Home / Natureza / Qual o Cânion Mais Bonito do Brasil?

Qual o Cânion Mais Bonito do Brasil?

O Brasil abriga uma quantidade imensa de ecossistemas e belezas naturais; sejam praias, beira de rios, florestas, falésias, chapadas, morros, cachoeiras, enfim, para quem é amante da natureza e adora estar em meio à vida selvagem, aqui é um dos melhores lugares do mundo.

É um país privilegiado. Possui a Floresta Amazônica, que é considerada o “pulmão” do mundo, uma quantidade imensa de rios, afluentes e sem falar da costa litorânea, que abrange um total de 7.367 km. Os morros e chapadas localizam-se mais para o interior do país e chamam a atenção pelo tamanho e pelas belas paisagens que podem ser avistadas.

Brasil: Diversidade Natural

Cânions do Brasil
Cânions do Brasil

O Brasil conta com mais de 30 Parques Nacionais, além dos Parques e Reservas Estaduais. É visitado o ano inteiro por turistas de diferentes países que querem conhecer um pouco da fauna e da flora brasileira.

Os conflitos de terras, interesses e diversos tipos de exploração acarretaram no desmatamento de uma imensa área da vegetação nativa, principalmente da Mata Atlântica, no Sudeste do país. Construção de estradas, agronegócio, mineradores, queimadas e interesses pessoais são os principais fatores do desmatamento no país.

Para combater esses problemas, foram demarcadas como Parque Nacional áreas que não podem ser alterada por ações humanas e também foram fundados o ICMBio (Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

Um é responsável pela conservação da fauna e da flora e o outro responsável pelos primeiros habitantes deste imenso país, os índios; protegendo-os e assegurando suas terras, que vivem ameaçadas por fazendeiros com interesses em desapropria-los, desmatar a floresta e fazer plantação. É importante plantar, mas com responsabilidade e sempre preservando nossa maior riqueza; a fauna, a flora e toda a vida selvagem presente neste país.

Os morros, montes, chapadas, cânions também estão em abundância no Brasil. Neste artigo vamos tratar exclusivamente de uma beleza ímpar do nosso país. Para muitos eles só estão presentes em outros países, outros mal sabem de sua existência. Estamos falando dos cânions, que no Brasil existem em quantidade considerável e são uma das principais paisagens naturais.

O Que é um Cânion?

Um cânion é caracterizado por ser uma formação rochosa extensa com vales profundos e paredões verticais. São esculpidos pelos processos erosivos, causado principalmente pela ação de ventos e da chuva.

Os cânions são formados ao longo de milhares de anos e só são formados em lugares específicos. Eles são compostos por rochas sedimentares, que é uma rocha que sofre erosão facilmente, causando imensas fendas e desfiladeiros.

As águas dos rios que passam em baixo das formações, em conjunto com a declividade do terreno, com o volume de água e com os processos de soerguimento (choque das placas tectônicas) são capazes de modificar e esculpir as rochas por onde corre o leito do rio.

Os cânions estão presentes no mundo todo. O mais conhecido, sem dúvidas, é o Grand Canyon, localizado no Estado de Arizona, no Sul dos Estados Unidos. Ele apresenta incríveis 29 km de extensão e cerca de 450 metros de elevação, com pontos que alcançam 1,5 km de profundidade.

Cânions no Brasil

Como dissemos acima, o Brasil é um pais privilegiado e possui um ecossistema muito rico. Então por que não existiriam cânions por aqui? É claro que eles existem, estão espalhados por diversos Estados do país; e recomendo fortemente, caso descubra algum cânion no seu Estado, visite-o, você não irá se arrepender. Vamos conhecer agora alguns cânions brasileiros.

Cânion Itaimbézinho, Rio Grande do Sul.

Localizado na divisa do estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, este é um dos maiores cânions de toda a América Latina. Sua formação é datada de mais de 100 milhões de anos. No Parque Nacional dos Amparados da Serra é onde ele se encontra, para visita-lo, é necessário que você visite o parque.

Com incríveis 700 metros de altura, 2 quilômetros de largura e aproximadamente 6 quilometros de extensão, esse é um dos cânions mais famosos e visitados do Brasil.

Cânion do Xingó, Sergipe.

Este surpreendente cânion localize-se na cidade de Canindé do São Francisco, próximo ao rio São Francisco. Sua formação ocorreu a mais de 60 milhões de anos atrás, apresentando para nós, marcas e resquícios das primeiras pessoas a habitarem a região, estima-se que eles viveram por lá cerca de 8 mil anos atrás.

O cânion é surpreendente, devido à vasta extensão de seu paredão rochoso, que estende-se por mais de 60 km sob as límpidas e cristalinas do Rio do Chico (São Francisco).

Cânion Guartelá, Paraná.

Este cânion paranaense é considerado o sexto cânion mais extenso do mundo. Ele localiza-se próximo as cidades de Castro e Tibagi, no planalto Campos Gerais. O Parque Estadual do Guartelá foi criado para proteger a imensa riqueza natural presentes nos arredores do cânion. Fauna e flora, corredeiras, cachoeiras, vales estão presentes no parque.

O cânion estende-se cerca de 60 quilômetros e a profundidade do rio pode chegar aos incríveis 200 metros de profundidade.

Cânion do Rio Espalhado, Bahia.

Este exuberante cânion possui piscinas naturais e uma das cachoeiras mais bonitas da região, o Buracão, que possui 85 metros de queda; tudo isso em meio aos seus paredões rochosos, estes que alcançam os 90 metros de altura por 3 metros de largura. Localiza-se na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. É um dos locais mais bonitos e visitados do Brasil.

Cânion do Rio Poti, Piauí.

Localizado entre os Estados do Piauí e Ceará, este é uma enorme fenda geológica na Serra da Ibiapaba. De beleza impar e com uma vasta fauna e flora, o local recebe visitantes praticamente o ano todo.

Resultado de processos erosivos ocorridos há mais de 400 milhões de anos, formaram-se cavernas, paredões rochosos que ultrapassam os 50 metros de altura, com formas variadas e diferentes formações, o cânion do Rio Poti merece atenção e assim que possível, uma visita.

Qual o Cânion Mais Bonito do Brasil?

É difícil apontar somente um. Cada pessoa tem o seu gosto e suas preferencias. Agora que você já conhece alguns dos principais cânions do Brasil, vá conhecê-los; viaje por esse imenso país, conheça as diferentes paisagens. Tenho certeza, você terá muitos lugares para visitar, experiências para viver e memoráveis recordações.

Veja também

Cânion do Xingó Onde Fica

Área muito popular de turismo, o cânion de Xingó vem atraindo aventureiors e curiosos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *