Home / Natureza / Monte Fuji Altura

Monte Fuji Altura

O Monte Fuji tem 3776 metros. É a montanha mais alta e proeminente do Japão, e subir esse monte pode criar memórias para a vida toda. A própria montanha pode parecer mais atraente de longe do que de perto, mas os pontos de vista sobre dias claros e a experiência de escalar pelas primeiras horas da manhã entre centenas de caminhantes igualmente atentos de todo o mundo são muito recompensadores.

Temporada Oficial de Escalada

No início de julho a meados de setembro é a temporada oficial de escalada quando as trilhas e as instalações da montanha estão abertas. Durante este período, a montanha é geralmente livre de neve, o clima é relativamente ameno, o acesso por transporte público é fácil, e as cabanas de montanha estão em funcionamento. Qualquer pessoa sem muita experiência em caminhadas é aconselhada a enfrentar a montanha durante a temporada oficial de escalada. As datas específicas dependem do ano e da trilha. Nos últimos anos eles foram definidos da seguinte forma:

Começando em Yoshida: de julho a início de setembro;
A partir de Subashiri, Gotemba e Fujinomiya: de julho a início de setembro.

Escalar o Monte Fuji é muito popular não só entre os turistas japoneses, mas também estrangeiros, que parecem ser mais de um terço de todos os caminhantes. A alta temporada para escalar o Monte Fuji é durante as férias escolares, que duram de cerca de 20 de julho até o final de agosto. O pico do pico é atingido durante a Semana Obon, em meados de agosto, quando os escaladores literalmente têm que ficar em filas em algumas passagens.

Embora você possa querer evitar a Semana Obon, acreditamos que, evitando as multidões em geral, você perderia um dos aspectos mais interessantes da escalada do Monte Fuji, que é a camaradagem e a experiência única de subir a montanha entre centenas de pessoas igualmente impressionadas de todo o mundo.

Para não encontrar multidões nem muito grandes nem muito pequenas, recomendamos subir o Monte Fuji em um dia útil na primeira quinzena de julho, antes do início das férias escolares. A desvantagem de uma subida no início de julho é o clima, que tende a ser um pouco mais instável do que no final da temporada.

Fora de Temporada

Algumas cabanas de montanha abrem alguns dias antes do início da temporada oficial de escalada ou permanecem abertas até meados de setembro. O transporte público é consideravelmente menos freqüente ou inexistente fora da temporada de escalada oficial.

Embora geralmente não haja neve no Monte Fuji do final de junho até outubro, as temperaturas no topo podem cair para muito abaixo de zero nas temporadas de ombro. Apenas os caminhantes experientes devem considerar a subida no final de junho ou setembro. Se houver neve na montanha, é necessário equipamento e experiência adequados para montanhismo.

Monte Fuji - Escalada
Monte Fuji – Escalada

De outubro a meados de junho, subir até o cume é altamente perigoso devido às condições extremas de vento e clima, neve, gelo e risco de avalanches.

As Trilhas Oficiais

O Monte Fuji é dividido em dez estações com a primeira estação no sopé da montanha e a décima estação sendo a cimeira. Estradas pavimentadas chegam até a quinta estação a meio caminho da montanha. Existem quatro estações 5 em lados diferentes da montanha, de onde a maioria das pessoas começa sua ascensão:

5ª Estação da Linha Fuji Subaru (Prefeitura de Yamanashi)
Yoshida Trail
Altitude: cerca de 2300 metros
Subida: 5-7 horas
Descida: 3-5 horas
Esta é a base mais popular para a subida até o cume, e a 5ª Estação mais facilmente acessível a partir da Região do Lago Cinco Fuji e centro de Tóquio. Muitas cabanas de montanha alinham a trilha ao redor da 7ª e 8ª estações, e há trilhas separadas para a subida e a descida. O nascer do sol ocorre neste lado da montanha.

Estação da Linha Fuji Subaru
Estação da Linha Fuji Subaru

Subashiri 5th Station (Prefeitura de Shizuoka)
Subashiri Trail
Altitude: cerca de 2000 metros
Subida: 5-8 horas
Descida: 3-5 horas
Esta 5ª Estação está localizada apenas a 2000 metros acima do nível do mar e é a base da Trilha do Subashiri. A Trilha Subashiri encontra a Trilha Yoshida em torno da 8ª estação.

Subashiri 5th Station
Subashiri 5th Station

5ª Estação de Gotemba (Prefeitura de Shizuoka)
Trilha de Gotemba
Altitude: cerca de 1400 metros
Subida: 7-10 horas
Descida: 3-6 horas
Esta é de longe a 5ª Estação mais baixa, e a subida ao cume é consequentemente muito maior do que a da 5ª. estações. A trilha de Gotemba leva da 5ª Estação de Gotemba até o cume. Há cerca de quatro cabanas ao redor da 7 ª e 8 ª estação.

Fujinomiya 5th Station (Prefeitura de Shizuoka)
Fujinomiya Trail
Altitude: cerca de 2400 metros
Subida: 4-7 horas
Descida: 2-4 horas
A 5 ª estação mais próxima do cume, a 5 ª Estação de Fujinomiya é a base para a abordagem sul via Fujinomiya Trail. É facilmente acessível a partir das estações ao longo do Tokaido Shinkansen. Há cerca de meia dúzia de cabanas de montanha ao longo desta trilha.

Fujinomiya 5th Station
Fujinomiya 5th Station

A Escalada Para Iniciantes

A ascensão ao cume não apresenta grandes dificuldades em relação às habilidades de escalada. Somente em alguns pontos o terreno é bastante íngreme e rochoso. Sinais abundantes ao longo da trilha alertam os caminhantes sobre outros problemas menores, como rajadas de vento repentinas e pedras caindo. No entanto, o principal desafio da escalada é o fato de ser muito extenuante e o ar ficar consideravelmente mais fino à medida que você ganha altitude.

Visto que a caminhada não é tecnicamente difícil, e há muitos outros caminhantes durante a temporada de escalada, a pessoa média não precisará de um guia. No entanto, os caminhantes inexperientes ou pessoas que preferem deixar todo o planejamento para outra pessoa podem querer considerar a contratação de um guia. Existem várias empresas que oferecem passeios em grupo ou privados.

Avalie Sua Saúde

O corpo humano requer algum tempo para se ajustar a um aumento súbito de altitude, caso contrário, há um risco de dor de cabeça, tontura e náusea. Poucas pessoas que escalam o Monte Fuji sofrem de doença da altitude. Para evitar o mal da altitude, aconselha-se a enfrentar a montanha a um ritmo lento, manter-se hidratado e fazer pausas frequentes.

Brasileiras Escalando o Monte Fuji
Brasileiras Escalando o Monte Fuji

Um pernoite em uma cabana em torno da 7ª ou 8ª estação é recomendado, ao contrário de uma subida em linha reta até o topo. Pequenos frascos de oxigênio, disponíveis nas 5ª estações e nas cabanas de montanha, podem ser uma ferramenta eficaz na prevenção e no combate às doenças da altitude; no entanto, o único tratamento confiável é descer a montanha.

Veja também

Cânion do Xingó Onde Fica

Área muito popular de turismo, o cânion de Xingó vem atraindo aventureiors e curiosos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *