo podem ser encontrados em Washington, Antártida, Canadá, ilha de Galápagos (localizada no Oceano pacífico), entre outras localidades. O vulcão havaiano Mauna Loa é considerado o maior vulcão em escudo do mundo, com cerca de 4169 metros de altitude e 120 Km de diâmetro.

Alguns vulcões em escudo podem formar vulcões paralelos e com menor altura (geralmente 300 metros) denominados cones de escórias, os quais se distribuem ao redor dos centros eruptivos. Este é o caso do vulcão Kilauea, e o seu centro eruptivo Puu oo.

Vulcão Kilauea: Histórico de Erupções

Em 1983, ocorreu neste vulcão uma das erupções mais duradouras do mundo.

No ano de 2005, houve outra notável erupção, desta vez capaz de romper o paredão rochoso formado ao redor do vulcão. Esse rompimento resultou em um abismo de 18 metros, o qual foi preenchido por um rio de lava, que arrefeceu e formou uma plataforma de continuidade da ilha.

No ano de 2011, a erupção liberou 3,5 km³, revolvendo 123,2 km2 de terra.

Neste ano de 2018, particularmente na data de 7 de Maio, o vulcão Kilauea registrou a sua última erupção.

Vulcão Kilauea Última Erupção

No dia 4 de Maio de 2018, foi registrado um terremoto de 6,9 graus de magnitude na área próxima ao vulcão Kilauea. O terremoto contribuiu para que 14 mil pessoas ficassem sem energia elétrica no local.

Este terremoto foi apontado como o principal agente desencadeador da mais recente erupção vulcânica de Kilauea, a qual demandou remanejamento de populações locais.

Com a erupção, dezenas de casas foram destruídas. O fluxo de lava atingiu as ruas maciçamente, chegando a destruir até mesmo as estradas Hawaii Route 137 e Hawaii Route 132, até chegar ao oceano.

Esta erupção vulcânica colocou a ilha em estado de emergência, e muitas pessoas à procura de abrigo. A defesa civil norte-americana providenciou abrigos de emergência para assistir a população atingida.

Após esse incidente a área foi considerada em constante estado de alerta.

*

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o vulcão Kilauea e sua última erupção, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

G1. Terremoto de magnitude 6,9 é registrado no Havaí. Disponível em: < https://g1.globo.com/mundo/noticia/terremoto-de-magnitude-69-e-registrado-no-havai.ghtml>;

SANTIAGO, E. Infoescola. Vulcão Kilauea. Disponível em: < https://www.infoescola.com/geologia/vulcao-kilauea/>;

UOL Notícias Internacional. Por que o vulcão da Guatemala matou dezenas de pessoas; e o do Havaí, não? Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/06/05/por-que-o-vulcao-da-guatemala-matou-dezenas-de-pessoas-e-o-do-havai-nao.htm>.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *