Home / Natureza / Quais Regiões Possuem Mais Vulcões?

Quais Regiões Possuem Mais Vulcões?

O Que é Um Vulcão?

Um vulcão é caracterizado por ser uma formação geológica, onde faz a ligação entre o meio interno e o meio externo da Terra. A partir de fendas, falhas abertas na crosta terrestre, libera o magma vindo diretamente do interior da Terra; o magma é conduzido pela câmara magmática e é expelido na cratera do vulcão. Fumaça e cinzas são emitidas juntamente com a lava; o que causa grandes prejuízos a populações humanas residentes nas áreas de ocorrência de vulcão.

Os intensos movimentos das placas tectônicas nas camadas mais profundas da Terra resultam em enormes montanhas na superfície terrestre. Existem montanhas que expelem lavas, outras que fazem parte de enormes cadeias montanhosas, de grande altura – como o Monte Everest (Himalaia); outras montanhas contêm vulcões extintos e outras são donas de poderosos vulcões em atividade.

Existem até as que estão submersas no mar, mas pelo fato de serem tão elevadas, possuem o pico na superfície. As montanhas são formadas principalmente nas bordas das placas tectônicas, pois são resultados do choque causado entre uma placa e outra.

Quais Regiões Possuem Mais Vulcões?

Há regiões que possuem uma vasta concentração de vulcões ativos e frequentemente as populações habitantes são surpreendidas pelo choque das placas tectônicas, que além dos vulcões, resultam em terremotos e tsunamis. Vamos conhecer um pouco sobre cada região, para entendermos quais fatores levaram a ocorrência de vulcanismo nas regiões.

A região que possui grande parte das atividades vulcânicas do mundo todo é a do Circulo de Fogo do Pacifico, que abrange toda a costa Oeste da América do Sul e da América do Norte até a costa Leste da Rússia, Japão e Oceania. O Pacífico é o maior oceano da Terra e o Circulo de Fogo vai contornando-o e aparece no mapa como um desenho de ferradura.

É responsável pela maioria dos abalos sísmicos e vulcanismos de todo o mundo. O fato é que nessa região há o encontro de diversas placas tectônicas; A Placa do Pacífico, Placa das Filipinas, Placa de Nazca e Placa de Cocos compõem o Circulo de Fogo do Pacífico.

Mas também existem atividades vulcânicas no Oceano Atlântico. Conhecido como Circulo de Fogo do Atlântico, o conjunto de placas tectônicas que se movimentam e resultam em vulcões, terremotos ou tsunamis estão presentes entre países da América Central, do Mediterrâneo e de países do Mar Cáspio. As placas tectônicas presentes são: Placa Sul Americana, Placa das Caraíbas, Placa Africana, Placa de Anatólia.

Apesar das atividades, o Circulo de Fogo do Atlântico é responsável apenas por alguns vulcanismos e abalos sísmicos se comparado ao Circulo de Fogo do Pacífico. Vamos conhecer os países e regiões que possuem a maior quantidade de vulcões ativos.

Rússia

A maior parte dos vulcões ativos da Rússia fica na região da Sibéria, na costa Leste, onde compõe o Circulo de Fogo do Pacífico. Eles estão em grande parte da península de Kamtchatka, que possui 1.200 km de extensão e mais de 20 vulcões. Os vulcões ativos nesta região se dão em grande número e alguns são eles:

Schiveluch

Vulcão Schiveluch
Vulcão Schiveluch

Este vulcão chega a explodir cinzas a longas alturas. Suas erupções são de explosivas e jogam a lava a quilômetros de altura. Ele localiza-se a 50 km da cidade Kliutchí.

Plowsky Tolbachik

Vulcão Plowsky Tolbachik
Vulcão Plowsky Tolbachik

Sua ultima erupção foi em 2012. Mas foi em 1976 que teve a maior erupção de sua história, expelindo toneladas de cinzas na superfície terrestre.

Karimski

Vulcão Karimski
Vulcão Karimski

O vulcão fica na região do lago Karimski, o qual despejou lava e cinza o suficiente para devastar parte da vida marítima e terrestre ali presentes; isso ocorreu em meados de 1996.

Klutchévskaia Sopka

Vulcão Klutchévskaia Sopka
Vulcão Klutchévskaia Sopka

Este é o maior vulcão da região da península de Kamchatka, ele ultrapassa os 4.500 metros e suas atividades vêm ocorrendo com certa frequência, entre 3 a 5 anos.

Japão

Em território Japonês estima-se que estejam presentes mais de 60 vulcões. É uma das regiões que mais ocorrem atividades vulcânicas. Os principais vulcões são:

Monte Fuji

Monte Fuji
Monte Fuji

É considerado um vulcão ativo, porém sua ultima erupção foi há mais de 300 anos, em meados de 1.700. É a montanha mais alta do Japão, com incríveis 3.776 metros; é um símbolo para o país.

Monte Asama

Monte Asama
Monte Asama

Há mais 2.500 metros de altura e localizado entre Gunma e Nagano, na ilha de Honshu. O vulcão está ativo e teve sua ultima erupção em 2009, é um dos mais ativos da região.

Monte Tokashi

Monte Tokashi
Monte Tokashi

Localizado próximo à província de Hokkaido, no Parque Nacional de Daisetsuzan. Sua ultima erupção data de 2004 e possui cerca de 2.000 metros de altura.

Estados Unidos

Na região da América do Norte estão presentes mais de 130 vulcões. Estes que já tiveram grandes erupções ao longo da história. Alguns são eles:

Monte Santa Helena

Monte Santa Helena
Monte Santa Helena

Localizado no Estado de Washington, teve a maior erupção de sua história em meados de 1980, onde ocorreu a morte de mais de 50 pessoas.

Caldeira de Yellowstone

Caldeira de Yellowstone
Caldeira de Yellowstone

Localizada no Parque Nacional de Yellowstone, a caldeira possui mais de 90 km de extensão e uma altura de mais 2.000 km, mas está inativa faz muito tempo; porém, caso ocorra uma erupção como a ultima que ocorreu, devastaria toda a costa Oeste dos Estados Unidos até parte do México.

Kilauea

Vulcão Kilauea
Vulcão Kilauea

Localizado no Havaí, o vulcão vem vibrando desde a década de 90. É um dos vulcões mais ativos do mundo e sua ultima erupção aconteceu este ano, em 2018.

Chile

O Chile é o país da América do Sul que mais sofre com atividades vulcânicas. Ele localiza-se na borda da Placa de Nazca; que resultou em mais de 90 vulcões em seu território. Os mais ativos são:

Villarica

Vulcão Villarica
Vulcão Villarica

O vulcão entrou em erupção este ano. Localiza-se ao sul do país, na cidade de Pucón, Cordilheira dos Andes. Possui uma altura de mais de 2.500 metros.

Calbuco

Vulcão Calbuco
Vulcão Calbuco

Também presente ao no sul do Chile, em Los Lagos, próximo a Cordilheira dos Andes. Conta com mais de 2.000 metros e sua ultima erupção foi em 2015.

Llaima

Vulcão Llaima
Vulcão Llaima

A mais de 3.000 metros de altura, o vulcão com formato cônico é um dos mais elevados da região; fica próximo a cidade de Temuco e quando entra em erupção, obriga milhares de pessoas a deixarem a área.

Indonésia

Próximo a região onde se localiza a Indonésia estão presentes mais de 100 vulcões e também é uma das áreas com grande ocorrências de atividades vulcânicas. Os principais vulcões são:

Monte Sinabung

Monte Sinabung
Monte Sinabung

O vulcão teve sua ultima erupção em 2013. Localiza-se próximo a Karo, na Sumatra do Norte e possui uma altitude de mais 2.400 metros.

Monte Agung

Monte Agung
Monte Agung

Este vulcão localiza-se perto de Bali, na parte Leste da Indonésia. Está a mais de 3.000 metros de altitude e sua ultima grande erupção foi em meados de 1960.

Monte Merapi

Monte Merapi
Monte Merapi

Este é o vulcão mais ativo da Indonésia. Ele está localizado na ilha de Java e possui mais de 2.900 metros de altura. Ocorrem erupções com frequência e já causos grandes danos à população.

Outras regiões também contam com atividades vulcânicas, porém em menor escala que os países citados. Como é o caso da Itália, com os vulcões Etna e Vesúvio; Guatemala, a Islândia, Filipinas e também o México.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *