Home / Natureza / Nicho Ecológico do Coelho

Nicho Ecológico do Coelho

Todos estamos acostumados com a fofura dos coelhos, sejam eles domesticados ou soltos na natureza. Mas entender como funciona toda a sociedade desses animais é além de uma informação interessante, é também extremamente útil e necessária para quem pretende adotar um desses bichinhos.

Nicho Ecológico e Habitat

Para compreender os coelhos é necessário analisarmos o nicho ecológico do mesmo. Sempre existe a dúvida da diferença entre nicho ecológico e habitat, que de longe, parecem ser a mesma coisa.

Entretanto não é bem assim. De uma forma bem simplificada, o habitat seria como o endereço daquela espécie, enquanto o nicho ecológico sua profissão. Desenrolando esse raciocínio, o nicho ecológico são todas as atividades e modo de vida de animais em seu habitat. Exemplo das atividades que fazem parte do nicho estão as relações de casa e abrigo, alimentação, reprodução e outros.

O Comportamento do Coelho

Existem muitas espécies de coelhos diferentes por todo o mundo. Cada um vai ter um comportamento e hábitos diferente do outro, pois ao mudar tanto seu habitat quanto características (como estatura e coloração), é fato que seu nicho ecológico também mudará.

Ainda assim, é possível ver comportamentos que se assemelham de uma forma geral entre todas essas espécies. Normalmente esses animais tendem a ser dóceis e mansos, mesmo quando não são domesticados. Há muito tempo os coelhos conquistaram o coração tanto de adultos quanto crianças. Muita criançada preferiu ter um coelho como animalzinho do que um cachorro ou gato, como é mais comum. Mesmo tendo essa parcela da população que os amam, o homem continua sendo seu maior predador. A caça de coelhos como esporte é muito comum em diversos países, como nos Estados Unidos.

Outros predadores da espécie são raposas, fuinhas, gaviões, corujas e coiotes. Ao se sentirem ameaçados, os coelhos tendem a se esconder ou fugir correndo com seus pulos que podem chegar a até 3 metros de altura. Outro ponto forte do animal é sua tática para despistar seus inimigos. Além da rapidez e dos pulos, ele tende a correr em ziguezague e podem até mesmo morder (com seus quatro dentes incisivos superiores, e dois inferiores) quem o estiver perturbando.

Alimentação e Reprodução

Uma das informações mais difundidas sobre coelhos é que os mesmos comem cenoura. Apesar de ser uma informação verdadeira, a base de sua alimentação é a cenoura, muitas vezes é passado para nós como se fosse somente isso que coelhos comem. Mas diferente da opinião popular, a dieta desses animais herbívoros é bem mais ampla.

Eles costumam comer cenouras, folhas verdes, ervas, galhos pequenos e frutos. Dependendo do local onde vivem e a estação do ano em que está se passando. Esses alimentos custam às vezes suas próprias vidas, pois acham-nos em fazendo e lavouras, sendo mortos então por esses fazendeiros. Seu horário de lanche vai do anoitecer até o amanhecer, para que o resto do dia passe dormindo. Alguns coelhos domesticados podem ter tanto hábitos noturnos quanto diurnos.

A reprodução dos coelhos não tarda a acontecer. Inicia-se entre os 4 e 10 meses de vida, com algumas raras exceções. Por isso, se você não quiser que seus coelhos de estimação deem crias, é ideal que a partir do terceiro mês você já separe o macho da fêmea.

A gestação dura entre 30 e 40 dias, no máximo. E quase sempre nascem 4 ou 5 filhotes, podendo esse número chegar a até 12 filhotes (láparos). Ao nascerem essas crias não conseguem nem ouvir, nem enxergar. E também nascem completamente sem pelos.

Coelho Recém Nascido
Coelho Recém Nascido

A mãe então cria um ninho (geralmente um buraco no solo) e fica sempre perto. Um fato interessante é que para protege-los do frio, a mãe os cobre com capim, feno e pelos que a mesma tirou de seu próprio peito com seus dentes. Essa fase sem ver, ouvir e sem pelos dura em média 10 dias, e depois já estão prontos para sair do ninho e ir se esconderem sozinhos. Muito interessante essa fase existir, já que depois de adultos os coelhos são conhecidos por seu apurado olfato e visão.

Após isso, a mãe deixa de cuidar de seus filhotes e os deixa soltos, pronta para reproduzir novamente. Algumas fêmeas podem entrar no cio novamente em menos de 24 horas depois do parto, chegando então a dar de 3 a 6 ninhadas por ano.

Abrigo e Outras Curiosidades do Nicho Ecológico do Coelho

Os coelhos são da Família Leporidae, parentes bem próximos das lebres. Como já dissemos, cada raça de coelho possui características diferentes. Eles podem variar de 3 a 9 quilogramas de peso. Podem variar na coloração, sendo as mais comuns branca, preta e amarelado. O albinismo acarreta os coelhos também e com uma boa frequência, tendo os branquinhos de olhos vermelhos.

Assim como há essas diferenças também a semelhanças em seu modo de viver. Não importa a raça, com uma vida saudável os coelhos tendem a viver entre 5 e 10 anos. Os que não são domesticados vivem em florestas nos tocos de árvores ou buracos cavados por eles mesmos. Já os que são domesticados é essencial que seja disponibilizado feno para eles fazerem suas próprias tocas e abrigos. Eles também não precisam tomar banho, mas devem ter seus pelos escovados sempre. E mesmo não precisando de banho, seu local deve estar sempre higienizado, já que a maioria das doenças que coelhos pegam são relacionadas a má higiene e alimentação imprópria.

Cuidando do Coelho
Cuidando do Coelho

Esses mamíferos para comunicarem-se emitem sons. Esses sons por nós são conhecidos como ‘’guinchar’’. É preciso prestar atenção para saber diferenciar por qual motivo ele está produzindo sons.

É ideal saber sobre esse nicho ecológico que os coelhos vivem para quem pretende adotar um desses. Mesmo as raças que já são para domesticação possuem seus hábitos, rotina e modos e devem ser respeitados a todo o custo. Então recomendamos estudar bem sobre esses animais tão peculiares antes de adotar um. E para quem só tem curiosidade sobre o mesmo, é necessário saber para darmos seu espaço e não alterarmos seu nicho e habitat natural.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *