Home / Natureza / Mauna Loa Última Erupção

Mauna Loa Última Erupção

Há mais de trinta anos atrás, Mauna Loa, o enorme vulcão que compõe mais da metade da Ilha Grande do Havaí, deu início a uma erupção de 22 dias que manteve geólogos, gerentes de emergência e residentes havaianos em alerta.

Lembranças de um Morador

“Eu cresci na Grande Ilha do Havaí. Mauna Loa acordou nas primeiras horas da manhã. A erupção de 1984 no flanco sudeste do vulcão de 13.680 pés produziu um rio de lava que veio dentro de quatro milhas das encostas superiores de Hilo antes de parar. Eu morava em Hilo na época.”

“Meus amigos e eu nos juntamos a outros residentes na baía de Hilo ou perto da pista do aeroporto depois de escurecer, estudando a montanha de aparência estranha que se erguia sobre a cidade. A familiar e plácida silhueta da noite se foi. Mauna Loa agora tinha um ponto quente de âmbar brilhante e um dedo fino de lava laranja descendo pelas densas florestas.”

“Tivemos uma rara oportunidade que até mesmo a atual erupção não oferece: Dois vulcões do Havaí entrando em erupção simultaneamente. Vire para sudeste no Hawaiian Volcano Observatory e você veria as nuvens iluminadas pelo declínio da erupção do Kilauea. Vire para o oeste, e você poderá ver a cortina de fontes de lava de 160 pés em Mauna Loa.”

“Fomos regulares em ambos os locais ao longo das três semanas que se seguiram. Enquanto isso, o dedo alaranjado de lava intensamente brilhante se aproximava das luzes de Hilo a cada noite. Fascinação se transformou em medo. A cidade começou a falar de evacuação.”

“A casa de um amigo no alto Hilo ficava a pelo menos doze quilômetros de distância de onde a ponta do fluxo ceifava a vegetação. Mas, sentado em seu quintal, olhando para o intenso brilho laranja que fluía pela floresta depois do anoitecer, você pensaria que estava bem acima da linha das árvores, possivelmente chegando antes do amanhecer. No final, as encostas mais suaves das elevações mais baixas de Mauna Loa diminuíram a progressão do fluxo. A erupção terminou na mesma época, três semanas antes do começo. Hilo voltou ao seu ritmo tranqüilo. Mauna Loa está quieta desde então.”

Lembranças de um Cientista

Por volta de uma e meia da manhã, Mauna Loa finalmente acordou. Abandonando seus telescópios, os cientistas da coruja da noite se aproximaram para assistir. Lembro-me de ter visto junto com os outros uma brilhante pluma carmesim emanando de sua caldeira de cúpula … e linhas de frente de fontes de lava. O brilho da montanha cuspidora podia ser visto do outro lado da ilha.

Naquela época, Harry Kim, então Diretor de Defesa Civil, recebeu um telefonema de um agitado policial sobre a erupção. Os próximos passos de Kim foram automáticos. Ele ativou a sede de resposta à gestão de emergências da Ilha Grande, localizada em Hilo, e chamou as grandes armas de resposta a desastres: a polícia e bombeiros, obras públicas, controle de tráfego aéreo e, é claro, o observatório de vulcões.

No final do domingo, 25 de março, o primeiro dia da erupção, os alpinistas que se hospedavam no chalé de caminhada de Mauna Loa haviam descido em segurança e as várias trilhas do vulcão haviam sido fechadas. Além disso, a lava havia progredido para a altitude de 9.350 pés, a apenas alguns quilômetros de distância da infraestrutura crítica.

Mauna Loa Erupção

Monitorando pelo ar, os cientistas registraram o progresso da lava esboçando contornos de fluxo em cima de mapas topográficos. Essas eram aproximações realmente aproximadas, explicou Lockwood. Mauna Loa é um vulcão escudo, o que significa que tem uma inclinação gradual e pouco relevo topográfico. Com poucas colinas ou marcos notáveis, os cientistas tinham dificuldade em discernir a posição dos fluxos corretamente. Mas um marcador, uma fonte de energia local crítica, era impossível perder porque estava bem na linha de fogo.

Foi a lava que devorou ​​uma grande quantidade de linhas de energia no segundo dia da erupção, segunda-feira, 26 de março. Duas estações de televisão foram tiradas do ar, embora tenham adquirido geradores de reserva alguns dias depois. Os observatórios atmosféricos não tiveram tanta sorte; eles perderam o poder por quase um mês.

Para complicar ainda mais as coisas, o vulcão mais jovem do Havaí, o Kilauea, começou a erupção em 30 de março de 1984, provocando a primeira dupla erupção em quase 116 anos. Enquanto a erupção do Kilauea durou apenas alguns dias e permaneceu dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, ela já se estendia por recursos escassos.

Situações da Última Erupção

Na noite da erupção, todos os geólogos da agência de monitoramento do vulcão, o Hawaiian Volcano Observatory, estavam bebendo cerveja. A ocasião? O chefe da HVO, Bob Decker, estava deixando as costas do Havaí para uma agência irmã na Califórnia. Na saída, os colegas de Decker brincaram sobre o cenário na cabeça de todos: E se Mauna Loa tivesse entrado em erupção naquela noite? De acordo com a fábrica de boatos HVO, quando Decker recebeu a ligação sobre a erupção mais tarde naquela noite, ele pensou que era uma extensão da piada do partido.

A peça de maquinaria que teria dado aos geólogos um alerta antecipado, da ordem de minutos, possivelmente horas, sobre a erupção que havia sido desativada. O equipamento, um sismógrafo usado para rastrear terremotos, localizado perto do cume de Mauna Loa, foi temporariamente fechado devido a fortes ventos na semana anterior.

Nas primeiras horas da erupção, os fluxos de lava de Mauna Loa provaram inconstantes. Dentro de um período de 10 horas, a fonte eruptiva começou no cume, mudou-se para a encosta sudoeste, voltou ao cume e, finalmente, comprometeu-se com a encosta norte. No início da erupção, várias famílias que viviam nos subúrbios da cidade ameaçada de Hilo, no alto da montanha, evacuaram suas casas voluntariamente. Mesmo que os fluxos ainda estivessem a vários quilômetros de distância, à noite, quando brilhavam com um vermelho terrível, a lava parecia impossivelmente estressante.

No segundo dia da erupção, lava devorou ​​um terminal de linhas de energia, desligando a eletricidade no observatório meteorológico de Mauna Loa. A coleta de dados de emissão de dióxido de carbono do grupo, os mesmos dados usados ​​na famosa curva Keeling que rastreia o aquecimento global, foi temporariamente interrompida, entre outros experimentos. Foi a primeira vez que os dados de CO2 não foram coletados desde o início do estudo, em 1958.

Uma vez que as notícias se espalharam de que Mauna Loa estava em erupção, o HVO “foi cercado” por telefonemas, de acordo com o então geólogo Jack Lockwood, de Mauna Loa. Na época, o grupo científico não tinha uma pessoa de mídia. Então o diretor da HVO, Bob Decker, assumiu o papel e conseguiu voluntários da comunidade para ajudá-lo a cuidar dos telefones. Durante os primeiros dias da erupção, Decker também deu conferências de imprensa regulares sobre o monitoramento do vulcão e nível de ameaça.

Desacordos entre Autoridades

Quase uma semana depois da erupção de Mauna Loa, outro vulcão do Havaí decidiu fazer o mesmo. Na sexta-feira, 30 de março de 1984, o menor vulcão Kilauea começou a entrar em erupção dentro dos limites do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, marcando a primeira dupla erupção em quase 116 anos!

Do ponto de vista do público, as duas agências uniram a maior parte da resposta da erupção – HVO e Defesa Civil – se deram bem. Mas por trás das portas, o diretor da Defesa Civil Harry Kim e o geólogo Jack Lockwood discordaram em vários assuntos, desde a visão do vulcão até o alcance do desastre.

À medida que os fluxos de lava se aproximam de Hilo, as autoridades prepararam um plano de desvio de lava, como a construção de uma barreira protetora em torno de certos edifícios importantes, como o hospital, na parte mais baixa. Então – e agora – o desvio de lava é um assunto delicado no Havaí. Isso porque, de acordo com os havaianos que acreditam na deusa do vulcão, Pele, é um sacrilégio obstruir os fluxos de alguma forma, porque os fluxos são uma extensão física da divindade. Felizmente, esses planos de desvio nunca foram necessários; os fluxos pararam a cerca de 4,5 milhas ao norte de Hilo, poupando a cidade.

Vulcão Kilauea

Apenas um geólogo trabalhando no HVO, o atual geólogo Frank Trusdell, de Mauna Loa, estava por perto para ver a poderosa montanha quando foi a última em ação em 1984. Na época, Trusdell era temporário. que tirou uma folga da pós-graduação para ajudar nos esforços de monitoramento do HVO.