Home / Natureza / O Que É Ecologia Resumo?

O Que É Ecologia Resumo?

Entre o senso estrito e o uso que dele é feito na vida cotidiana, nós realmente não sabemos mais o que é ecologia. Aqui está uma definição simples e clara de ecologia.

Definição

A ecologia é uma ciência recente da biologia nascida em 1800. No decorrer dos anos a ecologia também passou a significar uma preocupação muito recente com os futuros e condições de vida no planeta.

Existem três definições de ecologia hoje. A definição etimológica, a definição estrita de ecologia e a definição usada no sentido atual.

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas oikos e logos. A palavra oikos significa casa ou habitat e a palavra logos é ciência. No nível etimológico, a palavra ecologia é a ciência do habitat no sentido amplo, em outras palavras, a ciência do meio ambiente.

A palavra ecologia foi usada pela primeira vez em 1866 pelo biólogo Ernst Haeckel. Ernst Haeckel definiu a ecologia como “a ciência das relações dos organismos com o mundo circundante”. A ecologia no sentido mais amplo é a ciência que estuda as condições.

Desde então, a definição de ecologia foi esclarecida pelo cientista Dajos em 1983. A definição geralmente aceita é que a ecologia é a ciência que estuda:

As condições de vida dos seres vivos;
Interações e relações entre seres vivos;
Interações entre seres vivos e seu meio ambiente = ecossistemas.

Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos em seu ambiente. Mas a segunda definição de ecologia está relacionada a preocupações ambientais relacionadas à mudança climática, à degradação do meio ambiente local ou global, seja devido à poluição, aquecimento global ou atividades humanas.

Este uso da palavra ecologia vem do nascimento de movimentos ecológicos nos anos 60. Neste contexto, a ecologia leva em conta a ação do homem em seu ambiente, a fim de limitar as conseqüências negativas e destrutivas: poluição, destruição de ecossistemas, efeito estufa, aquecimento global, desmatamento… Isto é o que algumas pessoas chamam de ecologia aplicada.

Meio Ambiente Como um Todo

A ecologia no sentido mais amplo é negócio de todos, todos os dias. Todos os dias, nossos comportamentos, nossos padrões de consumo, nossas compras e nosso modo de vida influenciam o que será a terra de nossos filhos.

Falar sobre ecologia é considerar um assunto com múltiplos componentes e impactos: seres vivos , meio ambiente , biosfera, ecossistema , biodiversidade, clima, efeito estufa, impactos e riscos climáticos previsíveis, desenvolvimento sustentável, ações em todos os níveis, por indivíduos, indústrias e agricultura, autoridades públicas, etc.

Para se tornar um eco-cidadão envolvido e preocupado, é importante conhecer melhor a terra, como ela funciona e os perigos que corre para poder agir sobre o meio ambiente em seu nível.

Desenvolvimento Sustentável

Durante muito tempo, os homens não se preocuparam com o impacto de suas atividades no planeta. Nos países desenvolvidos , desde a Revolução Industrial do século XIX, eles construíram sua prosperidade econômica no uso intensivo de recursos naturais, no aumento da poluição e no desaparecimento de muitas espécies animais e vegetais.

Desde a década de 1970, os países desenvolvidos se conscientizaram dos perigos que sua atividade está causando ao planeta. A ideia de desenvolvimento sustentável tornou-se essencial.

Pouco a pouco, a ideia de desenvolvimento econômico ambientalmente consciente veio à tona. Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (no Relatório Brundtland) deu uma definição de desenvolvimento sustentável , “um desenvolvimento que atende às necessidades das gerações presentes sem comprometer gerações futuras para responder às suas “.

A Ecologia e Nosso Planeta

Como qualquer ecossistema, a terra inclui um ambiente vivo. A terra é um ecossistema que compreende um meio e seres vivos. A ecologia não é apenas uma questão de moda, a ecologia é o nosso planeta e nossa sobrevivência. A Terra é um sistema complexo que existe apenas pelo seu equilíbrio. Mas o equilíbrio do planeta Terra é frágil.

Ao explorar os recursos do planeta, criando poluição através de nossas atividades e modos de vida e acelerando o desaparecimento de certas espécies, nós homens estamos modificando e ameaçando o delicado equilíbrio da Terra. Porém, cada um de nós pode tomar responsabilidade em demonstrar zelo ecológico. A ecologia é também pequenos e simples gestos diários.

Tomadas isoladamente, essas pequenas coisas que fazemos todos os dias para o meio ambiente: separar lixo, reciclar, poupar energia … podem parecer insignificantes, mas juntas elas podem ajudar a salvar a Terra e a preservar para nossos filhos e todas as gerações subseqüentes.

“Um grão de areia não é nada se está sozinho, mas bilhões de grãos formam uma praia arenosa”. O mesmo vale para nossos pequenos gestos ecológicos diários. Se todos nós nos unirmos, podemos agir pela ecologia, pelo planeta …

Principais Disciplinas da Ecologia

A ecologia que afeta os seres vivos e seu ambiente seus campos de estudo são tão grandes e complexos. Para simplificar, pode-se dizer que a ecologia afeta todas as áreas relacionadas à vida na Terra e às condições de vida na Terra.

Disciplinas da Ecologia
Disciplinas da Ecologia

A ecologia estuda as relações entre seres vivos e as relações entre estes seres vivos e seu ambiente. Todas as suas relações estão organizadas em sistemas complexos chamados estruturas biológicas ou organizações biológicas.

A ecologia é dividido em várias disciplinas, mas, para simplificar, destacamos três principais disciplinas da ecologia:

1- O estudo dos seres vivos.
2- O estudo do ambiente físico, que também é chamado de biótopo.
3- O estudo das trocas entre os seres vivos e entre os seres vivos e seu meio ambiente. Este conjunto é chamado de ecossistema. Um ecossistema é um habitat local que compreende: o meio ambiente, os seres vivos e todas as trocas que ocorrem lá. Uma região, uma floresta ou um lago pode constituir um ecossistema.

Um ecossistema inclui um ambiente, os seres vivos que o compõem e todos os relacionamentos que podem existir e se desenvolver dentro desse sistema.

Ecologia e Nosso Planeta
Ecologia e Nosso Planeta

O ecossistema é a maior unidade de estudo da ecologia, pode mesmo ser aplicado a terra que pode ser considerado como o maior ecossistema terráqueo contendo toda a vida no planeta Terra.

Um ecossistema é composto de dois elementos: a biocenose, que é o conjunto de seres vivos e o biótopo que é o ambiente . O ecossistema é um conjunto de vida equilibrada, autônoma, estável e complexa.

Veja também

Cânion do Xingó Onde Fica

Área muito popular de turismo, o cânion de Xingó vem atraindo aventureiors e curiosos de …

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *