Home / Natureza / Pimentão é Uma Fruta?

Pimentão é Uma Fruta?

O pimentão não é uma fruta, e sim um fruto. Mas afinal, existe diferença entre fruta e fruto? Com certeza. Acompanhe o artigo e confira tudo sobre o pimentão.

Popularmente, uma fruta é conhecida por ser doce, tal como a manga, morango e a maçã, por exemplo, e uma fruta além de ser doce, pode ter variações para o azedo, como o limão, a laranja e o abacaxi. Sendo assim, dizer que o pimentão é uma fruta não faz muito sentido, assim como dizer que a berinjela ou o chuchu são frutas também, já que estes não entram em nenhuma das classificações citadas.

Dessa forma, é necessário entender a diferença entre os termos “fruto” e “fruta”, já que estes são bem diferentes. Como dito anteriormente, uma fruta se enquadra em sendo doce ou azeda (com tendência para o doce), mas o que necessariamente, seria um fruto? Um fruto é tudo aquilo que nasce a partir de uma fecundação e germinação de uma semente, sendo assim, todas as frutas são um fruto, na verdade. A questão importante nesse momento é entender que o pimentão também é um alimento que nasce através da germinação de uma semente, ou seja, o pimentão é um fruto, mas não uma fruta. Assim, é plausível concluir que um fruto não será sempre uma fruta, mas uma fruta sempre será um fruto.

Pimentão Verde, Amarelo e Vermelho
Pimentão Verde, Amarelo e Vermelho

Através da designação científica da botânica, o termo “legume” não existe, propriamente dito. O “legume” é um termo popular utilizado para designar alimentos que não se enquadram como frutas, como no caso do pimentão, que é um fruto, mas tem um gosto amargo se comido cru. Seguindo essa ideia, pode-se concluir que vários frutos são legumes, segundo a tradição popular. Classificar o pimentão, o chuchu, a cebola, o pepino, o quiabo, a abóbora (e muito mais) como legumes não está incorreto, assim como classifica-los como frutos, mas classifica-los como frutas é um erro.

Por Quê o Pimentão Não é Uma Fruta?

Quando se vai ao mercado e se entra no hortifrúti, é normal se deparar com as gôndolas de frutas contendo goiabas, mamões, melancias, uvas, melões, bananas, kiwis, ameixas e acerolas, por exemplo, mas dificilmente o pimentão vai estar nessa parte do mercado, pois este estará em um lado diferente, acompanhado do aipim, da batata, do alho, da cenoura, da beterraba, ou até mesmo ao lado de hortaliças como a alface, o espinafre e o brócolis.

Por que isso ocorre, afinal? É fácil pensar que todos os alimentos que compõe o setor de frutas têm algo em comum: dá para fazer uma salada de frutas com todos eles. Nessa salada de frutas, um pimentão não cairia muito bem. Um pimentão cairia muito bem se refogado com chuchu, acompanhado de umas fatias de batata temperadas com cebola na manteiga.

O senso popular consegue distinguir perfeitamente o gosto de uma fruta e de um legume, mas é engraçado pensar que ambos são frutos, ou seja, que são a mesma coisa. Por essa razão, o pimentão não é uma fruta pelo fato de não ser doce, mas é um fruto, pois é proveniente do pé de pimentão. Basta apenas colhe-lo do galho, assim como uma goiaba ou uma laranja.

Pimentão é Ardido? Conheça a Escala de Scoville

Pimentão na Escala de Scoville
Pimentão na Escala de Scoville

É correto dizer que, na Escala de Scoville, o pimentão atinge nível 0. Isso é bom ou ruim, afinal? Acompanhe para saber e tirar suas próprias conclusões.

Wilbur L. Scoville (1865-1942) foi um farmacêutico que desenvolveu um método de medir a ardência das pimentas, utilizando um composto químico chamado capsaicina, pois esse é o nome o elemento que produz a “ardência” de uma pimenta. Sendo assim, o teste é feito baseando-se na concentração de capsaicina, que tem como base seu nível de 15 milhões de unidades Scoville (sendo este o valor mais alto que uma pimenta pode chegar). Algumas pimentas atingem 700 mil unidades, outras atingem 200 unidades. O legume em ascensão é o pimentão, que possui 0 unidades Scoville, significando que, apesar do nome, o pimentão tem 0 de ardência.

Pimentão é Conhecido Como Uma Pimenta Doce

Como abordado anteriormente, só se é considerado uma fruta se o alimento em questão for um fruto e também for doce. Mas essas características definem muito bem um pimentão, não é mesmo? Quase.

Um pimentão não é originalmente doce, e muitas vezes leva essa classificação pelo fato de ter o nome de pimentão e de que não arde como o resto de todas as outras pimentas, e por esse fato, simplesmente por não ser ardido, é considerado doce, mas de doce não tem nada, pois o mesmo possui um gosto amargo.

Vale lembrar o exemplo citado anteriormente: dá para acrescentar um pimentão, seja ele verde, amarelo ou vermelho em uma salada de frutas? A resposta mais comum é não. Mas, em pratos e gostos exóticos, isso pode funcionar.

O pimentão também possui a fama de ser doce pelo fato de ser possível criar doces (principalmente de compotas), com o manuseio correto do legume. O doce de pimentão não é tão difundido, mas o doce de abóbora (que também é um legume) já é bem mais conhecido no território nacional.

Principais Características do Pimentão

Uma das principais características que podem fazer o pimentão se parecer com uma fruta, é sua espetacular aparência. Não obstante, o pimentão faz tão bem quanto uma fruta e consegue ser bem versátil dentro da culinária.

Os pimentões mais conhecidos são os de cor verde, vermelho e amarelo, cada um possuindo uma característica específica, mas ainda existem outras cores bem pouco convencionais como o pimentão preto e o branco.

Apesar do pimentão ser um alimento incrível, o Brasil é um dos Países líderes em uso de agrotóxicos, e em um relatório feito pela ANVISA em 2010, o pimentão era líder de contaminação por agrotóxicos no País.

Confira abaixo as propriedades nutricionais do pimentão verde, amarelo e vermelho, segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

PIMENTÃO VERDE CRU (100 gramas)

Pimentão Verde
Pimentão Verde
Energia (kcal) 28
Proteína (g) 1,2
Lipídeos (g) 0,4
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 6,0
Fibra Alimentar (g) 1,9
Cinzas (g) 0,5
Cálcio (mg) 10
Magnésio (mg) 11

PIMENTÃO AMARELO CRU (100 gramas)

Pimentão Amarelo
Pimentão Amarelo
Energia (kcal) 21
Proteína (g) 1,1
Lipídeos (g) 0,2
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 4,9
Fibra Alimentar (g) 2,6
Cinzas (g) 0,4
Cálcio (mg) 9
Magnésio (mg) 8

PIMENTÃO VERMELHO CRU (100 gramas)

Pimentão Vermelho
Pimentão Vermelho
Energia (kcal) 23
Proteína (g) 1,0
Lipídeos (g) 0,1
Colesterol (mg) NA
Carboidratos (g) 5,5
Fibra Alimentar (g) 1,6
Cinzas (g) 0,4
Cálcio (mg) 06
Magnésio (mg) 11

 

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *