Home / Natureza / Qual a Importancia da Ecologia Para a Sociedade?

Qual a Importancia da Ecologia Para a Sociedade?

Serviços ecossistêmicos são os benefícios que a natureza proporciona ao bem-estar humano. O termo é freqüentemente usado nos círculos acadêmicos, mas por que você deveria se importar com eles?

Qual a Importância da Ecologia Para a Sociedade

Embora o termo seja bastante novo, nossa conexão com a natureza não é. Dependemos da natureza para nossa sobrevivência. Sem ecossistemas saudáveis, nossa água potável não é limpa nem o ar que respiramos. Também gostamos da natureza! Estudos mostram que pessoas que passam tempo na natureza tendem a ser mais felizes do que aquelas que não passam. Pode até agir como um antidepressivo natural.

Com a indústria e a expansão urbana expandindo a taxas sem precedentes, os serviços ecossistêmicos tentam traduzir os benefícios que recebemos da natureza em termos econômicos para que possamos entender melhor os trade-offs que estamos fazendo entre a natureza e o desenvolvimento industrial.

Ecologia
Ecologia

Isso nos leva às razões pelas quais achamos que os Serviços Ecossistêmicos são importantes para cada pessoa:

Os Benefícios da Ecologia para a Sociedade

Entender a natureza em termos econômicos, embora não seja perfeito, nos permite colocar tudo na mesma unidade de comparação. Apesar de a natureza ser uma parte tão integral da existência humana, às vezes é uma reflexão tardia na economia atual. A natureza e o dinheiro estão freqüentemente em termos competitivos, de modo que, para criar um campo mais nivelado, os economistas ambientais tentaram preencher essa lacuna colocando um valor monetário nos benefícios que a natureza oferece.

Um estudo recente estimou os benefícios combinados da natureza para pessoas com mais de US $ 100 trilhões por ano . Para colocar isso em perspectiva, as 50 empresas mais lucrativas do mundo se combinam para faturar US $ 10 trilhões por ano.

Valorizar a natureza de uma forma que possa falar com os tomadores de decisão pode ajudar a promover os esforços de conservação no futuro. Ele traz a natureza de volta à discussão de custo-benefício de uma maneira que pode ser facilmente entendida.

A Base para o Desenvolvimento Sustentável

Os serviços ecossistêmicos ajudam a medir o verdadeiro custo do desenvolvimento industrial. Muitas vezes, o impacto que o desenvolvimento industrial tem sobre a economia e a criação de empregos ofusca o custo que terá sobre lagos, florestas, espécies-chave e assim por diante. Atribuir um valor em dólares a esses lagos e florestas, e aos serviços ecossistêmicos que eles fornecem, ajuda a ajustar a análise de custo-benefício, avaliando os efeitos negativos que o desenvolvimento terá sobre o ambiente natural.

As empresas também começaram a usar os serviços ecossistêmicos no planejamento de compensações de conservação, onde podem comprar e vender créditos para compensar um desenvolvimento ou separar terras para atender a uma compensação específica. O desenvolvimento sustentável apóia a manutenção de uma economia saudável e, ao mesmo tempo, protege o processo ecológico para as gerações futuras.

A Ecologia é Essencial para Nossa Sobrevivência

Se você mora na zona rural ou em zona urbana, sua dependência da ecologia é a mesma. Como sociedade, dependemos de ecossistemas saudáveis ​​para fazer muitas coisas; para purificar o ar para que possamos respirar adequadamente, sequestrar carbono para a regulação do clima, repassar nutrientes para que tenhamos acesso a água potável sem infraestrutura cara e polinizar nossas lavouras para que não passemos fome. Como a população mundial continua a crescer, também aumenta nossa dependência de ecossistemas saudáveis ​​para suprir as necessidades essenciais para nossa sobrevivência.

Todos nós não queremos deixar o planeta em boas condições para nossos sucessores? O zelo ecológico, a avaliação dos serviços ecossistêmicos é uma maneira de ajudar a fazer isso acontecer. Ao entender claramente seu valor, podemos tomar as melhores e mais informadas decisões sobre como gerenciar nossa paisagem para garantir que esse valor não seja perdido.

Ecologia e o Ser humano
Ecologia e o Ser humano

A Ecologia e a Evolução Mundial

A biodiversidade e o funcionamento saudável dos ecossistemas naturais estão em crise devido aos impactos combinados de perda de habitat, mudança climática, poluição, exploração de recursos e espécies invasoras. Nunca foi tão importante educar e comunicar a importância do conhecimento que nos permite administrar ecossistemas naturais e preservar a biodiversidade.

Para que os governos e agências de gestão tomem as melhores decisões possíveis para proteger as espécies do mundo e os serviços ecossistêmicos de que as pessoas precisam, precisamos de pessoas treinadas em integração de ecologia, biologia de mudança global, modelagem preditiva espacialmente explícita e gerenciamento de conservação.

A Ecologia e a Política Social

Embora os esforços para abordar os serviços ecossistêmicos na tomada de decisões tenham avançado consideravelmente nos últimos anos, ainda existem desafios relacionados à avaliação. Em particular, as abordagens econômicas convencionais têm sido criticadas por sua incapacidade de capturar a natureza coletiva dos serviços ecossistêmicos, por sua ênfase nas métricas monetárias e pela dificuldade de avaliar o valor dos serviços ecossistêmicos para as gerações futuras.

Não tem muito tempo que a Casa Branca, por exemplo, publicou um memorando “orientando todas as agências federais a incorporar o valor dos serviços naturais, ou ‘verdes’, de infraestrutura e ecossistêmicos ao planejamento e tomada de decisões federais”. Os formuladores de políticas e pesquisadores reconhecem que a capacidade de integrar ecossistema serviços na tomada de decisão avançou consideravelmente nos últimos anos. No entanto, ainda há desafios a superar no uso do conceito de serviços ecossistêmicos para maximizar o bem-estar social.

Dado que os serviços ecossistêmicos incorporam características de bens públicos, avaliar os serviços ecossistêmicos de uma maneira socialmente construída é crucial para a tomada efetiva de decisões.

A Ecologia e a Parte Pobre da Sociedade

Os desafios interconectados de alívio da pobreza e sustentabilidade do ecossistema abrangem múltiplas escalas e, possivelmente, suas raízes estão nas maneiras pelas quais as sociedades entendem o mundo e suas relações com os sistemas naturais.

Para abordar essas causas, as transformações têm sido cada vez mais reconhecidas como necessárias para a sustentabilidade. Transformações são entendidas como mudanças fundamentais em e através de vários domínios que vão desde mentalidades, atitudes e crenças dos indivíduos às normas e práticas sociais, às instituições e sistemas políticos.

Entendemos que o processo educacional pra isso é o que chamamos de narrativas sócio-ecológicas. Embora os termos “histórias” e “narrativas” sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável na literatura, entendemos as histórias como relatos específicos e particulares de certos eventos e experiências vividas, frequentemente em um nível baixo de abstração.

Vemos narrativas (ou seja, narrativas sócio-ecológicas ou narrativas de intervenção) como expressões mais gerais e abstratas de como se vê as relações causais entre certos aspectos de um sistema particular. Por exemplo, uma narrativa poderia ser que “ecossistemas saudáveis ​​são importantes para apoiar o bem-estar das comunidades”, enquanto uma história seria um relato de como a comunidade está passando por flutuações de recursos.

Narrativa Sócio-Ecológica
Narrativa Sócio-Ecológica

Essas narrativas sócio-ecológicas podem ser compostas de múltiplas histórias, elas têm uma lógica interna à medida que estruturam problemas e soluções de maneiras específicas, e podem se alinhar com os arranjos de poder existentes. Por esta razão, as narrativas sócio-ecológicas podem ser fontes de ambos, quando enquadramentos particulares suprimem a novidade e a renovação, enquanto as narrativas legitimam novas ideias e práticas.

Narrativas sócio-ecológicas dominantes e desafiadoras são frequentemente citadas como um fator-chave para a transformação em direção à sustentabilidade.

Veja também

Cânion do Xingó Onde Fica

Área muito popular de turismo, o cânion de Xingó vem atraindo aventureiors e curiosos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *