Home / Natureza / Parque Nacional Glacier – Canadá

Parque Nacional Glacier – Canadá

Você Conhece o Parque Nacional Glacier?

Localizado no Canadá, este Parque Nacional faz parte dos sete parques do Estado de Columbia Britânica.

Foi fundado em 1886, logo após a implementação das duas principais vias de transportes do Canadá – a ferrovia Pacific Railway e a estrada Canada Highway.

As duas vias passaram a atrair um fluxo maior de pessoas, que começaram a avistar e “turistar” a região das belas naturezas; e para conter o turismo e as ações humanas naquela área, o governo decidiu fundar o Parque Nacional.

Ele é dono de paisagens exuberantes, que variam desde montanhas íngremes cobertas pela neve; como também vales profundos e estreitos, além das antigas florestas. São paisagens naturais que encantam todos que passam por lá.

O Parque Nacional Glacier possui uma área de aproximadamente 1.400 km², protegendo assim, uma parte das Montanhas de Columbia, que abriga diversas espécies de plantas, de animais, e claro, muitas geleiras.

Visite o Parque Nacional Glacier no Canadá

A cidade mais próxima ao Parque é Revelstoke, onde existe o Parque Nacional de Revelstoke; e juntos, eles representam e protegem a região das Montanhas Columbia. Que estão presentes na Cordilheira de Columbia – Cariboos, Manashees, Purcells, Selkirks.

Mais precisamente o Parque Nacional Glacier fica entre as cordilheiras Purcell e Selkirk. Para o lado Leste do Parque Nacional estão as Cadeias Montanhosas.

O clima do Canadá favorece para as intensas nevascas no inverno e as chuvas de verão. A forte massa polar vinda do Oceano Pacífico, muitas vezes não consegue passar pelas altas cordilheiras do Leste; então ela fica estacionada sob a região.

A extensão do parque é bem ampla e abrange diferentes terrenos. O que favorece para o desenvolvimento e adaptação de diferentes espécies de seres vivos.

No parque estão presentes desde ativas geleiras, florestas úmidas até as maiores cavernas de todo o Canadá. Ou seja, lugares para conhecer não faltam; alias, é o que mais tem.

Agora que você já sabe algumas premissas básicas do Parque Nacional de Glacier, como a localização e a extensão. Vamos destacar os principais biomas, ecossistemas, vegetação e os diferentes tipos de animais que ali residem.

Parque Nacional Glacier: Fauna e Flora

Existem os enormes habitantes do parque, os ursos pardos; estes que estão em grande quantidade no parque e que podem ser avistado a longas distancias. O recomendado é que sempre ande em grupo de pelo menos 4 pessoas e todos andem com spray de pimenta, e ainda fazer bastante barulho enquanto caminha, com mochilas ou palmas para espantar os ursos.

Mas também é posivel avista-los sem que corra perigo, é indicado que vá entre maio e junho; que, em algumas trilhas, os ursos podem ser vistos na beira de riachos ou em meio as árvores. Além dos ursos, ao longo das trilhas podem ser avistadas Cabras da Montanha, Castores, Ratos Almiscarados e observar diversas espécies de pássaros.

As trilhas, caminhos e passagens que podem ser percorridas no parque são de grande extensão e podem levar as vistas mais belas. Como é o exemplo da trilha Balu Pass, que leva até ao outro lado do vale, e pode avistar outros belos montes como Ursus Minor, Ursus Major, Bagheera e Grizzly.

Glacier significa geleira. Bom, aí já podemos entender de onde vem o nome do parque; ele foi batizado devido as inumeras geleiras presentes em seu território.

É uma região muita rica em recursos naturais e em vida selvagem. Para quem é amante da natureza, de paisagens alpinas e adora lugares gelados, com certeza aqui é o lugar para sua próxima viagem.

Em determinada época do ano, a queda de neve é frequente; o que atrai alpinistastas do mundo inteiro, sendo que foi no próprio local o inicio do alpinismo na América do Norte.

Vamos conhecer agora as principais atrações do Parque Nacional Glacier, e saber o que o diferencia em meio aos outros parques do Canadá.

O que Fazer no Parque Nacional Glacier?

Roger’s Pass

Este é um dos pontos mais visitados do parque. Para quem gosta de escaladas e esqui este é o local ideal. É considerado um dos berços do montanhismo norte americano.

O local foi descoberto pelo topógrafo Albert Bowman Rogers, em 1881. E depois, escaladas recreativas foram realizadas para melhor conhecimento da área e, tempos depois, guias começaram a criar uma rede de trilhas e caminhos que levam aos picos do parque.

É um vale estreito, com muitas montanhas ao seu redor e que tem dois rios que o compõem, o rio Illecillewaet e o rio Beaver, ambos são afluentes do rio Columbia.

É um lugar muito bonito, com uma paisagem ímpar. Para quem está pensando na sua próxima viagem, é recomendado que visite o Roger’s Pass.

Bear Creek Falls

Para quem adora cachoeiras e calmaria, este é o lugar certo. É uma trilha simples, de percurso fácil e bem demarcada.

Ela fica próxima a Canada Highway, mas uma trilha de 5 minutos separa a enorme cachoeira Connaught Creek dos barulhos da rodovia.

É uma trilha recomendada para quem está com crianças ou com a família e não quer passar por aventuras muito radicais. Pode sentar e desfrutar de uma enorme queda d’água.

Great Glacier Trail

Esta também é uma das principais trilhas realizadas em todo o parque, porém, para a sua execução é necessário que as condições climáticas estejam favoráveis.

Ela possui uma extensão de aproximadamente 5 km, e uma elevação de 300 metros, sendo considerada de nível moderado.

Você irá conhecer e explorar as mais diversas áreas naturais do parque, passando por bordas de rios, matas densas e fechadas e no fim, será recompensado com uma bela paisagens dos montes que podem ser avistados ao fim da trilha.

Podem ser vistos uma vasta quantidade de montes que se estendem até o vale; além da Geleira Vaux, na encosta da montanha. São paisagens muito apreciadas por turistas.

Beaver Valley

Esta trilha possui uma dificuldade um pouco mais elevada que as outras e é necessário pelo 2 dias reservados exclusivamente para ela.

Ela abrange enormes extensões das antigas florestas da região. Onde os turistas cruzam até o Bald Hiss, do outro lado.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *