Home / Natureza / Tipos de Erupções Vulcânicas

Tipos de Erupções Vulcânicas

Os vulcões são estruturas montanhosas em formato de cone, que possui dentro de si uma mistura contendo alguns gases, partículas com altas temperaturas e magma, que são rochas em estado de fusão.

Essas estruturas ficam espalhadas pelos mais diversos lugares do mundo, inclusive dentro de oceanos, como é o caso do Tamu Massif que fica localizado nas profundezas do oceano pacífico.

Existem vários tipos de vulcão e estes podem ser classificados conforme a sua forma, estruturas que o rodeiam e até mesmo localização. Como já sabemos os vulcões de tempos em tempos podem vir a expelir o conteúdo que fica armazenado em seu interior, sendo que este fenômeno é chamado de erupção.

Assim como há diversos tipos de vulcões, há também alguns tipos de erupções vulcânicas que irão ser classificadas de acordo com a forma com que este fenômeno irá ocorrer.

A fim de explorar um pouco mais sobre este assunto, neste artigo iremos abordar mais afundo sobre as características e as particularidades de cada um dos tipos de erupções vulcânicas existentes.

O Que é Uma Erupção Vulcânica?

Como já falamos anteriormente, a erupção vulcânica é um fenômeno da natureza que é caracterizado pelo extravasamento do conteúdo que é produzido e armazenado no interior do vulcão, cujo material é composto por magma, gases e algumas partículas muito quentes.

Este material produzido é conhecido popularmente como lava e cada vulcão podem produzir lava com propriedades um pouco mais específicas e que irão diferir um pouco uma da outra.

Neste sentido, as determinadas propriedades de cada tipo de lava irão produzir uma interferência direta, ajudando a determinar o tipo de erupção vulcânica que aquele vulcão irá produzir.

Além disto, a atividade vulcânica também poderá ser definida de acordo com a posição em que se encontram as placas litosféricas, que são as estruturas responsáveis pelos abalos sísmicos que podem resultar em uma erupção, e também pelos seus condutos chamados de fissurais ou centrais, determinando por onde a lava irá sair.

Quais são os Tipos de Erupções Vulcânicas?

Existem os mais variados tipos de erupções vulcânicas e esta classificação será feita de acordo com as características da erupção e até mesmo do tipo de lava que é produzida e as suas propriedades de forma geral.

Estas propriedades serão dependentes da proporção de cada material que compõe o produto final que é a lava. Este fenômeno pode ser definido também a partir de um outro parâmetro que é a intensidade com que há o extravasamento do conteúdo, que pode ser definida como efusiva ou explosiva.

  • Erupções Efusivas: Estas erupções são consideradas menos violentas na liberação do seu conteúdo, no sentido de que pelo fato de a lava ser mais fluída, o seu extravasamento se torna mais fácil.
Erupções Efusivas
Erupções Efusivas

Porém este extravasamento se alastra de maneira muito rápida afetando uma grande superfície. Este fenômeno pode formar os chamados rios de lava, tomando todo um local em pouco espaço de tempo, o que causa grandes estragos nas localidades próximas ao vulcão.

  • Erupções Explosivas: Essas são consideradas um pouco mais violentas do que a efusiva, pois devido a grande viscosidade da lava os gases presos dentro do vulcão não consegue ser liberado e com isso ocorrem grandes explosões.
Erupções Explosivas
Erupções Explosivas

Embora assuste mais que a efusiva em um primeiro momento, o poder de destruição da erupção explosiva se torna um pouco menos pelo fato de que na maioria das vezes, a lava não consegue percorrer grandes localidades.

Classificando as Erupções

Dentro desta primeira classificação entre erupções efusivas e explosivas que foram dadas acima existe um outra classificação.

Ao todo, existem 7 tipos classificatórios de erupções vulcânicas e cada uma delas recebe um nome específico de acordo com as suas particularidades e características gerais.

  • Erupção Estromboliana: Nesta erupção do tipo explosiva, pequenos fragmentos de lava são responsáveis por formar uma espécie de arco luminoso no céu, que na maioria das vezes se solidifica antes de atingir o chão.
    Normalmente possui uma longa duração e a sua lava é bem viscosa.

    Erupção Estromboliana
    Erupção Estromboliana
  • Erupção Havaiana: Esta erupção é do tipo efusiva e recebe esse nome por ser bem característica dos vulcões que estão localizados no Havaí. A lava é bem fluída e a erupção pode ser tanto fissural, como central.
    Erupção Havaiana
    Erupção Havaiana
  • Erupção Pliniana: É um dos tipos de erupção mais violentos, possuindo uma lava viscosa e um fluxo piroclástico, que é composto de matérias fluídos e muito rápidos, que pode se espalhar muito rapidamente, causando grandes estragos dependendo do caso.
    Erupção Pliniana
    Erupção Pliniana
     
  • Erupção Vulcaniana: Este fenômeno é sempre seguido de uma explosão de onde surgem fragmentos de rochas cujas temperaturas são muito altas. Estes tipos de erupção normalmente formam uma nuvem de cinzas e sempre terminam em um fluxo de lava com grande viscosidade.
    Erupção Vulcaniana
    Erupção Vulcaniana
  • Erupção Peleana: Essa erupção normalmente provoca grandes explosões e sua lava também possui uma grande viscosidade. Quando o material produzido cai na superfície, há o desencadeamento de grandes avalanches que podem culminar em grande destruição e até mesmo em mortes violentas.
    Erupção Peleana
    Erupção Peleana
  •  Erupção Subglacial: Estas erupções ocorrem normalmente embaixo de regiões glaciais. São menos comuns que as demais, porém sempre resultam em impactos maiores do que é normalmente previsto devido a velocidade com que o gelo é derretido e que a lava é espalhada pela superfície.
    Erupção Subglacial
    Erupção Subglacial
  • Erupção Hidromagmática: Este tipo de erupção também é explosiva e ocorre devido a interação entre um solo ou água em temperaturas baixas com o conteúdo quente do vulcão ou até mesmo rochas em altas temperaturas. Normalmente a sua explosão não causa grandes impactos devido ao fato de o material expelido chegar na superfície em sua forma sólida. Porém há alguns registros de erupções hidromagmáticas mais violentas e de proporções bem maiores do que normalmente ocorre.
    Erupção Hidromagmática
    Erupção Hidromagmática

Bom, como foi visto esta segunda classificação que é feita em relação aos tipos de erupções vulcânicas tem muito a ver também com os locais onde há vulcões com aquela determinada característica, como é o exemplo da erupção havaiana. Também foi possível observar que nem toda erupção pode causar grandes impactos e destruição na área ao redor de onde ocorreu o fenômeno.

E ai, gostou de saber um pouco mais sobre como ocorrem as erupções vulcânicas e quais são os seus tipos e classificações? Para continuar acompanhando conteúdos tão legais quanto esse é só acompanhar diariamente o blog Mundo Ecologia.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *