Home / Natureza / Vulcão em Erupção na Guatemala

Vulcão em Erupção na Guatemala

Você provavelmente deve ter assistido nos noticiários matérias sobre a grandiosa erupção vulcânica ocorrida neste ano de 2018 na Guatemala. Essa erupção ocorreu no famoso vulcão fogo. Acredita-se que a listagem de vulcões na Guatemala seja de aproximadamente 30, compreendendo dentre eles a categoria de vulcões ativos, dormentes e extintos.

Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o vulcão fogo, histórico de erupções e as características do seu país de origem.

Então, venha conosco e boa leitura.

Guatemala: Características do País

A Guatemala (denominação oficial de República da Guatemala) é um país da América Central, que faz fronteira na parte norte e oeste com o México; na porção leste com o país Belize, Golfo das Honduras e Honduras; e na porção Sul com o país El Salvador, e com o Oceano Pacífico.

A capital da República da Guatemala é chamada de Cidade da Guatemala. O país tem uma área estimada em 108.889 Km2, logo é considerado o 3º maior país do subcontinente, estando atrás apenas da Nicarágua e de Honduras.

Este país é caracterizado por ser amplamente montanhoso, com variações no terreno, desde o nível do mar até 4.220 metros de altitude.

Montanhas do Guatemala
Montanhas do Guatemala

Em razão da diversidade topográfica, há facilidade no desenvolvimento de variados ecossistemas, dentre eles manguezais na região costeira e floresta nas áreas montanhosas.

Provavelmente a palavra “Guatemala” teria derivado da versão indígena Quhatezmalha, a qual significa “vulcão que verte água”, em referência ao vulcão água que teria destruído a cidade Velha, considerada a primeira capital espanhola da capitania geral.

A Guatemala é composta de 22 departamentos, os quais são territorialmente equivalentes ao conceito de estados.

Vulcão em Erupção na Guatemala: Conhecendo o Vulcão de Fogo

Neste ano de 2018, circulou nos jornais a notícia sobre a erupção do vulcão de fogo, localizado na Guatemala. Esse vulcão teria matado mais de 65 pessoas no dia 03 de Junho. Incluindo as mortes, estima-se que 1,7 milhões de pessoas tenham sido afetadas direta ou indiretamente por esta atividade vulcânica.

As imagens de fumaça negra subindo ao céu, e da larva escoendo em direção às ruas realmente foram impressionantes.

Uma grande curiosidade foi que, anteriormente, havia acontecido outra erupção vulcânica no planeta, desta vez no Havaí. O curioso é que o vulcão havaiano Kilauea não resultou em mortes, apenas em danos materiais.

Alguns especialistas explicaram a diferença entre os dois vulcões, sem desconsiderar fatores referentes à demografia das regiões onde as erupções ocorreram.

Diferenciações Entre o Vulcão Havaiano Kilauea e o Vulcão Fogo, da Guatemala

O vulcão havaiano é um tipo de vulcão em escudo, isto é, uma estrutura geológica que possui na área externa fluxos de lava arrefecida. Geralmente, este tipo de vulcão apresenta lava com baixa viscosidade, que escorre com facilidade a centenas de metros por hora.

Por sua vez, o vulcão fogo é considerado um estratovulcão, ou seja, apresenta um formato cônico e é formado por magma extravasado. Exemplos de estratovulcões ao redor do mundo incluem o vulcão Teide na Espanha; o Monte Fuji, no Japão; o Cotopaxi, no Equador; o Monte Rainier, nos Estados Unidos; e o Vulcão Mayon, nas Filipinas.

Em geral, os estratovulcões apresentam maior tendência para expelir magma em fluxo intenso e com maior espessura. Essa liberação de magma vem sucedida de liberação de grande volume de cinza, rochas e gazes tóxicos.

Esses gazes e rochas, expelidos em uma grande velocidade, caracterizam um fenômeno chamado fluxo piroclástico. Esta velocidade, inclusive, pode alcançar centenas de quilômetros por hora e atingir a população que habita os arredores do local, o que explica o grande número de mortes.

Moradores de áreas próximas a estratovulcões ativos devem sempre ser mantidos em estado de alerta, de modo a serem remanejados quando qualquer ameaça for detectada.

Outra explicação para a ausência da taxa de mortalidade do vulcão havaiano Kilauea é que o mesmo está localizado em um Parque Nacional, logo há baixa densidade populacional no local. Diferentemente do vulcão fogo que está situado próximo à Vila de El Rodeo, atingida pelo fluxo piroclástico da última erupção.

Características do Vulcão de Fogo

Muito próximo ao vulcão de fogo, há uma vila chamada “Vila de El Rodeo” composta por 14 mil habitantes. No entanto, também há outras vilas no entorno do local.

Estragos Feito Pelo Vulcão do Fogo na Cidade de Vila de El Rodeo, no Guatemala
Estragos Feito Pelo Vulcão do Fogo na Cidade de Vila de El Rodeo, no Guatemala

O vulcão de fogo está localizado na fronteira entre os departamentos de Chimaltenango, Escuintla e Sacatepéquez. Ele está situado a aproximadamente 16 Km da cidade de Antigua Guatemala (no estado de Sacatepéquez).

A cidade de Antigua Guatemala é considerada uma das mais famosas do país, além de um foco turístico importante.

Curiosidades Sobre o Vulcão de Fogo

O nome “vulcão fogo” foi atribuído pela característica de estar sempre parcialmente ativo, com liberação de uma pequena quantidade de fumaça do topo, quase que diariamente.

A primeira escalada do vulcão foi no ano de 1881, pelo escritor francês Eugênio Dussaussay. Antes da escalada, ele precisou pedir autorização do governador de Sacatepéquez. Após a autorização, escalou com o auxílio de um companheiro e alguns guias.

Posteriormente, em 7 de Janeiro de 1892, aconteceu a segunda escalada ao vulcão de fogo, desta vez liderada pelo arqueólogo britânico Alfred Percival Maudslay. O passo-a-passo desta expedição foi registrado em um diário de bordo e publicado posteriormente.

Histórico de Erupções do Vulcão de Fogo

Desde o ano de 1581, 16 erupções foram catalogadas. O espaçamento de tempo foi irregular, variando entre 5 anos e 82 (intervalo máximo entre as erupções).

As erupções dos anos 1581, 1586, 1623, 1705 e 1710 foram relatadas pelo historiador Domingos Juarros. Acredita-se que essas erupções também tenham resultado em terremotos.

A erupção do dia 27 e 30 de Agosto de 1717 resultou no famigerado terremoto de São Miguel. Este terremoto atingiu uma magnitude estimada em 7,4. Ele destruiu grande parte da arquitetura da Cidade de Antiqua Guatemala, com o desmoronamento (parcial e total) de mais de 3.000 edifícios, dentre eles templos e igrejas.

Erupções nos anos de 1732 e 1737 também foram relatadas por Domingos Juarros. Em 1800, o acidente vulcânico atingiu a área de um córrego, inviabilizando a passagem de animais no local. A erupção de 1880 foi relatada por Eugênio Dussaussay.

As erupções dos anos de 1932 e 1974 foram intensas, culminando em fluxos piroclásticos e destruição da vegetação ao redor.

Em 2004, entre os dias 1 e 6 de Julho, houve uma erupção discreta sucedida por pequenas explosões internas. Um cenário diferente ocorreu na erupção do dia 13 de Setembro de 2012, o qual resultou em fluxos piroclásticos intensos ejetados a 600 metros da encosta do vulcão, os quais implicaram na evacuação de 33.000 pessoas.

A penúltima erupção relatada ocorreu no ano de 2015, mais precisamente na data de 8 de Fevereiro, a qual implicou na evacuação de 100 moradores ao derredor, e no fechamento do Aeroporto Internacional de la Aurora.

A última erupção foi datada neste ano de 2018 e divulgada em vários noticiários ao redor do mundo, conforme citado no início deste artigo.

*

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o vulcão fogo e o seu histórico memorável de erupções, continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BBC News. Guatemala Volcana. Search after deadly eruption. Disponível em: < https://www.bbc.com/news/world-latin-america-44363444>;

Britannica Escola. América Central. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/Am%C3%A9rica-Central/480939>;

Estratovulcões. Disponível em: <http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=3316&idC=60411#>;

The Guardian. Guatemala volcana eruption forces evacuation. Disponível em: < https://www.theguardian.com/world/2015/feb/08/guatemala-volcano-eruption-forces-evacuations>;

UOL Notícias Internacional. Por que o vulcão da Guatemala matou dezenas de pessoas; e o do Havaí, não? Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/06/05/por-que-o-vulcao-da-guatemala-matou-dezenas-de-pessoas-e-o-do-havai-nao.htm>.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *