Home / Natureza / Papagaio Galego Falante Existe?

Papagaio Galego Falante Existe?

O Papagaio Galego é uma espécie de ave endêmica. Mas, o que é um animal endêmico, afinal? É quando um animal existe apenas em determinada parte do mundo. Portanto, é correto afirmar que esse tipo de papagaio só existe em algumas determinadas regiões, mais presentes no Brasil, e mais especificamente nos cerrados de Minas Gerais. Fora do Brasil, é possível encontrar esse tipo de papagaio na Bolívia e Peru.

É esse fato que faz a infeliz sombra da extinção pairar sobre essas aves, já que os cerrados estão ficando cada vez mais escassos no País, e outro fator determinante para que o papagaio galego esteja caminhando em uma direção errônea é o fato de, naturalmente, essas aves se espalharem muito em seus habitats, não se concentrando em lugares determinados durante o dia, estando, dessa forma, alheias a presença de humanos que se aproximam cada vez mais de seu habitat.

O papagaio galego é um papagaio de estatura baixa que faz parte da classificação dos psitacídeos, assim como o Papagaio Campeiro, por exemplo, que são aves que possuem quatro dedos, dois para um lado e dois para outro, tornando sua pata altamente eficaz para se segurar nos galhos e segurar seus alimentos, que podem facilmente ser destroçados pelo bico curvado, característico do gênero.

O Brasil é o País onde mais existe variedade e concentração de papagaios no mundo, tendo por volta de 80 exemplares.

Papagaio Galego é um dos Papagaios Mais Inteligentes

Ao observar os papagaios na natureza, é possível perceber que o comportamento deles é estratégico e altamente preventivo, onde cada ave tem uma função, já que essas sempre andam em pequenos grupos.

Biólogos concluíram que o Papagaio Galego é uma espécie de ave altamente difícil de se estudar pelo fato de serem completamente ariscas, alçando voos longínquos ao perceberem movimentações estranhas.

O que caracteriza a inteligência dessa ave é o fato da comunicação interna que os mesmos possuem, onde determinadas aves assumem postos de vigilância enquanto outras aves procuram por comida, havendo um revezamento entre as mesmas.

Casal de Papagaio Galego
Casal de Papagaio Galego

Essa busca é realizada somente durante o dia, enquanto a noite serve para que os mesmos descansem. Além de tudo, antes das aves voltarem, cada uma por si, para seus ninhos, há uma comunicação interna entre elas, onde estas se reúnem e criam grupos grandes para poderem retornar juntas.

A alimentação dos papagaios se baseia quase que completamente em frutas e sementes. É possível, ainda, observar o papagaio galego comendo folhas, coisa que é incomum para a classe dos psitacídeos.

É uma Variedade de Papagaio Muito Inteligente, Então Fala Mais do que os Outros?

Na verdade, não.

O papagaio galego, apesar de ser uma espécie inteligente devido ao fato de ter uma comunicação mais eficaz entre os membros de sua espécie não consegue, propriamente, falar, como outras variedades de papagaios. Além do fato de ser uma espécie de difícil domesticação, as mesmas conseguem reproduzir pouquíssimas palavras.

Esse é um fato interessante, que talvez seja o principal motivo pelo qual essa ave não entrou, ainda, em extinção, pois sua caça ilegal e comercialização é baixa devida ao fato dessa ave não falar.

Apesar de ter uma bela aparência, o papagaio galego é uma ave altamente ríspida, que evita contato humano e se debate muito quando capturada, podendo sofrer muitas injúrias e a mesma, facilmente, pode morrer de estresse dentro de dias.

Árvore Com Vários Papagaios Galego
Árvore Com Vários Papagaios Galego

Os papagaios comercializados, na maioria das vezes, ilegalmente, são vendidos para pessoas que admiram a ave, principalmente quando é uma variedade falante, que deleita seus donos, divertindo-os, e consequentemente se tornando um pet dentro de inúmeras famílias brasileiras.

O fato da ave ser endêmica torna sua caça ilegal, e isso combinado com vários outros fatores característicos da espécie, fazem com que ela não seja visada comercialmente, se tornando assim um ponto positivo para a preservação da mesma na natureza.

Principais Características dos Papagaios Galegos

Além de serem chamados de papagaio galego, essa variedade também é conhecida como papagaio curraleiro, papagaio curau, papagaio de barriga amarela e papagaio goiaba, que são determinações coloquiais usadas pelas pessoas que vivem em contato com esse tipo de ave.

Pelo fato de ser uma ave endêmica, essa será encontrada em apenas determinadas regiões. Essas regiões compõe a parte central do País, como no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre e parte de São Paulo. Não obstante, essa espécie pode ser vista, raramente, em Países vizinhos, como a Bolívia e Peru.

O papagaio galego mede em torno de 23 centímetros e chega a pesar, no máximo, 350 gramas, sendo sua alimentação composto basicamente por brotos, sementes, frutas e folhas.

A reprodução desse papagaio se baseia em uma ninhada de dois ovos por gestação, levando cerca de um mês de incubação. Os filhotes nascem com uma coloração esverdeada, característica dos filhotes de papagaios psitacídeos.

São aves sociáveis que vivem sempre em grupos ou em bandos, pois dessa forma, estas aves conseguem manter um melhor controle de seus habitats, encontrando mais facilmente locais com comida e possíveis predadores.

No entanto, a ave é altamente ríspida ao contato com outros animais, voando para muito longe dos mesmos e é uma ave de difícil domesticação.

Por que o Papagaio Galego Está Em Extinção?

Apesar do homem não caçar ilegalmente esse tipo de papagaio com tanta frequência como outros tipos de aves, o habitat do papagaio galego tem estado em crescente consumo. Esse consumo se dá ao fato de que os cerrados, que é o habitat onde os papagaios mais se estabelecem, vem sido desmatado cada vez mais no intuito de criar regiões para cultivo de um determinado tipo de vegetação, ato conhecido por monocultura.

Papagaio Galego Na Gaiola
Papagaio Galego Na Gaiola

A monocultura é um processo agrônomo, onde uma região que possui várias espécies de animais e plantas é eliminada para dar lugar a uma plantação específica, como de milho e soja, por exemplo, e isso ocorre com mais frequência nos cerrados, que são lugares de mais fácil controle, já que não precisará de esforços muitos grandes para corte de árvores, por exemplo.

É uma atividade danosa em vários aspectos ambientais que é praticada com veemência no Brasil. É através desse tipo de situação que animais como o papagaio galego pode ser extinto dentro de alguns anos. Animais como o tamanduá e o lobo-guará também são criaturas do cerrado, que cada vez mais perdem seus territórios.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *