Home / Natureza / Vulcão Em São Pedro Atacama

Vulcão Em São Pedro Atacama

São Pedro Atacama é um local habitado por menos de dois mil habitantes na província de El Loa, que fica na Região de Antofagasta, localizada no Chile.

Essa região possui dois grandes pontos importantes, que é o Vulcão Licancabur e o Deserto de Atacama, em sua divisa litorânea com o Peru.

Entre o Chile e a Bolívia, encontra-se o Vulcão Licancabur, exuberante ao ponto de tirar fôlegos, pois fica localizado em uma área de vegetação rasteira, tendo seu cume envolto somente pelo azul do céu.

O vulcão domina a paisagem completamente, já que ao seu redor encontra-se o Salar de Atacama, que faz parte do Deserto de Atacama.

O Salar de Atacama é uma região desértica habitada por alguns répteis e aves, já que o mesmo retém água das chuvas e não escorre a mesma com tanta eficácia, formando enormes rios que secam com o tempo.

As únicas montanhas que podem aparecer próximas ao Vulcão Licancabur, são as montanhas de Laguna Verde, na Bolívia, a sudoeste de São Pedro Atacama.

Os vulcões mais próximos ao Vulcão Licancabur são os vulcões Sairecabur, ao sul, e Juriques, a oeste.

O Vulcão Licancabur faz parte zona central de vulcões da Cordilheira dos Andes, que é um sistema enorme de cordilheiras que se estende por vários Países da América do Sul.

Atividades Vulcânicas do Licancabur em São Pedro Atacama

O vulcão Licancabur é um vulcão semiativo, circundado pelo lago Licancabur, um dos mais altos do mundo (em termos de posição geográfica).

Há registros, segundo a CSAV (Center of the Study for Active Vulcanoes – Centro de Estudo de Vulcões Ativos), de que o vulcão Licancabur está ativo desde a época holocênica, e isso explica o fato dele ser um estrato-vulcão, que é aquele vulcão que se originou a partir de erupções.

Um estrato-vulcão nada mais era do que uma fenda proveniente das contrações tectônicas terrestres, que devido a atividades sísmicas, passou a remodelar seus arredores com as altas temperaturas expelidas, até adquirir o formato de cone pelo qual passa a ser conhecido.

Não há atividades vulcânicas recentes que indicam que o vulcão pode entrar em erupção, mas ele é considerado semiativo pelo simples fato de que sua fonte de energia consegue manter as águas a seu arredor numa temperatura quente o suficiente para que elas não congelem, e consequentemente o mesmo trabalha em função de manter a fauna e a flora local.

Esses é um dos principais motivos pelo qual o vulcão Licancabur é reverenciado pelos moradores de São Pedro Atacama.

O Turismo Proporcionado Pelo Vulcão Licancabur em São Pedro Atacama

O sonho de todo mochileiro é passar uns dias em São Pedro Atacama e visitar os arredores do vulcão Licancabur, para desfrutar de sua beleza incomparável, sem contar com os trajetos que levam a seus rios e à fauna costeira, que inclui, em sua maioria, chinchilas e lhamas.

Há acampamentos que são realizados a poucos quilômetros perto do vulcão, que atraem aventureiros, em sua maioria.

No entanto, o vulcão Licancabur não é somente um deleite aos estrangeiros, pois muitas pessoas de São Pedro Atacama e outras cidades e até mesmo Países vizinhos, fazem questão de visitar o vulcão pelas suas histórias e lendas.

Como foi abordado antes, o vulcão sempre fora considerado uma montanha sagrada, que nutre o solo aos seus arredores e propicia água durante até no mais rigoroso inverno.

O povo nativo de São Pedro Atacama, os Atacameños, veneravam Licancabur, e atualmente é possível verificar que muitas construções efêmeras jazeram aos pés do vulcão, em forma de oferenda.

É possível, ainda, verificar que muitos nativos e moradores locais passam dias e noites escarafunchando a terra atrás de relíquias que, segundo lendas, foram deixadas por servos de um rei que vivia na montanha.

A cultura sul-americana, assim como centro-americana, consiste em muita crença que atravessam gerações com a mesma força de outrora.

São Pedro Atacama E A Cordilheira Dos Andes Onde Licancabur Se Encontra

Foi dito, no início do artigo, que Licancabur faz parte de uma região composta por uma cordilheira infindável de outros vulcões.

A localização de Licancabur fica a oeste do Altiplano Andino, que é onde a cordilheira encontra seus pontos mais largos e altos. Nessa região, existem vulcões ativos que ainda remodelam os arredores e estremecem os moradores costeiros. Os vulcões mais conhecidos são Putana, Llullaillaco, Lascar, Tacora, Nevados de Payachata, Isluga, Tata Sabaya, Ollague, Tocorpuri, Sairecabur e Socompa.

Licancabur é um vulcão proeminente, sendo um dos mais altos da vizinhança de cordilheiras, atingindo incríveis 5.916 metros de altura e 1.320 metros de largura com uma cratera de 400 metros. Esse é um dos principais motivos dele ser tão evidente na paisagem se São Pedro Atacama.

A Clima De São Pedro Atacama E Do Vulcão Licancabur

Pelo fato da comuna de São Pedro Atacama estar localizada numa região de alta pressão atmosférica, a vegetação que constitui a paisagem é baixa.

O calor aos arredores de Licancabur é mais intenso do que em demais lugares, pois não há umidade no local, o que faz com que os raios solares atuem com mais rigidez, podendo chegar ao ápice de 50º.

São Pedro Atacama possui uma das regiões que mais emite radiação solar no mundo inteiro, e seu ápice está no vulcão Licancabur, devido a sua altura e posição, pois essa região alta possui camadas mais finas de ozônio, o que filtra menos os raios e consequentemente deixa o ar mais seco.

A vegetação de Licancabur é composta por gramíneos, e lá se encontra a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa, que é uma área protegida no intuito de preservar a fauna e flora de São Pedro Atacama, e um dos locais que mais movimenta a economia da província de El Loa.

Os animais que vivem próximo a Licancabur são répteis, em sua maioria, mas vários anfíbios e peixes podem ser encontrados também, além de uma grande variedade de aves, especialmente flamingos. Lhamas e alpacas convivem em harmonia com esse ambiente inóspito, assim como estão presentes em vilarejos servindo como animais domesticados.

Nas reservas protegidas, é possível encontrar raposas, pumas e coelhos que já habitaram essas áreas, mas que agora estão extintas de seus habitats, e isso acontece no intuito de permanecerem vivas. As vicunhas, por exemplo, são uma espécie em alto risco que só existe nessas reservas.