Home / Natureza / Sinecologia Descritiva

Sinecologia Descritiva

A sinecologia é a ciência que estuda as relações entre comunidades biológicas e entre os ecossistemas da Terra em geótopos e biótopos como um todo.

Resumindo Sinecologia

Sinecologia é uma parte da ecologia que estuda as relações entre organismos de diferentes espécies com as interações que têm para o funcionamento do habitat ou ninhos (o nicho ecológico ) em que estes organismos formam uma comunidade.

Estuda os ecossistemas como um todo, sua estrutura dinâmica e os equilíbrios (homeostase) que resultam da interação entre seus elementos.

A sinecologia é o estudo das comunidades, ou seja, a mídia ambiental individual e as relações entre as espécies que lá vivem, com o estudo das relações entre as diferentes espécies pertencentes ao mesmo grupo e o ambiente em que se encontram, em que vivem.

Dentro da ecologia, podemos distinguir entre autecologia, sinecologia e dinecologia. A sinecologia é a ecologia das comunidades (comunidade de plantas em fitossociologia, por exemplo).

Ecologia comunitária ou sinecologia é uma sub-disciplina de ecologia que estuda a composição e estrutura de comunidades formadas por diferentes espécies, mudanças que ocorrem ao longo do tempo, relações entre espécies na comunidade, etc. Ele inclui as comunidades de plantas (plantas), os zoocenose (animais), microcenose ( microrganismos ), os micocenose (cogumelos ) e pedocenose (biocenose solo terra).

Sinecologia Descritiva

A sinecologia trabalha com dois métodos: descrever as condições no ecossistema (composição de espécies, a densidade de população , competição dentro e entre espécies, etc.) ou a dinâmica do ecossistema (desenvolvimento da população ao longo do tempo, padrões de poeira, fluxo de energia, etc.).

A sinecologia estuda as interações entre indivíduos que pertencem a diferentes espécies de um grupo e seu ambiente. O termo biocenose é virtualmente um sinônimo. A pesquisa sinecológico pode ser analisada de dois ângulos:

Sinecologia descritiva, que limita-se a descrever os grupos de organismos existentes em uma esfera específica. Obtendo esta informação exata sobre uma determinada composição de grupos, quantitativo, assiduidade, perenidade e organização espacial das espécies constituintes.

Sinecologia funcional, sua dinâmica em duas perspectivas. Você pode descrever uma evolução de dois grupos e analisar o que os influencia a despontar em um determinado ponto.

Pode-se igualmente conhecer o meio locomotor de matéria e energia nas diversas constituições de um ecossistema, ou o que consiste na ideia de pirâmide ecológica, biomassa e energia, cadeia alimentar, produtividade e rendimento. A análise destes itens últimos é o que definimos sinecologia quantitativa.

Pode se pensar também na sincrose qual ponto de vista. Uma sincrose, em sinecologia, é uma relação trófica que leva à morte dos parceiros em uma biocenose. Por exemplo, predação, parasitismo, teletoxia são exemplos de cooperações unidirecionais. A simbiose e a sinecrose são exemplos recíprocos de coacções. Geralmente, há uma má relação de comensalismo com a concorrência e sem co-responsabilidade.

A Estrutura do Ecossistema

Produzir organismos autotróficos, isto é, plantas e algas verdes, convertendo a substância inorgânica em matéria orgânica. Isto ocorre na fotossíntese que apresenta não só a substância em comunidades biológicas, mas também a energia na forma de energia química ligada a moléculas de glicose.

Consumidores, organismos heterotróficos, usam organismos de outros organismos e energia como alimento. Se eles vivem “pastando” os produtores, eles são chamados de consumidores primários ou simplesmente agricultores. Se eles vivem por assalto à mão armada entre os consumidores primários, eles são chamados de consumidores secundários ou predadores da primeira ordem. Como resultado, os carnívoros, que vivem do consumo de consumidores secundários, são chamados de consumidores terciários ou carnívoros de segunda categoria, etc.

Deve-se notar que todo o material orgânico de produtores primários, mais cedo ou mais tarde, retorna a substâncias inorgânicas através do metabolismo de degradantes. Isso cria um circuito metabólico sustentado que consiste em um grande número de circuitos bioquímicos entrelaçados.

A energia economizada não está incluída nos circuitos, mas é gradualmente transformada em calor após a segunda lei da termodinâmica. A biosfera recebe sua energia do sol e principalmente na forma de radiação no espectro que chamamos de luz visível.

A energia é progressivamente transformada em radiação infravermelha, que é mais longa (ou consiste em fótons menos ricos em energia). Isso aumenta a quantidade de entropia o tempo todo, resultando em uma necessidade constante de acesso à radiação solar que economiza energia.

A Pirâmide Trófica

A pirâmide ecológica trófica é um modelo do ecossistema que a produz em termos de níveis tróficos. No andar de baixo é o nível de base autotrófica, de onde vem o nível das plantações. Em seguida, segue os carnívoros nível de primeira ordem. No topo, há o nível que consiste em predadores da segunda ordem.

Em cada nível, há uma perda de substância e energia explorada pelos disruptores. É importante notar que 90% da substância e energia são perdidos durante a transição de um nível para outro. Isso explica por que há tão poucos carnívoros de segunda categoria e por que existem tantas plantas.

Desta forma, quase todas as criaturas vivas podem ser alojadas em seu nível trófico correto. A exceção são organismos vivos (como baratas, ratos e seres humanos, por exemplo) que não podem ser afetados com precisão em um determinado nível.

Rede Ecológica e Equilíbrio Orgânico

Outro modelo do ecossistema pode ser alcançado pela divisão de populações que, juntas, formam um nível trófico. Uma população inclui todos os indivíduos da mesma espécie que vivem no mesmo ecossistema. Com base nisso, pode-se imaginar um ecossistema em que indivíduos de cada população, nichos ecológicos e fatores inorgânicos criam uma rede de condições ecológicas, não apenas com o nível trófico. Esse ecossistema é muito complicado devido ao elevado número de espécies no sistema, mas também devido às muitas interações diferentes.

Um ecossistema está em equilíbrio desde que possa manter certas características típicas da composição de espécies e tamanho da população durante longos períodos de tempo. O equilíbrio consiste em um grande número de flutuações na composição e no tamanho da população de um ano para o outro. Equilíbrio orgânico é um equilíbrio dinâmico composto de processos que compensam um ao outro. Mesmo as espécies participantes estão em equilíbrio dinâmico, que pode ser interrompido pela imigração, taxa de natalidade e número de mortos.

A manutenção do equilíbrio ecológico é devida aos mecanismos de regulação do próprio ecossistema, regidos por feedbacks negativos. Por exemplo, se uma epidemia reduz significativamente uma população de herbívoros, resultará inevitavelmente em dois processos de monitoramento:
– quando a pressão do pasto é reduzida, a quantidade de material vegetal disponível aumentará e deixará espaço para mais criadores de plantas;
– a falta de presas reduzirá o número de predadores que vivem nos herbívoros afetados e colocará menos pressão sobre a população para atingir rapidamente o número anterior.