Home / Natureza / Subida ao Vulcão Toco ou Lascar

Subida ao Vulcão Toco ou Lascar

Se você é do tipo que topa aventuras radicais, por que não subir até um vulcão? Parece loucura mas tem é muita gente que adora e aproveita oportunidades assim pra registrar fotos memoráveis, inclusive em vulcões ativos, com o fluxo de lava brilhante e você ali, filmando sua vida na beira do precipício, literalmente!

Ao longo de milhares de anos, os vulcões reformularam a face do planeta, criando ilhas onde antes não existiam e demolindo montanhas poderosas. Embora existam literalmente milhares de vulcões espalhados pelo mundo, apenas cerca de 500 estão atualmente ativos. Você conhece os vulcões cerro toco e lascar?

Conhecendo o Toco e o Lascar

Cerro Toco é um vulcão localizado na parte oriental do deserto do Atacama na II Região do Chile ( Antofagasta ), a aproximadamente 6 km ao sul da fronteira entre a Bolívia e o Chile. É parte da Reserva Científica do Chajnantor, assim como a maior parte do Complexo Purico. O Telescópio Atacama Cosmológico e o Telescópio Huan Tran estão localizados no lado oeste da montanha, a aproximadamente 5.200 metros de altitude.

Lascar é um estratovulcão dentro da Zona Vulcânica Central dos Andes, um arco vulcânico que abrange os países do Peru, Bolívia, Argentina e Chile. É o vulcão mais ativo da região, com registros de erupções que remontam a 1848. Ele é composto de dois cones separados com várias crateras. A cratera mais ocidental do cone oriental está atualmente ativa. A atividade vulcânica é caracterizada pela liberação constante de gás vulcânico e ocasionais erupções vulcânicas. A maior erupção de Lascar conhecida na história registrada ocorreu em abril de 1993 e causou a queda de cinzas tão longe quanto Buenos Aires.

Agora que já sabe um pouquinho sobre suas localizações, saiba que ambos são rotas de turismo. Quer saber como isso funciona? Convidamos um desses loucos que já foi pra nos contar um pouco de suas aventuras. Talvez tire proveito e se interesse em tentar conhecê-los também.

Subindo no Lascar

Em 2015, subi até o cume do vulcão Lascar no norte do Chile. O vulcão ativo de 5592 m de altura entrou em erupção em outubro desse ano mas eu já sabia que é o vulcão mais ativo no norte do Chile. Antes de subir o vulcão, primeiro é precisei encontrá-lo. Embora encontrar o próprio vulcão em um mapa seja bastante fácil, as informações sobre a localização do início da trilha e como chegar a ele são mais complicadas. A maioria das descrições que encontram-se na internet contém apenas palavras soltas e nenhuma inclui qualquer tipo de mapa, o que seria importante devido à falta de sinais de trânsito na área. Por fim, encontrei um arquivo em um site de download obscuro que continha a trilha e a trilha até o início da trilha, o que ajudou mais. Isso forneceu informações suficientes para encontrar a trilha, em combinação com um receptor GPS.

Café da Manhã a 4.500m, Antes de Subir o Vulcão Lascar

Para chegar ao início da trilha, sai de San Pedro de Atacama em direção ao sul, na CH 23. Embora a viagem comece em rodovias pavimentadas, um veículo com tração nas quatro rodas é uma obrigação para suas últimas rotas. Depois de passar por Toconao, dirigi outros 10 km para o sul antes de virar à esquerda e seguir para leste em direção a Talabre na B-357. Depois de passar Talabre, a estrada se transforma em cascalho e depois de cerca de 10 km desce em um vale, onde a estrada chega a uma bifurcação. Pegue a direção certa, cruzando um pequeno riacho e seguindo para o sul, subindo de volta para fora do vale.

Depois de continuar nesta estrada por cerca de 26 km, Laguna Lejía deve vir à vista, após o qual é preciso virar à esquerda em uma pista de terra e seguir para o norte em direção a Lascar. A pista nem sempre é bem definida, mas não foi muito difícil de seguir. Lascar está à vista neste ponto, portanto, basta ir em direção ao vulcão em chamas. A área de “estacionamento” da trilha é de cerca de 14 km à frente, em uma “demarcação” na encosta onde a pista se transforma em uma trilha que é essencialmente tão distante quanto se pode dirigir antes que a inclinação se torne muito íngreme para um veículo. É importante notar que, à medida que se aproxima do início da trilha, o solo fica coberto por uma camada de agregados soltos, como cascalhos, onde você pode “atolar” se perder a trilha. Todo esse trajeto de 110 km desde San Pedro de Atacama levou cerca de duas horas e meia.

Aqui, a cerca de 4930 metros de altitude, a subida começa. Embora seja óbvio que escalar um vulcão ativo e escalar a altitude em geral pode ser perigoso, e você deve fazê-lo por sua conta e risco; em particular, deve-se verificar a atividade vulcânica recente.

Brasileiro Morre Durante Ascensão ao Vulcão Láscar no Chile

Há uma trilha facilmente discernível por todo o caminho, embora em seções se divida em ziguezagues para a subida e uma rota reta para a descida. Grande parte da superfície da trilha é composta de solos vulcânicos soltos, o que torna a caminhada um pouco mais difícil; a subida é decentemente íngreme, com uma média de 24% de inclinação. Além disso, devido à altitude, há cerca de metade do oxigênio existente no nível do mar. Um casaco de inverno e botas eram uma necessidade.

Eu e meus parceiros de escalada levamos em torno de três horas para subir e uma hora para descer; também passamos cerca de meia hora no topo, divididos entre a cúpula e a borda da cratera, para apreciar a vista e almoçar. Estávamos bastante bem aclimatados, tendo passado as duas semanas anteriores ficando em San Pedro de Atacama a 2400 metros, fazendo as preliminares essenciais de treinamento para inexperientes. Eu comecei a caminhada com pouco menos de 5 litros de água e bebi cerca de dois terços dela antes de retornar. Entre o ganho vertical e a falta de oxigênio, certamente senti o peso da água (e uma garrafa de oxigênio de emergência).

Brasileiros na Subida do Vulcão Lascar

Olhando para a cratera, vêem-se plumas de gases vulcânicos, um testemunho de que Lascar é um vulcão ativo. Dá pra sentir o cheiro do enxofre. A vista da cúpula é de tirar o fôlego; a paisagem vulcânica árida mal parece terrestre. Pode-se ver dezenas de outros vulcões em todas as direções. Venta demais, mal dando pra ficar em pé, mas há abrigos contra o vento instalados. Ou na ida, ou na volta você não pode deixar de visitar também a Laguna Lejía, o lago salgado no desvio da estrada.

Subindo no Cerro Toco

Depois da minha escalada em Lascar, subi o Cerro Toco dois meses depois. O vulcão adormecido / extinto de 5604 m de altura é ligeiramente mais alto do que Lascar, mas a subida tem cerca de metade do ganho vertical, por isso é mais fácil. Saindo de San Pedro de Atacama, chega-se ao início da trilha tomando a estrada Paso Jama (CH 27) em direção à Argentina. Há, então, um desvio para uma estrada não pavimentada logo após o quilômetro 35, que leva uma montanha até a trilha, localizada logo após os três experimentos cosmológicos de Toco. A trilha é facilmente visível da estrada. Passando pela trilha, é possível ver a mina de enxofre abandonada de Toco.

A trilha até o cume é fácil de discernir. Ele se divide em alguns lugares, mas enquanto um deles segue rumo ao cume, é difícil se perder. São aproximadamente 1,7 km até o cume, com cerca de 360 metros de ganho vertical (nota média de inclinação em 22%). De ida e volta, a subida demorou um pouco mais de duas horas. Do cume, tem-se uma excelente vista do Licancabur, Juriques e Boliva para o norte e da Argentina ao leste.

Recomendação Importante

Por favor, lembre-se que escalar um vulcão pode ser uma atividade extremamente perigosa às vezes e aconselhamos que você consulte as autoridades locais antes de planejar uma visita. Certifique-se de tomar as precauções necessárias para evitar danos potenciais. Estes lugares são geralmente acessíveis aos turistas através de uma série de empresas de turismo de aventura.