Home / Natureza / Necessidade Hídrica Da Banana

Necessidade Hídrica Da Banana

A banana é uma fruta muito conhecida em todo o mundo, sendo considerada com um dos alimentos com maior número de produção e consumido aqui no Brasil. O seu cultivo se deu pela primeira vez no continente Asiático, e após isto se difundiu ao redor do mundo.

Existem ao todo cerca 1.000 espécies diferentes de banana espalhadas por todo o mundo, sendo que destas 5 espécies podem ser encontradas em território brasileiro. Embora haja toda essa gigantesca gama de espécies, algumas bananas não são comestíveis, existindo várias variedades que são denominadas como bananas selvagens.

Saiba um Pouco mais Sobre a Bananeira

A planta que dá origem a esta fruta é muito conhecida aqui no Brasil como bananeira, porém pode receber outros nomes dependendo da região, como por exemplo, pacoveira, pacobeira ou ainda figueira de adão.

A bananeira é uma planta com características bem específicas que fazem com que o seu reconhecimento possa ser feito de forma extremamente fácil por qualquer pessoa. Pertencem a família Musaceae e ao gênero Musa. Podem ser cultivadas em qualquer local do mundo que possua um clima tropical.

Porém, algo curioso é que a bananeira não possui apenas a finalidade de dar origem aos seus famosos frutos, mas também pode ser utilizada em diversos tipos de atividades, como por exemplo, a produção de fibras, os chamados. O fim para qual a bananeira será usada dependerá também do tipo da mesma.

Entretanto, embora seja uma planta que costuma se adaptar muito bem a países cujo clima é tropical, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para garantir assim não só a qualidade da planta, mas também dos frutos e da quantidade total que virá a ser produzida, isto não só para os cultivadores de bananeira com fins lucrativos, mas também para quem deseja plantar e manter um “pé de banana” em seu quintal ou chácara.

Um dos principais fatores que irão influenciar diretamente nestas questões que foram apresentadas é justamente a umidade do solo, já que há uma certa necessidade hídrica da banana. Mas afinal, você sabe do que estamos falando?

O Que é Necessidade Hídrica?

Todos nós sabemos que para se manter viva, além da fotossíntese a planta também suga água e todos os nutrientes do solo. Toda planta inclusive a banana tem a sua própria quantidade específica de água que precisa consumir para se manter viva, isto é chamado de necessidade hídrica da planta.

O grande problema de toda esta questão é que algumas vezes o solo não possui a quantidade de água necessária para suprir a demanda daquela determinada planta, seja por características próprias da região ou então devido a determinadas épocas do ano onde o período é mais seco e sem volume de chuva suficiente para dar conta de toda a demanda.

É justamente ai que começa a surgir alternativas para poder resolver este problema e ainda assim conseguir fazer com que a planta produza os seus frutos com quantidades e qualidades satisfatórias, como por exemplo, fornecer esta água através da irrigação do solo.

Qual a Necessidade Hídrica da Banana?

Irrigação em Bananeiras
Irrigação em Bananeiras

Assim como qualquer planta ou fruta, a banana também possui a sua própria necessidade hídrica. Devido a bananeira possuir uma estrutura relativamente grande a necessidade hídrica da mesma também é grande para que haja o seu desenvolvimento de forma adequada.

Para determinar ao certo a necessidade hídrica da banana é necessário antes levar em consideração o local e as condições climáticas do lugar onde está sendo plantada, a idade desta planta. Sendo assim, podemos afirmar que principalmente aqui no Brasil, a demanda hídrica requerida pela banana irá sofrer uma variação razoavelmente grande pelo fato de as condições climáticas variarem muito de um estado para o outro.

A importância deste alto consumo de água se dar por fatores específicos, como por exemplo a transpiração, que é um processo por onde a bananeira irá perder água em forma de vapor por qualquer uma das partes de sua estrutura. Este processo está ligado a captação de gás carbônico pela bananeira, que é um dos materiais necessários para haver a fotossíntese. Porém é muito importante ficar bem atente a este processo, uma vez que se a planta vier a perder uma quantidade excessiva de água provavelmente sofrerá desidratação.

Sendo assim, podemos afirmar que não há uma quantidade já pré-estabelecida que determine ao certo qual a real necessidade hídrica da banana. Para ter acesso a essas informações de forma exata, recomendamos que antes se faça um estudo um pouco mais aprofundado, levantando todos os dados referentes a condições e umidade do solo, condições climáticas da região onde se pretende plantá-la de acordo com as diferentes estações do anos, a espécie de bananeira que se pretende plantar, quantidade de plantas que estão plantadas naquele solo e ainda a finalidade da mesma.

Saiba Um Pouco Mais Sobre A Irrigação

Existem alguns métodos de irrigação, sendo que estes deverão ser escolhidos mais uma vez de acordo com os fatores que foram mencionados acima, acrescentado de alguns itens como o valor de custo do sistema escolhido e ainda a qualidade da mesma.

Entre estes métodos podemos citar a a irrigação de superfície, que é totalmente indicada para regiões onde o solo já naturalmente mais úmido. Já a irrigação localizada é mais indicada para lugares com características de solo e climas mais seco. Sendo assim, vale a pena dar uma certa aprofundada no assunto, e depois de já ter definido o tipo de solo e calculado a necessidade hídrica da banana de acordo com as características locais definir qual método de irrigação é mais adequado a sua plantação e irá te oferecer o melhor custo-benefício possível.

Tomar estas previdências irão garantir que você produza de forma eficiente e com grande qualidade, trazendo resultados bem satisfatórios.

E ai, gostou de saber um pouco mais sobre esta planta tão comum aqui em nosso país e sobre como determinar a necessidade hídrica da banana de acordo com a sua realidade? Se você quer aprender um pouco mais a respeito, sugerimos a leitura do artigo “Adubo Orgânico Para Bananeira” e continue acompanhando as postagens do Blog Mundo Ecologia.

Veja também

Histórico de Erupções do Vulcão Sinabung

Vulcão Sinabung Características

O vulcão Sinabung é um vulcão existente na Indonésia e que provavelmente teve a sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *