Home / Natureza / Papagaio Campeiro Psittaciformes

Papagaio Campeiro Psittaciformes

Principais Características do Papagaio Campeiro

São aves nativas da América do Sul, tendo forte concentração no Brasil, indo do Norte até a América Central, sendo encontrado em larga escala no Panamá também.

Assim como demais papagaios, o Papagaio Campeiro tem a coloração verde, com uma camada rasa de penas vermelhas. Este ainda possui a parte superior da cabeça na cor amarela, sendo chamado por algumas pessoas de Papagaio Coroado. Seu bico é pequeno e curvado, característico da espécie.

Essa variedade de papagaio pode chegar a 40 centímetros de altura e pesar até 500 gramas, tanto o macho quanto a fêmea, e a criação em cativeiro é uma prática criminal. Essa espécie de ave só pode ser mantida com a legalização dos órgãos responsáveis, já que são animais silvestres e precisam de luz solar e água natural para poderem ter uma vida normal e duradoura, já que se estressam facilmente.

Sua alimentação é bem específica e básica, pois sementes e frutos são seus pratos principais. O Papagaio Campeiro se alimenta de goiaba, coco, coquinho, nozes e sementes em geral, além de flores, como o girassol.

Em cativeiro esse tipo de ave é alimentado através de rações específicas e uma variedade de frutos e hortaliças; a alimentação indevida e sem conhecimento pode diminuir a expectativa de vida do Papagaio Campeiro em vários anos, sendo comum que um papagaio dessa variedade viva até 90 anos, e não cerca de 30 anos com uma alimentação incorreta.

O que Significa Psittaciformes?

Essa é uma classificação que abrange algumas espécies de aves devido a características físicas e comportamentais.

Uma dessas características é o bico da ave, que possui a parte superior maior e curvada para baixo. Esse modelo de bico sofrera uma adaptação pelo fato da alimentação dessas aves se basear em frutos secos que possuem um rígido epicarpo (casca).

Não obstante, o formato da pata dessas aves é diferente das demais, pois essas consistem em dois dedos para frente e dois para trás, enquanto as patas de outras aves possuem três dedos para frente e apenas um para trás. Isso facilita muito a refeição dessas aves, já que estas conseguem controlar com maior facilidade o manejo do alimento, podendo segurar com mais precisão na hora de descasca-las, por exemplo.

As aves classificadas como Psittaciformes são as consideradas mais inteligentes, podendo aprender facilmente várias falas de humanos e reproduzir diversos outros tipos de som.

Confira abaixo uma lista de aves Psittaciformes:

Categoria Cacatuidae

1. Cacatua

Cacatua
Cacatua

2. Cacatua das Palmeiras

Cacatua das Palmeiras
Cacatua das Palmeiras

3. Cacatua Rosa

Cacatua Rosa
Cacatua Rosa

4. Cacatua Galah

Cacatua Galah
Cacatua Galah

5. Calopsita

Calopsita
Calopsita

Categoria Psittacidae

1. Amazona

Psittacidae Amazona
Psittacidae Amazona

2. Anacã

Anacã
Anacã

3. Ararinha Azul

Ararinha Azul
Ararinha Azul

4. Eos

Eos
Eos

5. Guaruba

Guaruba
Guaruba

Categoria Psittaculidae

1. Loriini

Loriini
Loriini

Categoria Strigopidae

1. Kakapo

Kakapo
Kakapo

2. Nestor

Nestor
Nestor

3. Papagaio da Nova Zelândia

Papagaio da Nova Zelândia
Papagaio da Nova Zelândia

Reprodução do Papagaio Campeiro

Assim como a maioria das aves, esse papagaio também é monogâmico, isto é, eles vivem com o mesmo parceiro pelo resto da vida e dificilmente se relacionam com outros pássaros a partir do momento em que perdem um parceiro.

É bastante comum encontrar ninhadas de papagaio campeiro em topos de coqueiros, já que estes passam a maior parte do tempo nesse tipo de árvore devido ao fornecimento de comida.

Uma fêmea da espécie põe cerca de 3 a 4 ovos por gestação, levando cerca de um mês para isso acontecer. A fêmea incuba os ovos por um período de, aproximadamente, um mês. Os filhotes são alimentados até o segundo mês de vida, quando se tornam aptos a sair do ninho e obter independência.

Após a copulação, a fêmea e o macho começam a criar um ninho, geralmente feito em troncos secos, onde o macho ficará sempre atento e também será responsável pela alimentação da fêmea, enquanto essa choca os ovos. Nesse período a fêmea não fica quase um mês sem sair do ninho, pois o papagaio macho assume seu lugar para que esta possa bater as asas e procurar por alimento sozinha.

Conheça Outras Variedades de Papagaios

1. Papagaio Chauá

Papagaio Chauá
Papagaio Chauá

2. Papagaio Verdadeiro

Papagaio Verdadeiro
Papagaio Verdadeiro

3. Papagaio de Hispaniola

Papagaio de Hispaniola
Papagaio de Hispaniola

4. Papagaio de Porto Rico

Papagaio de Porto Rico
Papagaio de Porto Rico

5. Papagaio de São Vicente

Papagaio de São Vicente
Papagaio de São Vicente

6. Papagaio de Santa Lúcia

Papagaio de Santa Lúcia
Papagaio de Santa Lúcia

7. Papagaio do Peito Roxo

Papagaio do Peito Roxo
Papagaio do Peito Roxo

8. Papagaio do Mangue

Papagaio do Mangue
Papagaio do Mangue

9. Papagaio Galego

Papagaio Galego
Papagaio Galego

10. Papagaio da Serra

Papagaio da Serra
Papagaio da Serra

11. Papagaio da Cara Roxa

Papagaio da Cara Roxa
Papagaio da Cara Roxa

12. Papagaio Moleiro

Papagaio Moleiro
Papagaio Moleiro

13. Papagaio do Congo

Papagaio do Congo
Papagaio do Congo

14. Papagaio Escarlate

Papagaio Escarlate
Papagaio Escarlate

15. Papagaio da Patagônia

Papagaio da Patagônia
Papagaio da Patagônia

Distribuição Geográfica do Papagaio Campeiro

Essa é uma espécie que existe em um número bem elevado, mas estudos recentes apontam que o número desses papagaios tem diminuído, ao invés de aumentar.

A caça desses papagaios é grande, pois os mesmos são altamente adaptáveis e convivem muito bem com humanos, aprendendo a imitar o som de muitas palavras para o júbilo pessoal das pessoas.

Em muitos locais é possível ver os papagaios em árvores, se alimentando. Muitas pessoas até criam esse tipo de papagaio livremente, caso no local haja alimentação farta para as aves.

O fato da domesticação e má alimentação desses papagaios os levam a óbito antes do esperado, já que a estimativa de vida dessa ave é absurdamente grande, levando a quase um século de existência. Isso não significa que a ave não possa ter a longevidade em cativeiro, mas uma alimentação saudável será necessária.

No Brasil, essa espécie se encontra apenas no Norte, em cidades como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. São aves que podem viver em lugares secos e úmidos. Em Países fronteiriços é comum encontrar essa variedade de ave também, principalmente na Colômbia, Venezuela, parte oeste do Peru, Guiana e Suriname. Partindo mais para a América Central, é possível encontrar o papagaio Campeiro no Panamá até a fronteira com a Costa Rica.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *