Home / Natureza / Tomate É Fruta, Sim Ou Não?

Tomate É Fruta, Sim Ou Não?

O tomate é um alimento muito comum na mesa do brasileiro, sendo utilizado em diversas receitas, como por exemplo em saladas, molhos e até mesmo em alguns pratos quentes. Existem algumas variedades de tomate, sendo que estes podem ser normalmente encontrados frescos ou secos.

É documentado que o tomate teve sua origem no continente americano, mais especificamente na América Latina e Central, porém só passou a ser consumido com um tipo de alimento no México, e a partir daí o seu consumo se difundiu por todo o mundo.

O consumo do tomate além de ser um hábito saudável por se tratar de um alimento com baixas calorias e inúmeras vitaminas e propriedades ainda pode trazer diversos benefícios a sua saúde uma vez que pode ser usado como um forte aliado na prevenção de várias doenças.

Mas Afinal, Tomate É Fruta, Sim Ou Não?

Muitas pessoas já ouviram falar que o tomate na verdade é uma fruta, mas afinal: O tomate é uma fruta? Sim ou Não?

Se você respondeu que o tomate é uma fruta sim, então você respondeu certo! O tomate, embora muita gente acredite que o mesmo se trate de um legume por acompanhar alimentos salgados, este alimento que recebe o nome científico de Solanum lycopersicum é um fruto do tomateiro. Ele se desenvolve em ramos frágeis que podem se estender sobre o chão, como ramas, ou então ir se atrelando a outras plantas.

Mulher Comento Tomate
Mulher Comento Tomate

Por Que O Tomate É Fruta?

Pela visão da botânica, o tomate é fruta porque o mesmo se desenvolve a partir do que chamamos de ovário da planta que é a região onde se concentram as sementes.

Assim como o tomate é fruta, outros alimentos que são pertencentes a sua família e tratamos como legumes, na verdade também também são frutas, como por exemplo a berinjela, o pepino, a abobrinha e o pimentão.

Características Do Tomate

Como já falamos anteriormente, o tomate é uma fruta obtida através do tomateiro. Possui forma arredondada e coloração vermelha além de um pequeno cabo em sua extremidade superior que muitas vezes é acompanhada de pequenas folhas verdes em formato de estrela.

É um alimento muito susceptível de ser atingida por pragas, por isso recebe uma grande quantidade de agrotóxicos, e este se desenvolve melhor em climas mais amenos e em algumas vezes é até mesmo mantida em estufas mais frias.

O tomate é um alimento muito nutritivo e rico em propriedades, como por exemplo as vitaminas A, B e C, sais minerais como sódio, potássio e cálcio além de licopeno que é uma substância carotenóide, que é um antioxidante conhecido como um poderoso anticancerígeno.

Tipos De Tomate

Existem os mais variados tipos de tomate no mercado, sendo que cada um deles normalmente é utilizado com uma finalidade diferente na cozinha de acordo com suas características. Aqui citaremos um pouco sobre as características das variedades deste fruto tão interessante que é o tomate.

  1. Tomate Carmem: É um dos tomates mais conhecidos e consumidos no território brasileiro. Possui como características um tamanho um pouco maior que os demais, além de apresentar consistência mais firme. É mais indicado para ser usado em saladas.
    Tomate Carmem
    Tomate Carmem
  2. Tomate Cereja: É uma variedade que também é bem conhecida no brasil, sendo que sua característica marcante é o seu tamanho reduzido. De sabor mais adocicado, é ideal para ser consumido em saladas ou então ser servido como aperitivo.
    Tomate Cereja
    Tomate Cereja
  3. Tomate Italiano: É um tipo de tomate muito utilizado para fazer molhos por ser menos aguados do que os outros que foram citados. Possui um gosto mais forte e adocicado.
    Tomate Italiano
    Tomate Italiano

Formas De Consumo Do Tomate

O tomate é uma fruta que pode ser consumida de diversas formas, como por exemplo, cru em saladas e vinagretes, em molhos para massas, carnes e outros acompanhamentos, recheado com carne e queijo, e até mesmo desidratado.

Diferente de alguns alimentos, o tomate é uma fruta que deve ser consumida após o seu cozimento para melhor aproveitamento de suas propriedades. Isto acontece porque ao ser cozido o tomate aumenta a biodisponibilidade de licopeno e assim é melhor absorvido pelo nosso organismo.

Uma outra forma de consumir esta fruta, embora possa parecer um pouco estranho de início, é fazendo um suco. Isso mesmo, o suco de tomate é extremamente nutritivo e pode substituir facilmente o refrigerante, principalmente para indivíduos que estão fazendo programas de reeducação alimentar ou dietas.

Benefícios Do Tomate Para A Saúde Em Geral

Além de ser um alimento extremamente nutritivo e rico em substâncias benéficas ao nosso organismo, o tomate é uma fruta que pode ter muitos outros benefícios que você nem imagina.

O primeiro efeito positivo deste fruto em nosso organismo é referente a saúde dos olhos devido a presença de vitamina A e licopeno. Além disto também pode ser um grande aliado na perda de peso por conter baixas calorias e ajudar no funcionamento do metabolismo.

Outro efeito positivo do tomate é bem conhecido por algumas pessoas por ser um aliado na prevenção do câncer, como por exemplo os cânceres que afetam os pulmões, próstata e pâncreas por ser rico em antioxidantes como o licopeno, que reduzem significantemente o risco de o indivíduo desenvolver a doença.

Os antioxidantes e a vitamina C presente no tomate também podem ser interessantes para a saúde cardiovascular ajudando a reduzir o colesterol e melhorando a circulação e o fluxo sanguíneo.

Os benefícios do tomate também se estendem a pele através dos antioxidantes, ajudando a reduzir linhas de expressão, poros e ainda ajudando a diminuir os danos causados pelo sol em nossa pele. Além disto, atua no cabelo ajudando a reduzir coceiras no couro cabeludo e a fortalecer os fios. Em ambos os casos o tomate não deve ser ingerido e sim aplicado diretamente no local.

E por último, mas não menos importante, o tomate pode melhorar a qualidade do seu sono mais uma vez através desta poderosa substância que é o licopeno.

Mulher Com Dois Tomates nos Olhos
Mulher Com Dois Tomates nos Olhos

A partir deste artigo conseguimos ver a importância do tomate em nossa alimentação, além de desvendar a incógnita de que o tomate é fruta. É importante lembrar ainda que para alcançar tais efeitos positivos em nosso organismo é necessário consumir cerca de 100 gramas do fruto por dia.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *