Home / Natureza / Malefícios da Banana em Excesso

Malefícios da Banana em Excesso

Os 9 Efeitos Colaterais – Os Malefícios da Banana em Excesso

Normalmente, temos aquela sensação de que podemos consumir frutas sem restrição, isso pelo fato delas serem saudáveis e fazer bem ao nosso organismo. Contudo, assim como qualquer alimento, se consumido em excesso, pode trazer prejuízos a nossa saúde. Hoje falarei sobre os malefícios que o consumo de banana pode causar, apresentando isso em 9 efeitos colaterais.

Os Malefícios da Banana em Excesso

Pois é, o consumo de bananas pode parecer até inocente, isso quando são ingeridas de forma equilibrada e sem excessos. Contudo, mesmo os alimentos mais benéficos para a nossa alimentação também podem trazer complicações caso sejam ingeridos em excesso. Um dos protagonistas do benefício e também malefício neste cenário é o potássio, pois em grande escala, ele pode ser inclusive letal.

A banana é a fruta mais famosa em todo o mundo, sendo reconhecida pelo seu sabor agradável e os benefícios notáveis para a nossa saúde. Elas são repletas de nutrientes essenciais que auxiliam no controle a problemas psicológicos e também fisiológicos aos quais podemos ser expostos.

Claro que assim como todos os demais alimentos, se consumido em excesso, pode trazer também malefícios. Você já pensou sobre isso, sobre os efeitos colaterais que ela pode causar? Pois bem, mesmo com inúmeros benefícios comprovados para a nossa saúde, temos o dever de também saber sobre os malefícios, e por isso, listei abaixo 9 dos efeitos colaterais quanto ao consumo das bananas.

  1. Você pode ficar sonolento!
    Comer Banana Pode Nos Deixar Sonolentos
    Comer Banana Pode Nos Deixar Sonolentos

Você acabou de acordar e já pensou em se alimentar com umas bananinhas… mas você sabia que as bananas podem fazer você se sentir sonolento também? Mesmo que o seu dia tenha acabado de começar, isso pode acontecer.

As bananas são ricas em triptofano, que é um aminoácido que pode reduzir seu desempenho e tempo de reação mental, o que pode também fazer você se sentir um pouco sonolento. Além disso, as bananas contêm doses elevadas de Magnésio, sendo este um mineral que ajuda no relaxamento muscular.

  1. Problemas respiratórios
    Efeito Colateral - Problemas Respiratórios Por Ingerir Banana
    Efeito Colateral – Problemas Respiratórios Por Ingerir Banana

Outro efeito Colateral do consumo em excesso da banana que é um desdobramento da alergia ambrósia. Isto ocorre pelo fato de a banana poder causar a constrição das vias aéreas respiratórias.

  1. Aumento de peso
    Efeito Colateral - Aumento de Peso
    Efeito Colateral – Aumento de Peso

Claro que se comparado a comer batata frita, as bananas possuem bem menos calorias, mesmo assim, ela ainda tem calorias mais que suficientes para fazer você engordar. Em média, uma banana de tamanho médio tem em torno de 105 calorias, o que já é maior que a quantidade de calorias de uma laranja média, por exemplo.

No caso, se você busca lanches de baixa caloria, a banana provavelmente não é a melhor opção para você, ainda mais se você for muito fá de bananas, como eu! Contudo, você pode consumir frutas com alto teor de água no lugar da banana, como a melancia, morangos e melão. Por conter menos calorias e ter um alto teor de fibras, é uma boa opção para mantê-lo cheio por um tempo.

  1. Possibilidade de Diabetes Tipo 2
    Efeito Colateral - Diabetes Tipo 2 Por Ingerir Banana
    Efeito Colateral – Diabetes Tipo 2 Por Ingerir Banana

Pelo fato de as bananas terem a capacidade de aumentar os níveis de açúcar no sangue, ela é classificada na categoria de alimentos glicêmicos, de forma que o consumo excessivo de alimentos nesta categoria pode aumentar o risco de desenvolver a diabetes tipo 2, podendo também doenças cardiovasculares.

  1. Enxaquecas
    Efeito Colateral - Enxaqueca
    Efeito Colateral – Enxaqueca

Neste ponto, nem tanto o excesso, mas sim, o consumo de bananas precisa ser evitado. Isso se você já teve ataques de enxaqueca daqueles insuportáveis. O motivo de evitar o consumo de bananas, é pelo fato de ela possuir a tiramina, que é uma substância encontrada em muitos alimentos, como queijo, peixes e carnes. Esta substância é um gatilho para enxaquecas, isso foi inclusive apresentada nos relatórios do Centro Médico da Universidade de Maryland. Não só a fruta, mas a casca da banana também contém essa substância, a questão é que ela contêm dez vezes mais tiramina.

  1. Problema com Cáries
    Efeito Colateral - Caries por Ingerir Banana
    Efeito Colateral – Caries por Ingerir Banana

Outro problema que pode ser causado pelo consumo em excesso da banana, são as cáries dentárias, isso porque elas são ricas em amido, as bananas podem causar cáries caso você não mantenha a higiene dental apropriada. Além disso, com base em estudos realizados, a banana pode ser prejudicial a sua saúde oral, sendo ainda mais grave que com o consumo de chocolate e chicletes. O processo de dissolução do amido é lento, porém os açúcares dissolvem-se com maior rapidez.

  1. Dores abdominais
    Efeito Colateral - Dores Abdominais
    Efeito Colateral – Dores Abdominais

No caso de você gostar de comer bananas que não estão completamente maduras, você pode ter uma dor de estômago forte, além de você pode sentir náuseas também. As bananas ainda em processo de amadurecimento possuem uma quantidade elevada de amido que pode levar muito tempo para ser digerido pelo seu organismo. Além disso, você pode ter diarreia e possibilidade de vômito imediatamente.

  1. Nervos danificados
    Efeito Colateral - Nervos Danificados
    Efeito Colateral – Nervos Danificados

O consumo excessivo de bananas pode resultar em danos nos nervos! Isso pelo fato dessa fruta possuir quantidades elevadas de vitamina B6. Com base ainda nos estudos realizados na Universidade de Maryland, Medical Center, o consumo de mais de 100 mg da vitamina B6, o que pode resultar em danos aos nervos, caso não tenha um acompanhamento médico.

Contudo, essa possibilidade ainda é um tanto rara para pessoas comuns, isso pode ocorrer mais com pessoas que sejam fisiculturistas com obsessão por bananas ou mesmo participam de concursos que o ganhador é quem comer mais.

  1. Hipercalemia – já ouviu falar?

A hipercalemia é causada devido ao excesso de Potássio no sangue e é identificada através de sintomas como a taxa irregular do pulso, náuseas e batimentos cardíacos irregulares que podem até levar a ataques cardíacos. Em estudos realizados pelo Instituto Linus Pauling, Universidade Estadual de Oregon, dosagens de potássio maiores que 18 gramas podem causar a hipercalemia em adultos. Imagina em crianças!

Normalmente, na internet você deve encontrar dietas que recomendam o consumo excessivo de bananas dentro de determinados períodos de tempo, o que é incorreto e pode lhe causar efeitos colaterais dos quais já tratamos aqui.

Esses são alguns dos malefícios que o consumo excessivo de banana pode causar, esses são alguns dos efeitos colaterais que podem ser evitados com o consumo moderado desta fruta que tanto amamos.  Até a próxima!

Veja também

A Importância do Ar Para a Saúde

A importância do ar para a saúde está no fato de que é nele que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *