Home / Natureza / O Que é um Solo Humífero?

O Que é um Solo Humífero?

Por muito tempo era necessário plantar em determinado solo, e após um tempo de plantio larga-lo e ir em busca de um novo lugar. Não sabíamos técnicas que possibilitasse utilizarmos novamente aquele lugar, sem precisar deixa-lo “descansando” por um tempo. Nessa época, não entendíamos muito bem o quão um solo poderia ser fértil ou não, e como cada alimento se adaptava.

Hoje em dia, estamos tão bem acostumados com toda a nova tecnologia, nos permitindo utilizar cada espaço possível para nossa produção de alimentos, vemos isso pela quantidade de produtos que todos os países do mundo conseguem exportar. E entender como cada solo funciona é extremamente importante para todos nesse ramo.

Um solo muito conhecido é o humífero. Para quem estudou biologia, dá para ter um básico entendimento do que esse solo representa e de o que ele é majoritariamente composto. Mas caso você ainda não tenha conhecimento, e por isso está aqui, viemos te explicar melhor o que exatamente é esse solo humífero.

O Que é o Solo?

Para entendermos melhor o que é um solo humífero, primeiro precisamos compreender o que realmente é um solo de forma geral. Afinal, tudo que pisamos pode ser chamado de solo? Ou esse termo somente se aplica na área da agronomia?

Os seres humanos não são criadores do solo. Isso é um fato, nós apenas o utilizamos e usamos técnicas criadas por nós para melhora-lo ou muda-lo. Na realidade, o solo é um processo lento feito pela natureza mesmo, em que ela vai soltando partículas orgânicas e também minerais através da chuva. Com o tempo essa camada vai desgastando as rochas formando uma camada solta.

Como já sabemos, as partículas minerais e a matéria orgânica não são capazes de preencher todos os pequenos espaços dessa camada, por isso, que existem certos “buraquinhos” que são chamados de poros. É por ali que a água e o ar passam, fazendo seus devidos trabalhos naquele solo e rocha. É dali que todas as vegetações conseguem retirar seu alimento para se desenvolverem.

A parte mineral de um solo é composta por areia, pedra e outros do tipo, enquanto que a matéria orgânica são dejetos de animais e seres vivos ou mortos, tudo isso faz parte da composição do solo. Uma demonstração de como o processo de formação de solo é demorado e lento, é que existe uma estimativa de que a cada um centímetro de solo, demora cerca de 400 anos.

A partir dessa explicação acima, podemos de primeira acharmos que todos os solos são basicamente o mesmo. Mas não é bem assim. Eles possuem diferenças em diversos âmbitos, como sua textura, cor, estrutura e outros. Agora vamos entender melhor o que é o solo humífero e o que ele tem de diferente dos outros.

O Que é um Solo Humífero?

Depois de compreendermos o que é um solo de forma mais complexa, fica bem mais fácil de saber exatamente o que é um solo humífero. Apesar de esse ser seu nome principal, esse solo também é chamado de terra preta, por ter como uma de suas características a cor preta. Mas o significado real de “humífero” é porque ele é cheio de húmus, sendo o solo com maior quantidade desse produto.

Sua composição é o que realmente o diferencia dos demais solos. A terra preta possui mais ou menos 70% de esterco ou como popularmente é chamado estrume. O húmus, produzido pela minhoca, (no qual você pode ler um pouco mais aqui: O que as minhocas gostam de comer?), também é extremamente importante para o solo.

Possui uma boa quantidade de poros, por isso é bem permeável, deixando a água entrar, mas sem exceder e se tornar um solo em excesso. Não há como dizer quanto sua profundidade e estrutura, pois cada solo humífero pode variar, assim como também não é possível determinar um padrão quanto sua textura, já que ela depende do tamanho dos grãos. Esses grãos são transformações sofridas pelas rochas.

São muitas as plantas que você pode decidir plantar nesse tipo de solo, e trouxemos algumas opções que são lindas e ótimas para ter no seu jardim externo: O que plantar no Solo Humífero?

Benefícios do solo Humífero

Os benefícios desse solo são inúmeros, tanto para a natureza de forma geral quanto para nossa agricultura. Ele é muitíssimo rico em sais minerais e possui um teor de fertilidade muito grande também, o tornando perfeito para o cultivo de vários tipos de vegetação. Isso se dá por sua composição que já falamos lá em cima.

O principal causador é o húmus, fezes da minhoca, que é um dos melhores adubos utilizados no mundo inteiro. Além disso, não são tão ácidos quanto outros solos, mantendo uma estabilidade nisso. Um importante fato sobre esse solo, e que muitos agricultores o preferem por esse motivo, é sua capacidade de suprimir doenças. Sabemos bem como certas pragas e doenças podem acabar com um cultivo muito rapidamente.

Planta em Solo Humífero
Planta em Solo Humífero

A quantidade grande de poros é fator essencial para o desenvolvimento da maioria das plantas que ali podem e/ou devem ser plantadas. Poros significam que mais água, ar e sais minerais irão adentrar o solo, dando alimento suficiente para o desenvolvimento e crescimento da planta que naquele solo vive.

Já deu para perceber como esse solo humífero (ou terra preta) é muito importante para a nossa natureza e para a agricultura do nosso dia a dia. Uma forma de manter esse solo sempre rico, é manter a quantidade de minhocas que irão produzir todo o húmus que ali fica, mantendo-o fértil por muito tempo.

Veja também

Estudantes de Ecologia

Técnico em Ecologia

O técnico em ecologia é a pessoa que desempenha várias tarefas técnicas no campo e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *