Home / Natureza / Papagaio de Nuca Amarela: Características e Fotos

Papagaio de Nuca Amarela: Características e Fotos

É um papagaio de porte grande encontrado na América Central, mais especificamente em Honduras, na Guatemala e no México, habitando a copa das árvores de matas densas, sempre em casal ou em enormes grupos de aves que convivem em harmonia próximas as outras.

É um papagaio extremamente dócil, e por esse motivo existe em grande número delas dentro das casas de várias pessoas nas Américas do mundo, mas isso não a faz estar em risco de extinção, felizmente. Ao mesmo tempo é importante ter conhecimento de que ter um animal silvestre em casa sem a autorização das organizações de proteção ao meio ambiente é crime.

O Papagaio de Nuca Amarela possui esse nome pelo fato de ser um papagaio de cor verde, mas que em sua nunca existe uma penugem de cor amarela; em alguns lugares a ave também é chamada de Papagaio de Nuca Dourada.

Além dessa característica única da ave, o que chama a atenção é seu tamanho, que pode chegar aos 50 centímetros, enquadrando a ave como uma ave de porte grande.

Quando bem alimentado, o papagaio de nuca amarela pode atingir os 60 anos de idade. Em cativeiro, há registros de aves que chegaram aos 70 anos de idade.

A Vocalização do Papagaio de Nuca Amarela

Uma das principais características desse papagaio é a sua voz estridente. Enquanto o papagaio de nuca amarela é novo, isto é, em seus primeiros anos de vida (até os dois anos), é muito comum que a ave viva gritando e berrando. Em florestas em que há o papagaio de nuca amarela, é difícil ouvir o canto de outros pássaros, já que é possível ouvir seus grasnados de longe.

Essa é uma característica que pode pegar muita gente desprevenida quando tais pessoas tem a intenção de ter a ave em casa, por exemplo. Há bastante barulho nesses primeiros anos de vida, e quando o papagaio atinge a maturidade, é necessário se acostumar com o nascer e com o pôr do sol, já que a ave tende a vocalizar nesses dois horários. É um instinto que o papagaio de nuca amarela sempre segue.

O papagaio de nuca amarela, inclusive, costuma gritar bastante quando vê outros animais, pois os mesmos adoram interagir com outras aves. Mas, por exemplo, se um cachorro faz parte de uma casa onde o papagaio esteja vivendo, o papagaio deixará claro que o mesmo está vendo o cachorro, demonstrando agitação, que pode apresentar tanto alegria quanto receio.

Depois do processo de maturidade, que se dá em cerca de dois anos, e também quando não está amanhecendo e nem anoitecendo, a vocalização do papagaio de nuca amarela se baseia em vários sons comuns da espécie, sem contar com a possibilidade de ouvir palavras, caso a ave conviva com humanos, já que o papagaio de nuca amarela consegue reproduzir várias palavras e, inclusive, são consideradas aves muito inteligentes.

A Perspicácia do Papagaio de Nuca Amarela

Foto de Papagaio de Nuca Amarela
Foto de Papagaio de Nuca Amarela

O que faz o papagaio de nuca amarela ser um dos papagaios mais conhecidos do mundo, é o fato de sua fácil interação com as pessoas, sendo uma das poucas aves que fogem do local onde convivem, mesmo se ficarem livres.

Quando há um zelo amoroso pela parte das pessoas que cuidam do papagaio, essas pessoas podem esperar um retorno igualmente empático da ave, que demonstra ser bastante carinhosa e divertida, já que é um papagaio que aprende facilmente até algumas dezenas de palavras e algumas ordens básicas, com repetir algumas palavras e movimentos.

Uma forte característica do papagaio de nuca amarela, também, é o fato deles vocalizarem quando estão com fome, deixando as pessoas ao redor sempre cientes de que eles querem comer ou de que estão com sede.

Características Físicas do Papagaio de Nuca Amarela (Conheça a Sua Versão Azulada)

São aves grandes comparadas a outras espécies de papagaios, podendo chegar até 50 centímetros, mas comumente os machos possuem de 35-40 centímetros, enquanto as fêmeas possuem de 30-35.

Seu corpo é revestido de penas verdes, exceto pela nuca, que é amarela. É importante não confundir o papagaio de nuca amarela (Amazona auropalliata) com o papagaio de cabeça amarela (Amazona ochrocephala).

No entanto, existe, também, uma mutação genética que ocorre com o papagaio de nuca amarela, que gera o mesmo papagaio, só que de cor azul, que possui a nuca branca, afinal de contas. É a mesma espécie de papagaio, porém, as suas cores são diferentes. A beleza do papagaio azul com a nuca branca é algo descomunal e também existem em menor número do que o papagaio verde de nuca amarela.

É válido lembrar que uma mutação genética não é algo feito em laboratório, mas sim uma simples cruza de animais da mesma espécie que geram outras cores, e isso é algo bem recorrente na natureza.

O papagaio de nuca amarela normal (o verde) possui vários traços de cor azul e amarela que geram, aos olhos, a cor verde. O que ocorre com os papagaios azuis, é que a quantidade de penas amarelas é mínima, deixando-o completamente azul.

A Reprodução do Papagaio de Nuca Amarela

Filhote de Papagaio de Nuca Amarela
Foto de Filhote de Papagaio de Nuca Amarela

Quando se trata de macho e fêmea, a única diferença que se pode notar é o tamanho das aves, pois as fêmeas são iguais aos machos na aparência.

São aves monogâmicas, ou seja, ficarão juntas até algum falecer. Apesar de amadurecerem na casa dos dois anos de idade, a reprodução sexual começa a partir dos quatro ou cinco anos.

Os casais do papagaio de nuca amarela são extremamente carinhosos uns com os outros, e assim criarão seus filhotes com bastante atenção e zelo.

Normalmente, a fêmea bota de 3 a 4 ovos por ninhada, cujos ficarão sob sua incubação durante um período que varia de 25 dias a um mês. Os pais alimentarão seus filhotes por cerca de dois meses, quando os filhotes começarão a dar os primeiros passos para fora do ninho e estarão aptos a alçarem voos e procurar por comida por conta própria.

A alimentação dessas aves se baseia especialmente em frutas, sementes e plantas. Em cativeiro, é possível que elas comam até mesmo pequenos insetos ou carne de frango, por exemplo. Essas aves tem, inclusive, a tendência de ficarem acima do peso, então é importante dar atenção a sua alimentação e mantê-la regulada para que a ave tenha uma vida saudável e reprodutiva.

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *