Home / Natureza / Tamanho do Vulcão Rabaul

Tamanho do Vulcão Rabaul

Os vulcões são considerados estruturas geológicas caracterizadas pela “fuga” do magma e outros elementos vulcânicos do interior para a superfície da terra. Esse magma escapa por que fendas se abrem nas estruturas rochosas da terra.

Atualmente, 80% dos vulcões do mundo se localizam no Círculo de Fogo do Pacífico, área considerada perigosa e com extrema atividade vulcânica. Os outros 20% estão localizados no Círculo de Fogo do Atlântico, área menos perigosa se comparada á primeira.

O vulcão Rabaul se localiza em uma ilha (Nova Bretanha) da Papua Nova Guiné, mais especificamente na cidade de Rabaul. A Papua Nova Guiné está inclusa na área do Círculo de Fogo do Pacífico, por isso, já podemos imaginar a força desse vulcão.

O Vulcão Rabaul

O vulcão Rabaul, também conhecido como Tavurvur, é muito conhecido na região e também por pesquisadores do mundo inteiro por conta das suas erupções com grande força de devastação na cidade de Rabaul.

Sua estrutura é em forma de cone por conta das erupções ao longo dos anos, já que essa não é sua forma original; por conta de seu formato, ele é geologicamente considerado um estratovulcão.

Sua última erupção foi no ano de 2014, logo, é recente. Por isso, é importante sabermos um pouco mais sobre esse vulcão e quais são os riscos que ele apresenta para a população que vive naquela área.

A Cidade de Rabaul

Antes de falarmos mais sobre o vulcão, vamos entender um pouco mais em qual contexto ele está inserido, como é a cidade que vive próxima a ele.

Rabaul possui menos de 4.000 habitantes e já foi uma cidade muito importante para o país, sendo até mesmo a capital até perder o seu posto para Kokovo há mais de 2 décadas.
A cidade de Rabaul foi completamente destruída no ano de 1997 por conta do vulcão, atualmente as pessoas vivem em situação precária sob as cinzas e sob constante ameaça de uma nova erupção. Existe um hotel feito para turistas considerados aventureiros e corajosos.

A Papua Nova-Guiné é conhecida pela sua cultura bem diferente do resto do mundo e pelo isolamento de muitas tribos, é um país pobre e pouco desenvolvido, e essa realidade não é diferente na cidade de Rabaul.

A cidade de Rabaul foi formada em volta do complexo vulcânico, e é por isso que leva o mesmo nome do vulcão. Macabro e interessante, né?

Crianças brincam em prédios abandonados (já que 80% dos edifícios caíram na erupção de 1994) e se venta demais, as cinzas do vulcão chegam á cidade. A situação em Rabaul não tende a melhorar, já que o vulcão entra em erupção frequentemente em um único século, e dessa forma fica difícil para a cidade se recompor.

Tamanho do Vulcão Rabaul

Podemos perceber que o vulcão Rabaul possui uma força extraordinária. Ele possui um tamanho imponente: 223 metros ou 732 pés, e esse tamanho parece ser ainda mais acentuado pelo seu formato de cone, como citamos anteriormente.

O Tavurvur é tão poderoso, que aviões são proibidos de passar em áreas próximas a ele quando ocorre uma ameaça de eruopção, já que a emissão de cinza vulcânica dele pode chegar a ter mais de 15km de altura, afetando as vias áereas.

É importante notar que ele é um dos vulcões mais ativos daquela região e, também, um dos mais perigosos até mesmo por conta de seu tamanho.

Erupção de 1994

Como já citamos anteriormente, o ano de 1994 foi muito difícil para a cidade de Rabaul. Antes dele, a cidade era considerada a capital da Papua Nova-Guiné, porém, por conta de toda devastação causada, a capital passou a ser Kokopo ainda no mesmo ano.

Além disso, Rabaul ficou sem o aeroporto (que foi destruído) e um novo foi criado em uma área onde o vulcão não consegue alcançar durante as erupções, isso é extremamente necessário para que a população consiga fugir em caso de necessidade e para que o turismo continue funcionando.

O Turismo em Rabaul

Apesar do perigo que a cidade apresenta, muitos turistas vão para lá todos os anos, principalmente para ver o tamanho do vulcão Rabaul ao vivo e a cores.

Além disso, o turismo de mergulho é muito estimulado naquela região, já que a Papua Nova Guiné é uma ilha e a cidade de Rabaul está toda cercada pelo oceano, dessa forma, o turismo aquático é muito estimulado na região

Como a última erupção na região foi no ano de 2014, muitos turistas não consideram mais perigoso ir para lá, já que quase 5 anos já se passaram. Apesar disso, especialistas em atividades vulcânicas ainda consideram o Rabaul extremamente perigoso, e o pior, ativo.

Outras Erupções do Vulcão Rabaul

A erupção de 1994 foi extremamente nociva mas não foi nem de longe a única erupção do Rabaul. Vamos ver mais 3 erupções notáveis desse vulcão desde o ano de 1937.

  • Erupção de 1937: O Rabaul entrou em erupção juntamente com o vulcão Vulcan e acabou gerando a morte de mais de 500 pessoas nessa erupção conjunta;
  • Erupção de 2006: Essa erupção foi extremamente forte e marcante para a população local, todas as casas no raio de 12km do vulcão foram destruídas, vidros foram estilhaçados… além disso, o vulcão lançou uma nuvem de 18km de altura formada por cinzas, maior do que a média dele mesmo;
  • Erupção de 2014: A última erupção do vulcão aconteceu no ano de 2014 e os residentes foram evacuados antes que uma destruição ainda maior ocorresse. A nuvem de cinzas foi monitorada pela VAAC (Volcanic Ash Advisory Center – Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas) e estragos maiores não aconteceram por conta disso.

Podemos perceber que o tamanho do vulcão Rabaul vai muito além de sua altura, seu tamanho está representado na destruição de um país e de sua capital.

O vulcão Rabaul é um dos maiores vulcões do Círculo de Fogo do Pacífico, e isso não é apenas em tamanho, mas também na capacidade destrutiva e na força que ele tem. Esses são fatores que devem ser levados em conta.

Quanto ao turismo na região… até a própria população considera esses turistas aventureiros corajosos, existem ilhas mais seguras com vulcões inativos, essas ilhas com certeza são mais recomendadas.

Se interessou pelos vulcões e quer saber um pouco mais sobre vulcanismo? Leia também: sobre os Vulcões no Mundo

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *