Home / Natureza / Origem da Banana Missouri

Origem da Banana Missouri

A banana Missouri é uma fruta característica do Estado de Missouri, nos Estados Unidos, e recebe esse nome pelo fato de que, para comê-la, basta remover sua casca e pronto, assim como também existe o fato de seu aroma, que muitas pessoas dizem ser bem parecido com o aroma das bananas. 

Exceto essas características, a banana do Missouri não apresenta mais nada que faça ela ser uma variedade da espécie das bananas.

É uma fruta que, como a maioria, depois de amadurecer, cai no chão, caracterizando-a como caducifólia.

A banana Missouri pode ser ingerida diretamente da planta, possuindo um aspecto parecido com a banana, com aspecto maçudo, por isso recebeu o nome de banana, apesar de não se parecer com uma.

É uma fruta genuinamente americana, que na maioria das vezes é comida crua, mas também é usada em vários outros processos culinários, tal como na criação de doces, sorvetes, sobremesas, tortas e bolos.

Nos Estados Unidos e Canadá ela é chamada de pawpaw, paw paw ou de paw-paw, e não por banana Missouri (ou em inglês Missouri banana).

A banana Missouri é uma das principais características do Estado do Missouri, que é um dos principais 50 Estados do País, sendo um dos líderes da agropecuária norte-americana.

Características Físicas da Banana Missouri

A banana Missouri vem de uma árvore que pode chegar a medir 12 metros de altura, e seus fruto nascem no final dos galhos, florescendo em folhagens distintamente negras, que abaixam os galhos, portanto, quando a árvore está em época de dar frutos, seus galhos formam um grande arbusto com o peso da banana Missouri.

As folhas dos frutos da banana Missouri contrastam com o verde da planta, pois elas são marrons escuras e avermelhadas, e é possível observar que em sua época de reprodução, o solo ao redor da árvore fica envolvo em frutos caídos e folhas escuras, principal característica das plantas caducifólias.

Na maior parte do tempo, a banana Missouri possui a coloração verde, mas quando amadurece cria uma cor amarelada escura, podendo variar com tons marrons, e já está imprópria para consumo. Antes mesmo de ficarem amarelas, as frutas tendem a cair do pé.

O tamanho máximo que uma banana Missouri chega é de 15 cm, pesando até 500 g.

O fruto consumido consiste de uma amarelo intenso, muito mais parecido com uma manga do que com uma banana, propriamente. A banana Missouri algumas sementes pretas, variando entre 6 a 12 sementes por fruto.

Classificação Científica da Banana Missouri

O nome científico da banana Missouri é Asimina triloba, conhecida mais por pawpaw na América do Norte, mas na América do Sul ela assumiu o nome de banana Missouri, pelo fato da fruta ser indígena desse Estado norte-americano.

O nome pawpaw, às vezes, é confundindo pelos americanos com papaya (que significa mamão), e isso faz muita gente pensar que o pawpaw (banana Missouri) é, na verdade, uma espécie de mamão, até porque a banana Missouri se parece mais com uma manga do que com uma banana.

Mas é importante entender que pawpaw e papaya são de famílias diferentes; algumas culturas não fazem distinção e consideram que pawpaw e papaya são a mesma coisa, mas a etimologia de cada uma diz que são frutas diferentes, afinal.

Em alguns locais dos Estados Unidos, a banana Missouri também é chamada de Banana Indiana e Banana da Virgínia do Oeste.

Algums Variedades da Banana Missouri nos Estados Americanos, Incluem a:

 Asimina Obovata (pawpaw bandeira)

 Asimina Obovata
Asimina Obovata

 Asimina Longifolia

 Asimina Longifolia
Asimina Longifolia

Asimina Parviflora

Asimina Parviflora
Asimina Parviflora

 Asimina Pygmaea (pawpaw anã)

 Asimina Pygmaea
Asimina Pygmaea

 Asimina Reticulata

Asimina Reticulata
Asimina Reticulata

 Asimina Tetramera (pawpaw opossum) 

 Asimina Tetramera
Asimina Tetramera

 Asimina X Nashii

 Asimina X Nashii
Asimina X Nashii

Distribuição da Banana Missouri

A banana Missouri é a fruta nacional de mais larga distribuição em solo norte-americano, e sua adaptação temperada faz com que elas cresçam ricamente em mais de 20 florestas no sudeste dos Estados Unidos, existindo nos Estados do Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Kentucky, Mississippi, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental. Ela também está inclusa no Nordeste do Canadá, sendo uma fruta bastante consumida em Ottawa e Toronto. É possível encontrar a banana Missouri, em grande escala, no Estado de Nebraska, Flórida e Geórgia.

Outra característica importante da distribuição da banana Missouri, é o fato dela ser considerada uma fruta de restauração, pois sua fertilidade é tão boa que ela pode reflorestar áreas inteiras em pouco tempo.

Esse fato faz com que a banana Missouri seja uma opção viável de reflorestamento, o que faz com que sua distribuição seja cada vez mais abrangente, já que a mesma serve de alimento para muitos animais mamíferos, herbívoros, frugívoros e omnívoros.

Apesar de possuir uma propagação fácil e ser o fruto nacional mais rico em quantidade dos Estados Unidos, atualmente, a distribuição geográfica da banana Missouri abrange apenas a América do Norte, estando presente em quase todos os Estados norte-americanos e alguns Estados canadenses.

Curiosidades Sobre A Banana Missouri

1. A banana Missouri vem da planta Asimina triloba, originária do Missouri, Estados Unidos.

2. A banana Missouri é chamada de pawpaw (se pronuncia pó-pó) pelos americanos.

3. Em demais lugares do mundo, a banana Missouri também é conhecida como papaw, que vem do Espanhol Papaya.

4. O fato da banana Missouri de chamar papaw, faz muita gente achar que a banana Missouri é, na verdade, um mamão (do inglês papaya).

5. Apesar da banana Missouri ser extremamente adaptável, ela não é considerada uma espécie invasora, já que não prejudica o ambiente a seu redor.

6. A banana Missouri possui esse nome pelo fato de ser uma fruta de origem americana, do Estado do Missouri.

7. Apesar de não se parecer com uma banana convencional, o que faz a fruta ser chamada de banana é o fato de sua polpa ter a mesma massa da banana.

8. As pessoas comem a banana do Missouri crua, como qualquer outra fruta. Muitas pessoas utilizam colher, como fazem com os abacates.

9. A banana Missouri apresenta sementes, assim como várias bananas silvestres. Nem todas as bananas são isentas de sementes.

10. A banana Missouri é a fruta que existe em maior número em solo norte-americano, isto é, nenhuma fruta a supera em quantidade no Estados Unidos e Canadá.

Veja também

Qual é o Ecossistema Típico de SP?

A Floresta de Araucária é um ecossistema típico do estado de São Paulo (SP). O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *