Home / Natureza / O Shampoo de Mandioca Faz o Cabelo Crescer?

O Shampoo de Mandioca Faz o Cabelo Crescer?

A variedade de produtos que podem servir como essência para shampoo é enorme, e sabe-se que quanto mais natural for o shampoo, melhor este fará para os cabelos de quem o usa. Para as pessoas que querem que seus cabelos cresçam mais saudáveis, volumosos ou lisos, usar shampoos com produtos vindos da flora selvagem é uma opção plausível. Muitos nativos brasileiros são invejados por seus cabelos lisos e sedosos, e dessa forma é possível concluir que os mesmos utilizam fontes naturais para obterem tais resultados. Mais adiante no artigo o visitante poderá ver uma receita caseira para fazer shampoo de mandioca.

Nesse artigo será discutido, também, os efeitos de se usar o shampoo de mandioca no intuito
de fazer o cabelo crescer. Acompanhe as informações descritas aqui para saber tudo sobre este assunto.

A Gordura da Mandioca Ajuda no Crescimento do Cabelo?

Pessoas que estão fazendo dieta devem evitar a mandioca pelo fato da mesma, apesar de ser extremamente saudável, possuir uma porcentagem significativa de calorias. Em uma quantidade de 100 gramas de mandioca pura existem 151 calorias, e a mesma quantidade cozida, por exemplo, possui cerca de 125 calorias.

No entanto, a mandioca não é rica em gordura, mas o pouco óleo que possui proporciona uma das características mais importantes do shampoo, que é a hidratação através de seus óleos. O que ocorre é que o shampoo de mandioca é um forte umectante, isto é, os óleos hidratantes penetram os folículos capilares tornando-os altamente saudáveis.

Se houver uma umectação feita com shampoo de mandioca, o cabelo em questão sofrerá seus efeitos, tornando-se mais macios e hidratados, que por consequência auxiliam o cabelo em seu crescimento.

O shampoo de mandioca também irá auxiliar em uma limpeza mais eficaz do couro capilar, fazendo assim o cabelo crescer com mais facilidade.

Shampoo de Mandioca Caseiro

A partir do momento em que se sabe que o shampoo de mandioca auxilia no crescimento do cabelo, muitas pessoas recorrem aos produtos nas farmácias e nas lojas de cosméticos. O ponto importante a ser esclarecido é que, existem marcas e marcas de shampoo, e dependendo da marca do shampoo de mandioca, os resultados dos mesmos podem não suprir a expectativa do consumidor.

Shampoo de Mandioca Caseiro
Shampoo de Mandioca Caseiro

A mandioca tem um percentual baixo de gordura e por isso, muitas vezes, as fabricantes acrescentarão óleos externos (principalmente o de babosa) para que haja um bom aproveitamento do produto. Além disso, até as empresas mais conceituadas utilizam químicos na produção de shampoo em massa, tentando, ao máximo, minimizar os sulfatos e o sal (masnão há como evitar 100%).

Sendo assim, a prática de fazer seu próprio shampoo é bastante comum em várias partes do território nacional, principalmente no Norte do Brasil. Possuindo os ingredientes corretos, é possível criar um shampoo de mandioca totalmente natural e próprio para uso diário.

Os consumidores precisam saber que os shampoos populares possuem doses de sulfatos que, apesar de limparem o cabelo, também o ressecam. O acréscimo desses sulfatos é necessário, já que estes são agentes de limpeza, e as pessoas usam os shampoos com a intenção de ficarem com os cabelos limpos. Em muitos casos, as doses de sulfato vão além de todas as outras, e por consequência seus preços no mercado nacional abaixam, sendo assim de mais fácil acesso a toda a população (porém, de qualidade inferior).

Por outro lado, existem shampoos que são completamente naturais e exoneram qualquer sulfato, pois tais shampoos trabalham com a função de hidratação mais do que a função de limpeza. Estes também são produzidos em larga escala, mas seus preços, comparados aos populares, são muito elevados (marcas como Aussie ou Truss).

Linha Completa Para Cabelos Aussie
Linha Completa Para Cabelos Aussie

Acompanhe abaixo, para saber como fazer um shampoo de mandioca caseiro, livre de qualquer tipo de químico e totalmente natural que irá auxiliar no crescimento e hidratação do cabelo:

Ingredientes

1. Farinha de mandioca (2 colheres de sopa)
2. Óleo de essência (da preferência do usuário)
3. Água ou Leite (500ml)

Como Fazer

A farinha de mandioca será misturada na água ou no leite (obs.: as misturas com leite devem ser utilizadas dentro de 1 a 2 dias, enquanto que as misturas com água duram mais de uma semana) e depois o óleo essencial será acrescentado, formando um líquido grosso. Basta ao indivíduo bater tudo isso no liquidificador até o líquido ficar espumoso e depois fazer uma filtragem minuciosa (para não ter que ficar tirando grãos ínfimos de farinha do cabelo na hora do enxágue). A filtragem com pano é a mais indicada.

Dessa forma, os cabelos crescerão de forma mais rápida, devido aos cuidados com sua limpeza e hidratação.

O shampoo de mandioca caseiro não apresentará tanta espuma quanto os shampoos convencionais, por isso é bom usá-lo depois da lavagem convencional.

A Importância do Shampoo de Mandioca

O mercado dos cosméticos é um dos que mais movimentam a economia no Brasil, e o setor HPPC (Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos) corresponde a 1,8% do PIB nacional. De acordo com o Euromonitor Internacional (Empresa global de Pesquisas de Mercado), o Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos cosméticos do mundo.

Esse percentual conclui que o brasileiro dá bastante atenção ao setor e a tendência é sempre aumentar, com as novas tecnologias e marcas que vem dominando este mercado. O cabelo é uma das principais características visuais de uma pessoa, e cuidar deles demanda uma grande atenção. Só quem tem ou teve cabelo comprido entende como é difícil mantê-los alinhados diariamente; até mesmo os cabelos curtos exigem uma atenção especial, e às vezes, mais ainda do que os cabelos compridos. Muitos homens tendem a deixar o cabelo crescer, e mais da metade deles desiste no meio do caminho, porque o trabalho é bem exigente.

As mulheres, em sua maioria, deixam o cabelo crescer desde crianças e conseguem lidar melhor com os dias de teimosia dos cabelos. Mas independente de gênero, cuidar dos cabelos é necessário, e se a intenção for os deixar crescer, é importante conhecer os produtos que serão utilizados e também conhecer as empresas que produzem as marcas.

Confira abaixo as principais marcas de shampoo de mandioca do território brasileiro.

1. Haskell (linha: força e crescimento)

Shampoo de Mandioca da Haskell
Shampoo de Mandioca da Haskell

2. Kimera (linha: home care)

Kit de Hidratação Mandioca Kimera
Kit de Hidratação Mandioca Kimera

3. Light Hair (linha: progressiva – mandioca)

Progressiva de Mandioca Light Hair
Progressiva de Mandioca Light Hair

4. Naturiun (linha: crescimento dos cabelos)

Kit de Hidratação de Mandioca Naturiun
Kit de Hidratação de Mandioca Naturiun

5. Triskle (linha: crescimento e força)

Kit de Hidratação de Mandioca da Triskle
Kit de Hidratação de Mandioca da Triskle

Através da linha especializada de cada uma das marcas mais comercializadas em território nacional é possível perceber que o foco do shampoo de mandioca é seu fator de crescimento, ou seja, usar o shampoo de mandioca irá fazer com o que cabelo cresça de maneira rápida e saudável.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *