Home / Natureza / Vulcão Copahue no Chile Características

Vulcão Copahue no Chile Características

O termelismo é uma das atividades que mais se destacam em Copahue (em mapuche, “enxofre”), que fica a 11 milhas de distância de Caviahue (em mapuche, “lugar de festas ou festivais”). O desenvolvimento dessas fontes termais começou com a história do vulcão Copahue, que os ancestrais indígenas da área pensavam possuir riqueza e poderes para o espírito.

Vulcão Copahue

O Copahue é um vulcão nos Andes da Patagônia, na fronteira entre o Chile e a Argentina . Com quase 3.000 metros de altura, o vulcão localiza-se na fronteira entre a província argentina de Neuquén e a região de Bio-Bio, no Chile. Do lado argentino, o vulcão está localizado no departamento de Ñorquín, na província de Neuquén, na parte norte dos Andes da Patagônia.

Seu maciço é a borda ocidental da caldeira Agrio. Em seu flanco nordeste está a cidade de Copahue, com seu importante centro de balneoterapia. Aos seus pés, cerca de dez quilômetros a leste fica a outra importante localidade do setor, a Caviahue. Finalmente, todo o maciço está incluído no território do Parque Provincial de Copahue.

O nome Copahue vem do dialeto Mapuche e pode ser traduzido como ‘lugar de águas sulfurosas’, uma qualidade que pode ser vista em águas termais e energia geotérmica. Existem nove crateras vulcânicas ao longo de uma linha de 2 km, a mais oriental é historicamente a mais ativa, e contém uma cratera de 300 m de largura. Embora o lago tenha sido esvaziado durante a erupção de 2000, ele retornou aos níveis anteriores.

Características do Vulcão

Copahue fica em um porão de rochas sedimentares e vulcânicas que vão desde o Eoceno até o Plioceno. O vulcão moderno fica em uma área vulcanicamente ativa, com uma caldeira do Plioceno, medindo 20 km por 15 km, situada a leste de Copahue. A estrutura moderna é um vulcão de escudo alongado, com uma espessura máxima de 22 km e um mínimo de 8 km.

Várias crateras existem no Copahue. Apenas uma está ativa. A cratera é extremamente profunda e possui bordas íngremes. É ocupada por um lago de três hectares, alimentados por chuvas abundantes e cujas águas são aquecidas a 30 ou 40°C pelo influxo de água quente, vapor e gás. Estas águas também estão saturadas com produtos minerais trazidos pelos gases que percolam o lago e alguns dos quais são muito tóxicos. Ali flutua um forte cheiro de enxofre. As águas são muito ácidas. O lago é a fonte do Rio Agrio e suas águas fluem através de uma eclusa localizada a leste da cratera em direção ao lago Agrio.

De suas encostas nascem os rio Queuco e rio Lomin, ambos afluentes do Biobío, que drenam para o Oceano Pacífico pelas terras chilenas, enquanto para o lado do Atlântico vai o rio Agrio cuja efluente é localizado no extremo leste da lagoa da cratera do vulcão. Entre a lagoa da cratera e o lago Caviahue, chama-se Arroyo Agrio (lago Agrio) e depois se torna conhecido como o rio Agrio. Este rio é tributário do rio Neuquén , que drena para o Oceano Atlântico. Existem várias fontes termais ao redor do vulcão. Na cidade vizinha de Copahue, na Argentina, estes são utilizados para fins de spa e cura.

Histórico Eruptivo

Vulcão Copahue Erupção
Vulcão Copahue Erupção

O vulcão moderno tornou-se ativo cerca de 1,2 milhões de anos atrás. A moderna caldeira formava de 0,6 a 0,4 Ma e produzia grandes fluxos piroclásticos, estendendo-se até 37 km do vulcão. Ele entrou em erupção dez vezes desde 1900, mais recentemente em março de 2016.

No vulcão ainda persistem fumarola, produto de sua atividade contínua que em conseqüência é uma importante fonte de águas termais, dando origem ao turismo ao redor do lago Caviahue e o mesmo se aplica na aldeia de Copahue, onde suas águas são usados por 100 anos para fins medicinais. Os vales que se originam do vulcão são lugar de assentamento das comunidades pehuenches, aldeias perto da Butalebun, Trapatrapa, Guallalí e Chenqueco.

Resumo de Erupções Recentes

Em dezembro de 2012 o vulcão iniciou um processo de erupção, liberando cinzas, gases e fumaça preta com mais de 1,5 km de altura. As autoridades de Neuquén, através do Comitê Operacional de Emergência, declararam um alerta amarelo na área devido ao processo de erupção, enquanto as autoridades chilenas declararam um alerta laranja. Nuvens de fumaça atingiram 13 km em direção leste para Caviahue, Loncopué, Zapala e Cutral. Nada significativamente grave aconteceu.

Entre janeiro e maio de 2013, foi decidido levantar o alerta para vermelho, pois um enxame de terremotos em profundidade alertou sobre o perigo em torno de 5 km da cratera. De maneira preventiva, foi realizada a evacuação das cidades da aldeia. Cerca de 3.000 moradores foram evacuados num raio de 25 quilômetros.

Em março de 2014, uma nova série de terremotos ocorreram a partir do maior recorde de 3,7 graus na escala de Richter. Mais de 80 terremotos menores, chamados de ” enxame sísmico “, aconteceram no mais alto grau. O controle de monitoramento registrou o fenômeno oito quilômetros a leste da cratera principal.

De 2015 até o atual momento, a região do vulcão Copahue oscilou em uma infinidade de atividade sísmica, pequenas explosões, colunas de fumaça, excitação e pressurização do vulcão, mantendo as autoridades em alerta permanente.

Atividades Turísticas

As águas termais de Copahue são conhecidas mundialmente pela qualidade e diversidade de suas águas, cujas propriedades terapêuticas são garantidas pela Organização Mundial de Saúde. Os diferentes tratamentos são feitos sob orientação médica no complexo térmico e combinam tipos variados de água, vapores e lama. Este complexo pode ser visitado de novembro a abril, dado que durante o inverno, a estrada de acesso a Copahue é intransitável devido ao acúmulo de neve.

O complexo turístico está localizado dentro do Parque Provincial Copahue. Este parque tem mais de 28.000 hectares e foi criado nos anos 40 com o objetivo de preservar a natureza da região, especialmente as florestas de araucária, que constituem um recurso natural único no mundo. O clima deste lugar é especial e suas temperaturas são ideais tanto no inverno quanto no verão. Sua paisagem peculiar com terrenos ondulantes, do qual se destaca o vulcão Copahue, e uma grande área de pradaria que circunda o Lago Caviahue, formam uma paisagem original e única, com uma origem geológica vulcânica que sofreu modificações da ação glacial.

Lago Caviahue
Lago Caviahue

É um lugar onde você pode descansar e recrear, além de praticar diferentes atividades de aventura como trekking, montanhismo, esportes de inverno e esportes aquáticos. Para os amantes da pesca esportiva, as lagoas Achacosa, Escondida, El Rincón e Hualcupén, e os riachos que se originam delas, permitem que os pescadores capturem espécies diferentes de peixes, como a truta arco-íris, a truta comum e o poleiro. Pequenas atividades de caça também podem ser praticada nas fazendas da região.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *